TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Certificações

Por:   •  15/11/2020  •  Artigo  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão da Qualidade e Certificações[pic 1]

[pic 2]

Utilização dos métodos PDCA e MASP para implementação em uma empresa de Automação Comercial na cidade de Caxias Do Sul

Franciele Schabarum 0226272

Jucielle Antunes Santacatterina 0230077

Tainá Galina 0227904

Evandro Dalpissol

03 de novembro de 2017

  1. Objetivo

O presente trabalho tem por objetivo utilizar os métodos PDCA e a Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP para melhorias nos processos no setor de compras em uma empresa de Automação Comercial situada na cidade de Caxias do Sul.

  1. Introdução Teórica/Bibliografia

A empresa de Automação Comercial, situada em Caxias do Sul, atua no mercado oferecendo aos seus clientes Sistemas para restaurantes, mercados, lojas e também vende equipamentos: Computador, monitor, leitor, impressora fiscal, relógio ponto, roteadores, entre outros. Os métodos do PCDA e o MASP auxiliaram a empresa a identificar problemas e suas causas e possibilitaram a melhoria em seus processos e sua estrutura interna.

O trabalho foi desenvolvido em cinco etapas dentro da Metodologia de Análise e Solução de Problemas: 1 - Projeção de um Fluxograma que visa mostrar o processo do setor de compras em seu dia a dia; 2 - Identificação dos problemas ocorridos no setor através da ferramenta Lista de Verificação; 3 - Elaboração do Gráfico de Pareto; 4 – Utilização da ferramenta Diagrama de Ishikawa 6M para verificar as causas dos problemas; 5 – Planejamento das ações a serem executadas através da ferramenta 5W2H.

Para melhor entender estas metodologias vamos abordar melhor os conceitos:

Segundo Cierco (2010) O ciclo PDCA é um método gerencial que visa a melhoria contínua e reflete em quatro fases para seu funcionamento, assim gerando um padrão na organização e melhoria nas atividades.

A primeira fase é chamada de Planejamento (Plan). Deve-se criar objetivos e regras para estabelecer um método e padrões nas atividades. Normalmente já estão idealizados no planejamento estratégico. A segunda fase chamada de Execução (Do). Refere-se ao desenvolvimento dos objetivos e regras traçados no planejamento. Nesta etapa se coleta dados para posteriormente analisar na lista de verificação. A terceira fase conhecida como Verificação (Check) são coletados os dados e aplicados ao MASP para comparação do planejamento e os resultados obtidos, estes analisados através de Lista de Verificação, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa, entre outros. A quarta etapa e última fase, agir corretamente (Act) consiste em dois resultados: se o planejamento saiu corretamente e os processos obtiveram os resultados esperados para continuar melhorando e obtendo um padrão, e se a implantação não ocorreu conforme o planejado, buscar onde estão as falhas, as causas de não ter obtido sucesso.

Segundo Lobo (2010) o MASP (Metodologia de Analise e Solução de Problemas) possui dois critérios: o conceito do problema inserido no ambiente e o outro é o método em que são abordados os problemas. O melhor método a escolher é após a identificação do processo, sendo o momento exato em que está ocorrendo o problema (trabalha-se desde o início do problema até depois da solução implantada).

  1. Descrição da Atividade

Foram utilizados os métodos PDCA e a Metodologia de Análise e Solução de Problemas – MASP para identificar as causas dos problemas vivenciados na empresa e as ações a serem executadas para sanar os mesmos.

  1. Fluxograma

[pic 3]

Figura 1: Fluxograma do setor de Compras.

3.2 Lista de Verificação

Os funcionários foram questionados quanto aos problemas que eles poderiam identificar na empresa e em seus próprios processos.

[pic 4]Figura 2: Lista de Verificação feita através das respostas dos funcionários da empresa.

3.3 Gráfico de Pareto

Os principais problemas identificados na Lista de Verificação foram salientados através da formulação do Gráfico de Pareto.

[pic 5]

Figura 3: Gráfico de Pareto elaborado com base na Lista de Verificação

3.4 Diagrama de Ishikawa 6M

Os três principais problemas identificados através do Gráfico de Pareto foram analisados com auxílio do Diagrama Ishikawa 6M.

3.4.1 Equipamentos desorganizados:

[pic 6]

Figura 4: Análise do primeiro maior problema identificado no gráfico: Equipamentos Desorganizados.

3.4.2 Cotações com os mesmos fornecedores:

[pic 7]

Figura 5: Análise do segundo maior problema identificado no gráfico: Cotações com os mesmos fornecedores.

3.4.3. Não há um estoque mínimo de produtos determinado:

[pic 8]

Figura 6: Análise do terceiro maior problema identificado no gráfico: Não há um estoque mínimo de produtos determinado.

3.5 5W2H – Planejamento das Ações

Após identificados os principais problemas fez-se uso da ferramenta 5W2H para o planejamento das ações a serem executadas para a solução dos mesmos.

3.5.1 Equipamentos desorganizados

O que

Quem

Quando

Quanto

Por quê

Onde

Como

Organizar os produtos no estoque de uma forma padronizada, de fácil acesso e localização.

Uma equipe será definida para realizar a tarefa.

Setembro

Sem custo

A reorganização dos equipamentos é necessária para que haja mais agilidade no atendimento aos clientes e também para que toda a equipe saiba localizar os produtos no estoque quando solicitado.

No estoque

Utilização do método 5S

Figura 7: Equipamentos desorganizados – Ação a ser executada: Organização dos produtos no estoque utilizando a ferramenta 5S.

3.5.2 Cotações com os mesmos fornecedores

O que

Quem

Quando

Quanto

Por quê

Onde

Como

Criar um portfólio de fornecedores com todas as informações necessárias para auxílio na hora da compra

Setor de Compras

Outubro

Sem Custo

A partir da formulação do portfólio com todas as informações dos fornecedores não só os compradores passam a ser beneficiados, como toda a empresa, pois poderá optar pela melhor compra.

Portfólio eletrônico disponível para todos que necessitem consultá-lo

O setor de Compras irá fazer um levantamento de todos os possíveis fornecedores organizar os dados coletados em um portfólio eletrônico com informações específicas e de fácil entendimento

Figura 8: Cotações com os mesmos fornecedores – Ação a ser executada: Elaboração de um Portfólio de Fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (710.8 Kb)   docx (981.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com