TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  27/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR: LUCIANO MEDEIROS

ÍCARO HOLANDA / JOÃO VICTOR C.

FLÁVIO MENEZES / RAFAEL SOUZA

Estudo de Caso CSN Cimentos

  1. Estudo de caso Qualidade de vida no trabalho CSN Cimentos:

A CSN Cimentos é uma empresa brasileira que atua no mercado de cimentos e está presente em diversos estados do país, incluindo a Paraíba, onde mantém uma unidade em Alhandra. A empresa tem como compromisso oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus colaboradores, buscando sempre promover a qualidade de vida no trabalho. Uma das iniciativas da empresa para promover a qualidade de vida dos funcionários é a realização de treinamentos e capacitações periódicas, com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais, além de disseminar boas práticas e valores da empresa. Esses treinamentos são oferecidos tanto para os funcionários de cargos operacionais quanto para os de cargos de liderança, visando uma cultura organizacional mais colaborativa e eficiente. Outra iniciativa importante é a implementação de programas de saúde e segurança no trabalho, que incluem medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como o incentivo a hábitos saudáveis e a realização de exames médicos periódicos. A empresa também oferece um plano de benefícios com assistência médica, odontológica e farmacêutica, além de seguro de vida e previdência privada. Além disso, a empresa também busca promover a integração e a valorização dos funcionários, por meio de programas de reconhecimento e premiações por desempenho e participação em iniciativas sociais e comunitárias. Essas iniciativas têm trazido resultados positivos para a empresa, como a redução do absenteísmo e do turnover, bem como a melhoria da qualidade e produtividade do trabalho. Os colaboradores da CSN Cimentos em Alhandra se sentem mais motivados e engajados, o que contribui para um clima organizacional mais positivo e uma cultura de excelência. 

  1. Como as iniciativas da CSN Cimentos em Alhandra podem influenciar na satisfação e na motivação dos funcionários? 

Satisfação dos colaboradores poderia será influenciada através da redução do impacto do estresse de seus colaboradores (excesso de pressão), melhorando o clima e a saúde organizacional, gerando engajamento e comprometimento aos objetivos.

  1. Qual é a importância de programas de saúde e segurança no trabalho para a qualidade de vida dos funcionários e para o sucesso da empresa? 

Esse trato diferenciado demonstra um cuidado e uma valorização a mais que o colaborador recebe, fazendo com q a motivação para trabalhar seja maior q o simples salário, gerando uma maior produtividade e mais resultados.

  1. Como a valorização dos funcionários pode contribuir para um clima organizacional mais positivo e uma cultura de excelência? 

Com a valorização dos funcionários os mesmos possuíram espaço de desenvolvimento dentro e fora da empresa, observando uma valorização do seu posicionamento (opiniões consideradas), contribuindo para o desenvolvimento individual e do clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com