TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  3/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

“ As 7 enfermidades organizacionais”

Em um dos capítulos do livro “Out of the Crisis”, intitulado “Doenças e Obstáculos”, o Dr. Deming detalha as doenças/enfermidades, são elas::

1) Falta de constância de propósito. Deming afirma que as organizações devem adotar o propósito da melhoria contínua como um parâmetro operacional. Isso levaria a melhorias a curto e longo prazo, mas todas as organizações necessitam de um objetivo claro, a sua não definição pode dificultar a tomada de decisão.

2) Dar demasiado ênfase no curto prazo. As organizações que querem apenas que seus números sejam vistos devido o seu investimento e almejam o retorno financeiro rapidamente acabam caindo em uma série de armadilhas que prejudicam o sistema a longo prazo. Exemplos disso são cortes drásticos nos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento e treinamento de funcionários que se dá a qualidade (uma vez que exige mais tempo para a sua garantia).

3) Avaliação de resultados individuais. Em alguns sistemas defasados da nossa realidade, os resultados dos colaboradores são priorizados a curto prazo, onde essa prática gera sentimentos de rivalidade e medo entre os colaboradores, o que é extremamente prejudicial para um bom trabalho em equipe. É preferível que atuem com base no feedback individual entre os membros da equipe e para a equipe.

4) Mobilidade excessiva da gerência. Deming acreditava que quando as pessoas que ocupavam cargos de gerência/liderança mudavam de emprego com frequência, vários prejuízos e danos eram causados à empresa como incertezas na tomada de decisão, pois os responsáveis passavam pouco tempo em suas funções, causado por não ter pleno entendimento sobre a realidade do dia a dia daquela organização e causando menos foco nos seus objetivos.

5) Foco da organização apenas em problemas tangíveis. Quando uma organização apenas concentra seus esforços em pontos como “número de defeitos”, “lucro semestral” e entre outros… ela acaba negligenciando aspectos menos tangíveis e mais importantes como parâmetros subjectivos que deixam de ser relevantes, mas que podem fazer toda a diferença. Parâmetros tais como treinamento de colaboradores ou comprometimento com uma cultura de melhoria, são os diferenciais para o sucesso a longo prazo.

6) Gastos médicos excessivos. Um dos pontos seria o elevado custo que era gasto com o seguro saúde dos colaboradores na época de Deming, onde era uma questão e problema muito importante para ele, pois com o aumento do seguro saúde fazia aumentar o custo dos produtos ou serviços oferecidos. Tendo como exemplo os carros americanos que custavam U$1.000,00 a mais do que os japoneses apenas por estes casos. Ainda hoje, muitas empresas gastam fortunas para pagar ações trabalhistas por acidentes de trabalho que poderiam ser evitados.

7) Gastos excessivos com despesas jurídicas. Deming acreditava que além de questões trabalhistas e legais (como ações judiciais por não conformidade com regulamentos), estavam tirando e tomando muitos recursos das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (287.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com