TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  9/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Muitas empresas estão cada vez mais na busca da excelência operacional e melhoria contínua em seus processos para minimizar os erros e desperdício de tempo, dinheiro e pessoas. Com esse intuito demasiadas consultorias neste segmento estão ganhando cada vez mais mercado de atuação, pois conseguem adequar e melhorar em sua maioria os processos internos das indústrias em geral. O caso da Super Insumos se faz necessário devido ao novo passo que estão vivenciando, denominado como desafio visto que a escalabilidade do negócio deve se elevar com a entrada no programa de desenvolvimento de fornecedores da Mega Aço e identificação de problemas após uma reunião. O processo de melhoria para solução de problemas atuais deve ser tratado de modo a conter problemas futuros, mas segundo Thiago Coutinho (2021) a melhoria contínua é uma prática adotada por diversas empresas visando tornar seus resultados cada vez mais eficientes e eficazes, sendo esse um processo sem fim pois sempre há espaço para novos upgrades.

A utilização de ferramentas para analisar e implementar a gestão de qualidade na empresa é de extrema importância e tais metodologias acabam melhorando os processos, como também a visão dos integrantes engajandos a fazer o melhor. Podemos falar de Benchmarking que tem significado de “referência” e é uma ferramenta de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade, sendo realizado através de pesquisas entre empresas do mesmo setor de modo a identificar melhorias a serem implantadas na empresa através das informações coletadas, servindo até mesmo para corrigir problemas que são presentes, mas já foram resolvidos por outros players do setor. Existe alguns tipos de benchmarking tal como o competitivo que visa usar os concorrentes como parâmetro; o genérico que visa comparar parâmetros com processos semelhantes, mas com empresas de ramos diferentes; o funcional que busca em todos os processos e segmentos da indústria modelos para implementar e adequar; o interno que se analisa os setores do empreendedorismo e o de cooperação onde há a parceria entre duas empresas para trocar experiências (NUNES, 2020).

Problemas com motivação da equipe são decorrentes de muitos dos problemas que se encontram na empresa onde acabam surgindo ambientes sobrecarregados, sem reconhecimento ou feedbacks positivos, ou até mesmo metas impossíveis. Um ambiente saudável é essencial para obtermos o melhor de cada colaborador, fornecer feedbacks positivos e melhor participação dos líderes dos setores para estimular a participação do encarregado através de benefícios e desafios, com recompensas a altura das mesmas. Contudo para que haja sinergia e evolução nos processos é de extrema importância investir em treinamentos, permitindo passar ao colaborador uma sensação de valorização, o que ocasiona um maior engajamento do mesmo e adequação de processos por via desse modelo. Outro ponto importante é sempre comemorar as vitórias, conforme Elivelton Pontes (2017) menciona quando se atinge uma meta mais do que dar feedbacks positivos é importante celebrar o momento, mostar que o trabalho em conjunto foi de extrema importância e o quanto valeu seu esforço, por esses motivos é importante promover um happy hour, almoço e talvez até uma festa fazendo com que os envolvidos consigam sentir a energia e se sentirem valorizados. Outras ferramentas como Diagrama de Ishikawa que visa identificar o que pode estar ocasionando um problema e qual o seu efeito no resultado com a técnica 6Ms (método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente), são metodologias não tão ágeis mas de fácil filtração de problemas superficiais em diversos setores, mas sendo necessário um aprofundamento para entender melhor ou talvez a ajuda dos próprios envolvidos nos setores “Colaboradores” através de um Kaizen para sabermos as perspectivas dos mesmos e as possíveis soluções diagnosticadas. Também possuímos o modelo 5WH2, uma ferramenta simples e prática para fazer um checklist administrativo de atividades com o intuído de estabelecer prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência, sendo definido a tratativa que será dada e quem será responsável. Já com a metodologia seis sigma sendo uma metodologia gerencial onde é definida a rotina e desenvolvimento do trabalho por métodos como DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle) juntamente com o uso de ferramentas de estatística para monitorar e controlar a qualidade do processo, adotando um defeito por milhão de 3,4 com 99,99966% de conformidade, conforme Thiago Coutinho (2021) é possível notar que se um processo está ruim podemos utilizar o seis sigma para dar um salto de qualidade significativo e assim otimizar os resultados obtidos.

Diante de diversas ferramentas apresentadas cruzando com os problemas identificados pela Super Insumos e a tendência de atuação dos mesmos alavancando seu fornecimento de material a Mega Aço, é de extrema importância que seja implantada tais metodologias em loco de modo a minimizar e melhorar os processos e assim dar continuidade na evolução minimizando erros com qualidade. Não esquecendo do bem-estar dos colaboradores de modo a engajá-los a participar da gestão de melhoria da empresa dando-os os feedbacks devidos, comemorando e valorizando os mesmos. Programas devem ser implantados de forma gradual para não haver sobrecarregamento dos participantes e dos setores. É de extrema importância conseguir identificar os problemas e tratá-los na causa raiz, sendo que quando se faz o trabalho com certa urgência para minimizar o mais rápido possível, se ocasiona diversos problemas por falta de colaboração dos envolvidos, pois acabam sobrecarregando, com isso sendo também de extrema importância que os problemas sejam corrigidos dentro dos prazos estabelecidos e com os valores e envolvidos corretos afim de não criar outras irregulariedades.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

• Identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa;

A qualidade está diretamente ligada a questões como redução de custos, aumento de produtividade e satisfação dos clientes, sendo sempre visada a execução com alta qualidade, com custos relativamente baixos e assim entregando o que há de melhor ao cliente ou o que ele entende como diferencial e qualidade.

Dentre os elementos apresentados antes ainda podemos citar que a implantação da qualidade traz consigo os parâmetros de evitar desperdício de recursos, reduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com