TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conflitos

Por:   •  27/10/2019  •  Artigo  •  5.172 Palavras (21 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 21

Índice

1.        Resumo        2

2.        Introdução        3

2.1. Contextualização e Problema        3

2.2. Objectivo Geral        4

2.3. Objectivos Específicos        4

2.4. Justificativa        4

3.        Revisão de literatura        5

3.1. Clima Organizacional        5

3.2. Absenteismo nas Organizações        5

3.3. Tipos de absentismo        6

3.4. Causas do Absenteísmo        6

3.5. Medidas de resolução        7

4.        Calculo do indice de absentismo        9

5.        Metodologia        10

5.1. População e amostra.        10

5.2. Técnica de recolha de dados.        10

6.        Resultados        12

7.        Conclusão        15

7.1. Recomendações        16

8.        Referencias Bibliográficas        17

ANEXOS        19

  1. Resumo

A pesquisa consistiu em compreender especificamente o impacto do clima organizacional no absentismo dos colaboradores da AJV Consultores.

A abordagem metodológica usada na pesquisa foi qualitativa. A amostra da pesquisa foi constituída por 5 participantes: 2 recepcionistas, 2 técnicos de operação e 1 engenheiro (gerente), escolhidos de uma forma sistemática. Como objectivo geral  da pesquisa, visava conhecer a influência do clima organizacional  no absentismo dos colaboradores da empres AJV consultores. E como objectivos especificos da pesquisa, consistiram em identificar os  factores/causas indesejaveis  que propiciam o  absentismo, ilustrar as consequências mais sonantes oriundas do clima organizacional no absentismo dos colaboradores e propor acções (Plano de intervenção) que influenciem na melhoria do clima organizacional da empresa e que reduzam os níveis de absentismo dos colaboradores.  

Usou-se a entrevista estruturada como técnica de recolha de dados composta por 6 questões, porque nesse caso foi o mais fiável e garantiu que os objectivos inerentes a pesquisa sejam alcançados. Como material de recolha de dados usou-se 1 caderno de anotações 1 gravador e uma (1) esferográfica.

Após a análise e interpretação dos dados colhidos em meio a pesquisa e tendo em conta os objectivos da pesquisa que foram de antemão delineados, conclui-se que uma das primeiras constatações para o surgimento do absentismo na Empresa é a inexistência de sanções disciplinares aos colaboradores que ausentam-se em meio ao horário laboral, foi também constatado que o clima organizacional difícil, como a falta de compromisso dos colaboradores, da falta de reconhecimento do Supervisor e a injustiça com funcionários tem um impacto negativo que propicia o absentismo na Empresa.

 

  1. Introdução

2.1. Contextualização e Problema

O absenteísmo pode ser compreendido como ausência ao trabalho por alguma razão: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais como por exemplo, doação de sangue, participação em júris ou eleições e licença de maternidade, factores sociais como (doença de parentes) factores extras ou organizacionais como emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada a saúde, dentre outros, conforme afirmam Almeida, Nascimento e Neto (2015).

Actualmente as organizações consideram o índice de absenteísmo entre os colaboradores como um problema relevante que reflecte directamente nos lucros das mesmas, é importante que o departamento de recursos humanos esteja atento aos índices de absenteísmo para que possam buscar estratégias de diminuição destes índices. Esse problema causa bastante preocupação do ponto de vista prático na organização, tendo em vista que qualidade de vida dos colaboradores é um factor relevante para os bons resultados da organização. (Almeida, Nascimento & Neto, 2015)

Sabe-se que as pessoas são comprovadamente de fundamental importância para o sucesso das organizações, visto que sua actuação agrega valor ao negócio das organizações. Logo é indicado que se investigue se os trabalhadores sentem-se insatisfeitos com o ambiente de trabalho, para descobrir o verdadeiro motivo que os levam a terem altos índices de faltas e atrasos Assim, deve-se ainda analisar as causas que geram desmotivação e principalmente a insatisfação no trabalho. (Almeida et al. 2015)

A AJV CONSULTORES é uma organização limitada, que tem como actividades de engenharia de construnções e Consultoria. É uma empresa de pequeno porte de Sociedade limitada que actualmente é composto por 15 trabalhadores, sendo assim disposto: 7 tecnicos de operação (masculino), 3 engenheiros (masculino) e 5 recepcionistas (feminino).

Em meio ao exercicio laboral dos colaboradores da AJV CONSULTORES, verifica-se um indice maior de ausências ( absenteismo) dos colaboradores no ambiente de trabalho. Neste sentido procura-se analisar qual é o impacto do clima organizacional no absentismo dos colaboradores da Empresa AJV Consultores?

 

2.2. Objectivo Geral

  • Compreender a influência do clima organizacional no absentismo dos colaboradores da AJV Consultores.

2.3. Objectivos Específicos

  • Identificar os factores/causas indesejáveis que propiciam o absenteísmo.
  • Ilustrar as consequências mais sonantes oriundas do clima organizacional no absentismo dos colaboradores.
  • Propor acções (Plano de intervenção) que influenciem na melhoria do clima organizacional da empresa e que reduzam os níveis de absentismo dos colaboradores.  

2.4. Justificativa

Os motivos que levaram-me a optar por esta investigação, prendem-se a razões de natureza pessoal, que por um lado é de adquirir mais conhecimentos sobre o tema, o outro lado é simplesmente contribuir com mais conhecimentos para este campo conceptual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com