TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade nas Empresas

Por:   •  29/8/2018  •  Seminário  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Há alguns conceitos, práticas e ferramentas que podem ser usados para implementar efetivamente a qualidade em uma organização, para isso, é absolutamente necessário o envolvimento de todos, sempre trabalhando em busca do objetivo comum.

Iremos tratar sobre o que é a estratégia organizacional e como a qualidade deve ser tratada nesse âmbito, buscando conhecer os conceitos de sustentabilidade e cultura empresarial, estabelecendo relação entre esses conceitos com a qualidade. Quais os resultados da implantação do programa de qualidade, conhecendo os demonstrativos financeiros. É importante enfatizar a necessidade de uma continuidade nos investimentos financeiros e humano na gestão da qualidade.

A gestão da qualidade é um mundo a se descobrir.

Estratégia da organização

Sendo uma empresa um organismo , a estratégia tem como afirma a empresa no mercado. A coordenação de recursos e ações mediantes os desafios em que a empresa passa por trabalhar em qualidade.

Semelhante ao campo de batalha, onde os países tem por onde organizar seus planos de ação contra o pais inimigo a estratégia vem para que definir plano, conjunto de diretrizes ; padrão, comportamento mediante situações diversas; posição, o lugar da organização no mercado; perspectiva, maneira em que a organização vê o mundo.

Para conseguir o posicionamento da organização no ambiente do mercado, é preciso grande esforço de todos os setores para alvejar o objetivo maior, que é a sinergia.

A sinergia é feita por meio de documentação e processos. Aisto se dá o nome de planejamento estratégico em que a organização começa ter seu propósito definido. O planejamento estratégico são conjuntos de documentos resultantes de análises, conhecido por todos funcionários , afim de direcionar tomadas de decisões e ações para executá-las.

O planejamento estratégico não é imutável e infalível, ao passar do tempo se o planejamento não permite levar a organização ao seu objetivo, é tomado novo estudo para retornar o percurso do objetivo maior da organização. Pois o mercado é muito volátil e existem variáveis externas que levam a organização sair fora do seu objetivo, (PDCA).

Assim é trivial concluir que a qualidade deve ser incorporada na estratégia da organização.

Sustentabilidade e cultura da empresa.

Sustentabilidade nos dias de hoje se faz parte da qualidade dentro da organização.

Não somente na questão de um uso mais racional dos recursos naturais vitais para o processo produtivo da organização. Como também se o seu processo produtivo é capaz de gerar ele próprio insumos para sua manutenção.

A sustentabilidade entrou nas organizações como um critério de qualidade em que o mercado em busca de produtos e serviços sustentáveis. Isto levo a sustentabilidade num patamar dentro da qualidade em que indagações sobre tipos de processos são capazes de da continuação. Por exemplo : ambientes de trabalho possuem recursos físicos e psíquicos suficiêntes para manter o processo produtivo vivo?, ou até onde podem ir os jogos do mercado financeiro para que não ocorra algo do tipo da bolha imobiliária de 2008 nos EUA.

Mediante a essa preocupação as organizações foram levadas ao desenvolvimento sustentável.

É um trabalho de grande esforço para o desenvolvimento sustentável , como a qualidade requer, se a organização realizar o trabalho de implementar o desenvolvimento sustentável verá resultados siginifactivos em toda cadeia produtiva/financeira.

O esforço da implementação vem através da cultura da qualidade, conjuntos de sabres, técnicas e boas prática.

A cultura não muda se não tiver manifestação de seus próprios interesses,ou por contato com outras. Assim nasce o fruto do pensar que compõem a organização.

Por exemplo, analise das culturas nipônicas de qualidade forçaram a organizações ocidentais a se adequarem ao modelo de qualidade requisitado pelas organizações nipônicas , visto que a qualidade é uma arma na competitividade.

Retorno sobre o programa de qualidade total.

Ao implantar um programa de qualidade, temos a espectativa que com esse programa, vai ocorrer uma redução no custo operacional, porém não só a  redução, mas também  pode ocorrer uma melhoria na  aceitação do produtos no mercado, um aumento na produtividade do comercial, e uma melhoria na imagem do produto perante  o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com