TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: 06-22

Aluno: Juliana Garcia Rodrigues Gil

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

A partir da oportunidade da empresa Super Insumos se filiar ao programa de fornecedores da empresa Mega Aço Empreendimentos surgiram alguns pontos de atenção e ajustes em relação a gestão da qualidade no ambiente fabril dela. Para que dessa forma a Super Insumos se encaixe no rigoroso programa de uma de suas maiores parceiras.

Esse relatorio visa trazer de forma clara e objetiva a identificação e plano de ação para a empresa Super Insumos sanar os pontos identificados de melhoria em sua operação, após análise de sua diretoria.

Essa consultoria é baseada nos temas e ferramentas da gestão da qualidade e através dessas ferramentas será possível criar um plano de ação detalhado onde a empresa Super Insumos conseguirá executar melhorias organizacionais e operacionais para se adequar às exigências do programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos.

Foi possível observar e identificar quatro ferramentas da gestão da qualidade que tem aplicabilidade e poder resolutivo nas questões identificadas pela diretoria como prioridades de melhoria na empresa Super Insumos. Esse relatório se utilizará de metodologias como o Diagramade Ishikawa, 5W2H, Seis Sigma – DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar, Controlar) e Benchmark.

Através da aplicação desse relatório tem-se a expectativa de adequar a empres Super Insumos no programa de fornecedores da empresa Mega Aço Empreendimentos.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Com a filiação da empresa Super Insumos com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos, foi identificada a necessidade latente de realização de alguns ajustes estruturais na empresa, pois o programa é bastante exigente com seus fornecedores e a partir disso foi gerada uma oportunidade de melhoria contínua e desenvolvimento para a empresa Super Insumos, motivo de a empresa ter contratado uma consultoria externa para auxiliá-la nesse caminho.

Com a apresentação das métricas do programa pudemos identificar os maiores gaps e onde vamos iniciar ações para adequação aos parâmetros de qualidade proposto pelo programa. São eles: insumos fora da especificação, falta de conformidade na coleta de lixo industrial, necessidade de implementação de um plano de auditoria interna, metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada, devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas, uncionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Foi feita uma análise completa e detalhada dos pontos abordados para que seja possível sanar da melhor forma todos os gaps identificados pela diretoria da Super Insumos. Através de ferramentas da gestão da qualidade abordaremos cada um dos pontos com tratativas e plano de ação.

Abaixo segue a relação detalhada dos pontos a serem melhorados com a sugestão da ferramenta para melhoria, bem como a usabilidade de cada ferramenta.

Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, tem como objetivo identificar as causas de um efeito já conhecido, é possível analisar processos, em diferentes perspectivas, relacionando causas potenciais para um determinado cenário. Com essa ferramenta, grandes empresas e indústrias conseguem mapear quais são os fatores que estão acarretando algum problema que está sob analisado. A ferramenta pode ser utilizada por todos os níveis hierárquicos da empresa por conta de sua fácil aplicação, indica-se utilizá-la através de uma reunião de brainstorm, onde todos os presentes podem apresentar suas opiniões. Em casos como a empresa Super Isumos, é interessante aplicá-la utilizando as opiniões e vivências dos funcionários envolvidos diretamente na operação, pois assim é obtido um resultado extremamente próximo à realidade.

Através dessa ferramenta proponho o diagnóstico de dois dos problemas levantados pela diretoria da Super Insumos. São eles insumos fora da especificação e devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas, segue abaixo.

Insumos fora de especificação:

[pic 1]

É possível identificar, após o digrama, onde é necessário que a Super Insumos atue nos 6M’s para sanar o problema de Insumos fora da especificação. Através do diagrama de Ishikawa foi possível analisar e identificar que a ausência de um processo de verificação de qualidade dos insumos no início da cadeia produtiva acarreta diversas falhas e retrabalhos no processo de manufatura da Super Insumos. Há a necessidade latente de prescrever os limites e requisitos mínimos de qualidade para os insumos. Há necessidade de medição e verificação de qualidade desses insumos antes que eles entrem na cadeira produtiva. Através dessa identificação é sugerido à empresa Super Insumos que monte um relatório de processos, em que será definido pelo time de qualidade da linha produtiva, os requisitos mínimos de insumos a serem aceitos pela empresa. Após isso é necessário treinar o time de medição para realizar as conferências necessárias nesses insumos antes que eles entrem na cadeia produtiva, garantindo que sejam mitigados todos os impactos subsequentes da falha na medição, verificação e controle da qualidader dos insumos.

Para essa questão é sugerido o prazo de 45 dias para implementação de ações mitigadoras das causas identificadas.

Devolução

[pic 2]

Com o segundo diagrama também enxergamos de forma clara e objetiva onde é necessário que a Super Insumos atue para que problemas de devolução por falta de conformidade na fábrica sejam mitigados. Através do diagrama de Ishikawa foi possível analisar e identificar que há a necessidade de a empresa Super Insumos implementar uma verificação de conformidade com a qualidade esperada em todos os processos da cadeia produtiva. A partir do recebimento de insumos, incluindo todas as etapada so processo produtivo, embalagem etc. A falta desse processo impacta diretamente no aumento de devoluções por falta de conformidade no produto final. É necessário que haja um protocolo de limites aceitáveis para qualidade, bem como sua medição e verificação em todas as etapas que o produto passa. A partir desse diagnóstico a consultoria sugere a implementação de protocolos de qualidade para todas as etapas produtivas, treinamento das áreas de medição e controle e implementação dessa conferência o mais breve possível, realizando um teste de 30 dias aplicando o processo de melhoria contínua para quando houver possibilidade de melhoria no processo. Para essa questão é sugerido o prazo de 45 dias para implementação de ações mitigadoras das causas identificadas.

5W2H

A ferramenta 5W2H nada mais é que um checklist administrativo de atividades, prazos, e responsabilidades que precisam ser desenvolvidas com clareza e objetividade por todos os envolvidos em cada projeto. É uma ferramenta de alta efetividade na gestão da qualidade, pois auxilia a designar papeis e responsabilidades para cada nova ação ou projeto dentro dos setores. A partir do diagnóstico e identificação da ação necessária para sanar esse problema o 5W2H estabelece objetividade nos itens qualitativos da gestão. Através dessa ferramenta da gestão da qualidade conseguimos criar um plano de ação para dois problemas identificados pela diretoria, problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias e falta de conformidade na coleta de lixo industrial. Segue abaixo.

[pic 3]

A partir do problema identificado de peças perdidas por falta de rastreamento, a consultoria sugere à Super Insumos que se inicie o precesso de rastramento de suas peças através de etiquetas de RFID. Essa tecnologia se utiliza de ondas eletromagnéticas para ter acesso à informações armazenadas em um microchip, cada etiqueta leva consgo um microchip com todos os dados daquele produto/insumo. Há a necessidade de criar um cronograma de implementação das etiquetas nos produtos, treinamento da ára que fará a gestão dessa tecnologia, implementação da tecnologia no setor que ficará responsável pela gestão dessas informações, bem como anúncio a todos da empresa essa mudança de metodologia de rastreamento. Estima-se que todo esse processo dure 60 dias, sendo 30 dias de implementação e 30 dias de acompanhamento e observação da efetividade da nova tecnologia.

Já para o problema identificado de falta de conformidade na coleta do lixo industrial, a consultoria sugere o investimento de sinalização via placas informativas e utilização de Inteligência Artificial no reconhecimento de segregação do lixo, visto que as multas por não realizar uma gestão de resíduos sólidos podem chegar à R$2.000.000,00. Há uma necessidade latente de investimento para garantir que o processo de descarte e gestão do resíduo industrial seja feito de forma correta perante à lei. (Informações retiradas do informativo ambiental da Raízen Combustíveis, empresa onde trabalho, segue em anexo). Dado isso a consultoria sugere o investimento na Inteligência Artificial, pois através dela o próprio sistema é capaz de reconhecer quando o descarte de resíduos industriais está sendo feito de forma incorreta. A IA (Inteligência Artificial) é capaz de reconhecer os resíduos através das câmeras de monitoramento do local. Embora seja um investimento considerável de aproximadamente R$250.000,00 (segundo fonte mencionada no final do relatório), se faz razoável visto que o impacto de uma possível multa chega a ser R$2.000.000,00, sendo o investimento cerca de 12,5% da multa que pode ser gerada.

A expectativa é que através desse plano de ação a Super Insumos sane dois problemas de alta importância e impacto em suas operações em aproximadamente 30 dias de execução.

SEIS SIGMA – DMAIC

A ferramenta Seis Sigma da gestão da qualidade é reconhecida por diversos estudiosos por identificar e implementar melhorias nos processos internos das empresas, garantindo custos menores de produção e consequentemente aumento do lucro. A ferramenta se concentra no desenvolvimento da capacidade de garantir um número infinitamente menor de erros, podendo ser reconhecida por trazer variação praticamente zero. Através da busca de redução de custos, otimização de produtos e serviços, procesos e principalmente o incremento do nível de satisfação do cliente. Utilizaremos a metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incremenrar e Controlar) do Seis Sigma para sanar dois probemas identificados pela diretoria da Super Insumos, metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada e necessidade de implementação de um plano de auditoria interna. Segue abaixo identificação e plano de ação para cada um dos problemas relatados.

Metas Corporativas e não individuais

[pic 4]

Através do Seis Sigma DMAIC a consultoria elaborou um plano de ação para mitigarmos os problemas gerados através da insatisfação dos funcionários quando as metas eram medidas e avaliadas de forma individual. Portanto o plano de ação se inicia com a sugestão de alteração de medição e avaliação de metas colaborativas, de forma geral em cada setor da empres Super Insumos. É esperado que essa alteração traga maior união entre colaboradores de um mesmo setor, bem como o benefício e reconhecimento dos setores que superarem seus desafios.

Plano de auditoria

[pic 5]

Já para a questão de emissão de um plano estruturado de auditoria, através da ferramenta Seis Sigma DMAIC a consultoria sugere o plano de ação de estruturação e execução do plano de auditoria para a empresa Super Insumos. Sendo importante estabelecer processos de Inspeção, Observação, Investigação e Conformação, Cálculo e Revisão analítica dos processos da empresa. Para que a execução do plano de ação tenha sucesso se faz necessário formalizar e controlar todas as etapas descritas para realização da auditoria, e com isso, é esperado que o nível de excelência operacional da empresa se eleve, por obter um processo de gestão de qualidade e melhoria contínua implementado através da auditoria recorrente.

Benchmark

Para que seja mitigado o ponto abordado referente ao desafio de elevar a motivação dos funcionários iremos utilizar a ferramenta de benchmark. Atualmente trabalho na empresa Raízen Combustíveis, e rescentemente tivemos uma ação de motivação de funcionários por conta dos efeitos pós pandemia. Utilizarei esse case para realizarmos o benchmark para a empresa Super Insumos superar esse desafio.

A campanha de motivação dos funcionários pós-período de pandemina na Raízen funcionou da seguinte maneira, após identificação da queda de ânimo dos funcionários por parte do time de RH, através de pesquisas anuais, montou-se um grupo de representantes para cada segmento que precisávamos melhorar, são eles: Bem-estar, Benefícios e Feedback. Sendo o objetivo central de cada pilar:

  • Bem-estar: Brainstorm de ações que pudessem melhorar a sensação de bem-estar entre os funcionários. Foram elencadas como boa alimentação, prática de exercício físico, meditação e happy hours com time.
  • Benefícios: Benchmark com outras empresas para entender onde está o gap na Raízen, visto que não possuiu muitos benefícios. Foram elencados, gympass, day-off na semana do aniversário, aumento de licença maternidade para 6 meses e licença paternidade para 20 dias, desconto em remédios, programa de remuneração/premiação vinculado ao resultado do time, vaucher de restaurantes para funcionários destaque etc.
  • Feedback: Embora haja uma avaliação formal 360º anualmente, há um gap muito grande de lideranças executarem esse plano de feedback de forma clara, objetiva e sincera, visando o crescimento do profissional. Então foi proposto através de um brainstorm que teremos dois momentos de feedback ao invés de um anual. Continuará sendo feito o feedback 360º uma vez ao ano, e será adicionado mais um feedback informal presencial anual. Somando 2 feedbacks por ano.

Dado esse cenário podemos construir um programa de regeneração motivacional para a empresa Super Insumos, utilizando esse case da Raízen Combustíveis como benchmark.

O programa será chamado de Super Employee Insumos e contemplará em uma junção de diversas ações para aumentar a motivação do time.

A primeira ação feita será a campanha de premiação/remuneração dos times, fomentando uma competição saudável, o time da empresa que obtiver os melhores resultados no trimestre seguinte receberá uma premiação em dinheiro que será igualmente dividida entres os funcionários do time e a premiação será feita num evento descontraído na empresa, assim integrando todos os funcionários da empresa.

A segunda ação feita será a aplicação de alguns benefícios aos funcionários que forem reconhecidos por seus desempenhos no feedback com gestor, como day off no seu aniversário, gympass e vale restaurante para funcionários destaque no valor de R$200 a cada reconhecimento do gestor.

A terceira ação será um happy hour mensal (churrasco sexta feira na empresa, a partir das 12h) para todas as equipes que estiverem batendo suas metas.

A quarta ação será um treinamento para todos os gestores de como implementar um bom feedback na prática. Após isso serão feitas 3 rodadas de feedbacks por ano, por funcionário. A fim de podermos reconhecer os funcionários que estão se destacando e auxiliar funcionários com dificuldades em desenvolver-se em suas funções.

Através desse pacote com 4 iniciativas é esperado o desenvolvimento de uma melhora significativa na motivação dos funcionários, pois abordamos temas importantes como política de feedback e meritocracia, premiação de funcionários que estão se destacando, aumentando tanto a visibilidade e reconhecimento em público como o bem-estar dessas pessoas. Trazendo remuneração extra, reconhecimento e benefícios.

Considerações finais

Através da utilização de 4 ferramentas da gestão da qualidade foi possível identificar que a empresa Super Insumos tem a capacidade de resolver os pontos identificados pela diretoria da empresa como prioridade de ação. Com a objetividade e clareza das ferramentas, Diagramade Ishikawa, 5W2H, Seis Sigma – DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar, Controlar) e Benchmark, essa consultoria permitiu a criação do plano de ação e metodologias de execução para melhoria contínua de processos produtivos e processos de gestão da empresa. A expectativa da consultoria é que os problemas apontados sejam mitigados em até 60 dias após o início da execução do plano. E a partir disso a empresa Super Insumos estar apta e capacitada para ser um dos fornecedores do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos.

Referências bibliográficas

Preço Etiquetas RFID:

https://www.balluff.com/pt-br/products/BIS0163?gclid=CjwKCAjwiJqWBhBdEiwAtESPaN-cRs_HpYephLs5nDL8UtOkdBVwNb0Gv96I8VzDYj7jo4M1IcVsyRoCLskQAvD_BwE

Valor Inteligência Artificial:
https://www.industria40.ind.br/noticias/20450-quanto-custa-uma-inteligencia-artificial-startups-gastam-ate-r-5-milhoes-com-algoritmos#:~:text=Nos%20%C3%BAltimos%20anos%2C%20startups%20come%C3%A7aram,mil%20e%20R%24%205%20milh%C3%B5es.

Referência auditoria industrial:

https://investorcp.com/gestao-empresarial/planejamento-de-auditoria/

6 Sigma:

https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/seis-sigma/

Fonte multa ambiental por gestão incorreta de resíduos sólidos industriais. Arquivo confidencial, favor não compartilhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (771.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com