TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  10/2/2021  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

10. Proponha uma aplicação de PDCA (para resolver problemas, gerenciar processos, desenvolver novos produtos, etc).

Aplicação de PDCA na prestação de serviços: Uma empresa de prestação de serviços na construção civil, demora em torno de 1 semana para concluir o serviço de revestimento de pisos, em uma área de aproximadamente 30 m². O tempo de mão de obra para esse serviço é em média 8 horas, onde dois pedreiros trabalham junto. Para resolver esse problema, o mestre de obras determina que para revestir o piso, o tempo de mão de obra deve ser de no máximo 10 horas. O PDCA nesse exemplo se inicia com a determinação de uma meta para a hipótese ser testada. A partir disso, são analisadas as variáveis que contribuem para o sucesso dessa hipótese.

Se tratando desse exemplo, revestimentos de pisos, deve-se observar o que está atrasando o processo de conclusão do serviço:

  • O piso escolhido pelo cliente é encomendado a tempo com os fornecedores?
  • OS fornecedores conseguem entregar o pedido a tempo, ou ocorre um certo atraso na entrega?
  • Os pedreiros levam todo o material para a conclusão do serviço? Ou é feito pedidos de materiais durante o trabalho?

Após a melhoria do processo em mente, os pedreiros podem ficar atentos a esses fatores, e antes de começar o serviço, podem entrar em contato com os fornecedores para agilizar o processo de entrega. Assim, o pedido já é feito no momento em que o cliente escolhe o piso, o que facilitará todo o processo. O trabalho pode se iniciar seguindo essas etapas e os pedreiros já podem agendar o revestimento assim que receberem os materiais. Assim a meta é alcançada antes do prazo estabelecido com a ajuda do PDCA.

11. Proponha um processo de aplicação de Kaizen que contenha 6 etapas principais. Explique cada uma delas.

1° Reunião da equipe de colaboradores: Todos os colaboradores da organização devem participar da análise visando a mudança de um processo. É muito importante que todos os setores que podem contribuir para o projeto participem, como marketing, produção, diretoria, vendas entre outros.

2° Análise das práticas atuais: Através dessa avaliação, é possível identificar todas as oportunidades que necessitem de melhoria. Nesse caso, são processos e áreas que precisam de uma mudança significativa.

3° Traçar um plano de ação: com as propostas de melhorias para cada oportunidade, de maneira a priorizar as mudanças mais emergenciais;

4° Definir metas: Através dessa etapa é possível medir os resultados da melhoria implantada na organização.

5° Implementar as alterações que foram impostas durante o processo de planejamento.

6° Fase de controle se mantém até que a meta definida seja atingida. Após essa fase, o ciclo deve se reiniciar, visando manter as melhorias definidas.

12. Com base no case, descreva resumidamente a “história da Tramontina e defina QVT”. Posteriormente, apresente “5 boas práticas” que você pode aplicar em uma empresa/indústria para torná-la mais competitiva nos dias de hoje no contexto da qualidade (QVT; Gestão por Processos, Diretrizes e Rotina; Melhoria Contínua; Kaizen; Inovação - Criar e Recriar; Reconhecimento mundial de qualidade, Competitividade etc). Justifique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com