TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  9/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: RICARDO DA SILVA FERREIRA COELHO

COMPONENTE: O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

PROFESSOR: FABRICIO TAVARES

ATIVIDADE Nº: ATIVIDADE 1 – RESENHA MÓDULO 1

POLO: JATAÍ - GO

LOCAL E DATA:   27/06/2022        

Atividade avaliativa 1

Resenha da videoaula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Esta atividade tem como objetivo apresentar uma resenha do vídeo da aula 1 – O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações. Ao decorrer de todo o trabalho veremos o quão importante está o mercado de trabalho na área da qualidade, como está sendo a atuação do técnico em qualidade nos mais diversos seguimentos, tanto no comércio, quanto na indústria ou mesmo no varejo.

Desenvolvimento

Hoje em dia é praticamente impossível não falarmos em qualidade, pois ela está envolvida em tudo. É de extrema importância estarmos conversando sobre qualidade, já que hoje em dia a qualidade está presente em produtos, em serviços e até mesmo em nossa vida. O profissional que tem a formação na área da qualidade atua criando manuais, relatórios e procedimentos para o sistema de uma organização. Ele também realiza auditorias internas e externas, responsável por elaborar procedimentos e tem como responsabilidade a análise de não conformidades de produtos e serviços.

O  profissional do setor de qualidade precisa sempre manter o foco na excelência dos seus produtos e/ou serviços, ter proatividade em ações que envolvam sua responsabilidade, flexibilidade nos mais variados contextos dentro da organização, adaptação e motivação para novas mudanças, perfil de liderança para motivar equipes de trabalho, fácil relacionamento interpessoal interno e externo, comunicação clara e precisa(individual e em público), colaboração na cooperação da equipe nos diversos contextos, organização e capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

O vídeo tem como finalidade nos mostrar quais são as atribuições de um técnico em qualidade dentro ou até mesmo fora de uma organização. O técnico em qualidade pode atuar em várias atividades ligadas à área da qualidade, criando procedimentos e manuais, construindo relatórios, atuando na análise de não conformidades dos produtos e serviços e também é responsável por auditorias internas e externas.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Tenho visto aparecer grandes oportunidades no mercado de trabalho em relação ao técnico em qualidade, as organizações cada vez mais, estão solicitando mais pessoas com formação em qualidade para poder melhorar seus produtos e serviços para atender, as exigências dos seus clientes e assim poder se destacar, pois sabemos que existem muitos produtos e serviços iguais no mercado, assim, podendo ser um diferencial e sair na frente tendo uma organização que aplique e pratiquei uma boa gestão de qualidade elevando o nível de seus produtos.

Hoje o profissional que tem uma formação como técnico da qualidade pode ter atuação nas seguintes áreas:

Auditor da Qualidade: podendo realizar auditoria internas e fazendo acompanhamento nas auditorias externas.

Inspetor da Qualidade: tem como atribuição realizar inspeções de resultados obtidos nos processos e participando de grupos de melhorias contínuas.

Assistente da Qualidade: sua competência é acompanhar os resultados dos processos e participar de grupos de melhoria contínua.

Como já vimos no vídeo o técnico em qualidade pode atuar em vários seguimentos, mostrando que independente do produto ou serviço, é importante priorizar cada vez mais a qualidade, a atuação do técnico é essencial para que se aplique e mantenha um produto ou serviço com alto nível de qualidade. As atribuições de um profissional da qualidade a meu ver não envolve somente a uma inspeção de um produto ou serviço apenas, e sim de toda organização, desde o recebimento da matéria prima, a inspeção de um processo de produção e com isso ajudando na otimização dos processos, criando vários modelos de documentos e procedimentos que ajudem na redução de problemas.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

A gestão de qualidade é de suma importância dentro das organizações, afinal, os clientes estão da vez mais exigentes e seletivos na escolha de um produto ou serviço. Isso nos mostra que, sem um padrão adequado, nenhuma organização consegue se manter hoje em dia em um mercado tão competitivo.

A gestão da qualidade tem contribuído e muito, para o aumento da satisfação dos clientes. Até porque, isso gera uma taxa maior de fidelização dos clientes com as organizações, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades estão sendo atendidos pelos produtos e serviços que estão sendo oferecidos a eles.

  • Cases de sistemas da qualidade:

O vídeo em questão aborda dois ramos de negócios em que a ISSO 9001 e outros sistemas foram implementados.

O primeiro caso é apresentado por Roberto que é representante da Móveis Cabral, uma fábrica de móveis que tem aproximadamente 80 colaboradores que trabalham na fabricação de móveis residenciais e comerciais, que atende também ao ramo hoteleiro. Dentro da norma ISSO 9001 eles encontraram um referencial, pois na época a empresa passava por muitos problemas de atendimentos de requisito dos clientes, controle de documentos e capacitação de pessoal, logo após a implementação da norma ISSO 9001 na empresa foram sentidos os ganhos consideráveis e na diminuição de perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com