TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  27/6/2022  •  Dissertação  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo:

Aluno: Jonatas de Oliveira

Turma: 0422-2_1

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Este trabalho foi elaborado com o intuito de contribuir para melhorias em alguns processos a fim de aperfeiçoar os processos através principalmente da implantação de um controle de qualidade e rastreabilidade no processo fabril da empresa Super Insumos, empresa respeitada no fornecimento de insumo das principais indústrias brasileiras, porém estava identificou falhas na gestão da qualidade, uma vez que, com o aumento da demanda por seus produtos, escalou consideravelmente a devolução das chapas metálicas, um dos principais produtos fornecidos, por apresentar falta de conformidade na fabricação.

A equipe presidência da empresa, assim como seus principais diretores entendem a importância da implantação do conceito Lean Seis Sigma em seus processos por isso, encomendou que as analises, métodos e sugestão de mudanças partissem deste conceito, uma vez que a busca pela eficiência e qualidade devem ser constantes e devem englobar desde o maior cargo na cadeia de comando até o mais simples funcionário da corporação.

No desenvolvimento deste trabalho iremos abordar alguns métodos de diagnósticos da problemática além de sugerir mudanças processuais e estruturais na empresa, principalmente no que diz respeito à maior dor apresentada no momento da contratação que é o prejuízo oriundo da falta de padrão de qualidade nas chapas metálicas.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Para a aplicação do Lean Seis Sigma dentro de diversos métodos vamos adotar o DMAIC é o acrônimo para as palavras em inglês “Define”, “Measure”, “Analyse”, “Improve” e “Control”, que na tradução direta para o português seria, Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.

O DMAIC é um método com passos bem definidos com o intuito de promover melhorias contínuas. Esse método permite a análise técnica precisa para tratar de modo geral e encontrar a raiz de um problema que de maneira superficial, dificilmente teria como ser resolvida.

Primeiramente para a implantação desse método, foi necessária uma reunião com os principais executivos para juntos, DEFINIRMOS, quais eram os principais problemas e o que se esperava na resolução com a aplicação do método.

Após esta reunião foram destacadas diversas questões que deveríamos tratar, são elas: insumos fora da especificação, falta de conformidade na coleta de lixo industrial, necessidade de implementação de um plano de auditoria interna, metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada, devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas, funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Dentre as questões apresentadas, a que se demonstrou mais urgente a ser resolvida foi o grande prejuízo causado por conta das devoluções, pois quando ocorre a devolução, há gastos extras com logística, retrabalhos ou até mesmo descarte de material além da insatisfação do cliente ao reclamar essa devolução.

Contudo, após esse período de definição do que se espera com a implantação do método, é necessário MEDIR, ou seja, observar os processos existentes a fim de identificar problemas. Nesta etapa foi possível levantar as causas potenciais do problema e analisar.

A medição foi feita cobrindo tanto os aspectos qualitativos através de uma ferramenta chamada Espinha de Peixe e qualitativo através um histograma.

Espinha de Peixe, também conhecido como Diagrama de Ishikawa é a ferramenta que permite uma análise de causas para um determinado efeito por meio de um brainstorming. Reunimos os principais funcionários de cada departamento para juntos desenharmos as possíveis falhas nos processos que causavam o problema principal a ser resolvido.

Abaixo podemos observar de forma gráfica os problemas destacados por esses funcionários.

[pic 1]

Outra ferramenta utilizada foi o histograma.

O histograma é um eficiente método gráfico para descrever a distribuição dos dados. A forma do histograma resultante é usada para avaliar medidas da tendência central, dispersão dos dados (variação), forma da distribuição dos dados quando comparada a uma distribuição normal. Veja abaixo a forma apresentada pelo histograma com os dados coletados no histórico das devoluções das chapas metálicas.

[pic 2]

Após coletar os dados qualitativos e quantitativos e organiza-los em poderosas ferramentas, é o momento de ANALISAR esses dados de maneira eficiente e propor MELHORAS nos processos que de certa forma se demonstraram falhos nessa analise.

Na analise qualitativa foi possível observar diversas falhas de processo que no final resultaram no problema alvo.

Conforme a figura, podemos observar uma falta de inspeção no recebimento da matéria prima e a falta de condições adequadas no seu armazenamento. Foi observado também falta de treinamento por parte da mão de obra envolvida na expedição e logística. Apesar de ser uma grande empresa, tendo as grandes indústrias nacionais como principais clientes, não há uma tecnologia de rastreabilidade dos processos na cadeia de produção e tampouco um cronograma sistemático de aprimoramento do maquinário produtivo.

Foi observada uma falha de comunicação do setor comercial com o setor produtivo, fazendo com que os vendedores não tenham total acesso ao setor produtivo tornando a resolução dos problemas algo muito mais demorado do que o ideal, assim como a falta de monitoramento dos transportes e equipe pós venda.

Sobretudo, a principal falha da Super Insumos é não ter um setor de controle de qualidade e processos de inspeção, o que poderia evitar a entrega de insumos defeituosos aos clientes evitando desgastes com os clientes e altos custos logísticos.

O que foi observado em inspeção feita na estrutura da empresa foi a falta de controle de temperatura e umidade no estoque da expedição, o que, ao lado da analise quantitativa extraída do histograma, foi possível identificar que nos períodos com mais ocorrência de chuvas, ou seja, mais umidade aumentavam consideravelmente a quantidade de devoluções o que facilmente foi possível concluir que havia a necessidade de melhorar as condições físicas do estoque afim de reduzir a umidade e controlar a temperatura, o que melhorava consideravelmente a conservação das chapas.

Outro sugestão apresentada por essa consultoria foi a treinamento focado nas certificações BELTS do Seis sigma, onde cada departamento necessariamente tem um integrande treinado nessa metodologia de modo a qualificar cada vez mais os colaboradores

. Em ultimo lugar, e não menos importante vem a parte do CONTROLE, onde foi estabelecida a necessidade da criação do departamento de controle qualidade. Onde criamos um fluxograma nessa inspeção de modo a minimizar em até 99% os casos de envio de chapas fora do padrão de qualidade estabelecida

Como é possível ver no fluxograma abaixo, o a inspeção inicia-se no estoque da expedição onde, antes de se formar o lote das chapas é feita a verificação se há qualquer sinal de umidade ou defeito nas chapas, caso haja qualquer problema ela passa por um tratamento de antioxidação, caso contrário é mandado para elaboração do lote que em seguida passa por outra inspeção a fim de verificar se todas as peças estão padronizadas e depois é formado o lote para ser despachado para entrega na expedição.

[pic 3]

Uma ação importante foi o desenvolvimento de um projeto ligado ao setor de logística, a fim de minimizar o extravio de materiais usando a tecnologia de rastreamento através de QR CODE e RFID, onde cada setor da cadeia de produção abastece esse ID com informações de controle tendo uma rastreabilidade até a entrega no cliente.

Ação (what)

Responsável

(who)

Prazo (When)

Onde (where)

Por quê

(Why)

Como (How)

Quanto Custa?
(How Much)

Criar Sistema de monitoramento de insumos e rastreio de materiais para toda cadeia de produção até a entrega no cliente.

Diretor de Logistica;

Paulo André

Ramal 54

Paulo.andre
@superinsumo

.com.br

01/06/2022

À
31/03/2023

Logistica

Reduzir
perda com extravio de mercadorias e insumo deprodução.

Estabelecer
sistema de informação através de etiquetas com QR CODE e RFID.

R$ 1,5
Milhões.

Considerações finais

Este trabalho foi elaborado afim de apresentar soluções que vão de acordo a necessidade apresentada pelo diretoria da Super Insumo. Através da metodologia e inicio de implantação do sistema Seis Sigma que deve ter o seu desenvolvimento continuo afim de minimizar ao máximo perdas por falhas em processos e a busca incessante pela qualidade dos produtos.

Referências bibliográficas

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodo-dmaic

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (422.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com