TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  30/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 3

FAPAN – FACULDADE PAN AMAZÔNICA

ALINE DOS SANTOS BRONZE

ANDRÉIA CRISTINA DO CARMO SILVA

JOSÉ RICARDO DE CARVALHO F. FILHO

JOSEANE MOURA

MARIA DA CONCEIÇÃO A. FAVACHO

MARCIA MARIA COSTA DA COSTA

RAMON GUILHERME EZEQUIEL M. BORGES

ROSIVALDO SILVA

GESTÃO DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS: gestão administrativa da Celpa

QUE ISSO?

Belém

2013

4. Recursos Materiais e Patrimoniais

 4.1. Filosofia Just in Time

CITE MAIS DOIS AUTORES

No sentido literal da palavra, Just in Time significa, “no tempo exato”. Essa filosofia surgiu no Japão nos meados dos anos 70, pela indústria Toyota de produção, e o seu idealizador foi o vice presidente da empresa Taiichi  Ohno, que buscava  a vantagem competitiva através da otimização do processo produtivo.

De acordo com CORRÊA, Henrique (2009, p. 56),É muito  mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da  produção, sendo considerado como uma completa “filosofia”, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.

Em um enfoque estratégico, Henrique Corrêa está convicto de que esta filosofia é composta de praticas gerencial que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo, como principal elemento da melhoria continua dos processos produtivos, com finalidade de reduzir os estoques de modo que os problemas fiquem  visíveis e identificados e que gradativamente possam ser extinguidos através de esforços reunidos e priorizados.

O Just in Time determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, evitando assim o desperdício. Muito embora a administração da produção tivesse o objetivo de estudar os setores produtivos das empresas no setor industrial, atualmente muitas das  técnicas utilizadas no Just in Time, vem sendo aplicada nos processos organizacionais e atividades de serviços. Apesar da empresa em estudo não fazer uso da filosofia Just in Time puramente, não deixa de usar total ou parcial alguma das técnicas do Just in time.

Observamos uma dessas técnicas, quando a Celpa em sua gestão da qualidade visa à melhoria continua de seu produto e serviços, pois vem buscando atender as necessidades dos clientes e consumidores com eficiência, já que sua  política da qualidade é “ atender às expectativas dos acionistas, colaboradores, parceiros do órgão regulador e consumidores, por meio do comprometimento constante com a  melhoria do atendimento às solicitações, da qualidade da energia fornecida  e dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

ESTE ITEM FICA SEPARADO DO REFERENCIAL TEÓRICO

Verificamos que algumas expressões usadas no Just in Time estão sendo empregadas na Celpa:

  • Eliminação de desperdícios;
  • Manufatura de fluxo contínuo; 
  • Esforço contínuo na resolução de problemas; 
  • Melhoria contínua dos processos;

A Celpa tem procurado dar ênfase na eliminação do  desperdício de energia, quando faz campanhas de esclarecimentos, sobre o uso indevido de energia, e também dando incentivos como taxas mais baratas para quem economiza energia e  fazendo a troca de eletrodomésticos para diminuir o gasto de energia. A manufatura de fluxo continuo, e observada quando a Celpa investe na capacitação e desenvolvimento de pessoas, visando o aperfeiçoamento  de suas competências profissionais, através de cursos periódicos, palestras para um melhor desempenho  de seus serviços para com os clientes. Para o esforço continuo na resolução de problemas a Celpa vem intensificando seus esforços para que o cliente sinta-se plenamente satisfeito com a brevidade no atendimento de suas solicitações, agilizando o atendimento através de seu Call Center e outros meios de interação e rapidez na execução do trabalho. A Celpa tem seu foco central na melhoria continua dos processos, quando todos esses processos estão envolvidos em um objetivo comum, “satisfazer plenamente o desejo do cliente” , torna todos os processos bem definidos, claros e eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (192.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com