TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócio

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

Visão geral

[pic 1]

Apresentação da disciplina:

A disciplina de Gestão de Negócios tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender e identificar as práticas adotadas nas organizações para a realização de análises administrativas, além de conhecer as ferramentas utilizadas para realizar diagnóstico e projetos de intervenção, entre outros.

[pic 2]

 

Objetivos:

  • Possibilitar o entendimento da disciplina para que os alunos possam identificar oportunidades de melhorias nas organizações, através de recursos de análise administrativa que levem à excelência empresarial;
  • Proporcionar fontes de estudo que possam contribuir para o conhecimento sobre as ferramentas de diagnóstico organizacional e de projetos de intervenção;
  • Oportunizar atividades, onde o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado.

[pic 3]

Conteúdo Programático:

Unidade 2= Web 1 e Web 2

Nesta unidade vamos abordar os temas que envolvem o processo de intervenção organizacional, como a importância da intervenção para o diagnóstico organizacional, e a construção de ferramentas que auxiliam o alcance dos resultados.

[pic 4]

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nesta disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material didático da disciplina

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende assistir a teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (Portfólio), realização de avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, web aula e material complementar.

WEB AULA 1

Unidade 1 – Definindo a Intervenção

Palavras-chave: intervenção organizacional; plano de ação; diagnostico organizacional.

Resumo: Nesta unidade vamos abordar os temas que envolvem o processo de intervenção organizacional, como a importância da intervenção para o diagnóstico organizacional, e a construção de ferramentas que auxiliam o alcance dos resultados.

 

APRESENTAÇÃO DA AULA

Chegou a hora de estudarmos o processo de intervenção nas organizações. Para iniciar vamos refletir a respeito da decisão na definição da execução do processo de intervenção. Em seguida discutiremos sobre a importância da intervenção dentro do processo de mudança organizacional.

Olá pessoal, agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre o diagnóstico organizacional, chegou a hora de saber o que acontece depois dele.

Para iniciarmos que tal uma analogia?

A palavra diagnóstico me faz lembrar em médico, pois quando vamos ao médico com alguma queixa ele faz uma série de investigações, através de perguntas e exames, para descobrir qual é o nosso problema e apresenta um diagnóstico, não é mesmo?

O diagnóstico nos fornece uma informação!

Uma informação importante que nos tira de uma incerteza, mas que pode nos lançar em outra. 


[pic 6]

Quando o médico nos apresenta uma resposta, após o diagnóstico, essa vem muitas vezes em forma de nome, você tem, por exemplo, uma apendicite!

Ok, mas o que faço com isso que eu tenho?

Somente o diagnóstico não basta, é preciso saber o que pode ser feito para solucionar, ou corrigir o problema.

Bem feita essa analogia, vamos pensar como isso se aplica à organização?

Depois de um diagnóstico, que surgiu em virtude de alguma dificuldade organizacional, é necessário que se saiba qual o caminho possível a seguir.

O diagnóstico é uma ferramenta importante de levantamento de informação, mas mais importante do que levantar as informações é saber utilizá-las.

Nesse ponto entra o conhecimento técnico profissional, e podemos necessitar de conhecimento especializado para auxiliar nesse processo. Voltando à nossa analogia, pode ser que você tenha procurado um clinico geral para saber o que era a dor em seu abdômen. Ao ser constatado, através de um diagnóstico que se trata de uma apendicite o clinico geral pode encaminhá-lo a um especialista, pois uma cirurgia será necessária.

Na organização, a partir do diagnóstico, uma situação como essa pode acontecer. Ao fazer o diagnóstico pode ficar evidente a necessidade de intervenções em áreas especifica. Essas áreas podem indicar qual a especialidade de conhecimento que será necessária. Vejamos o exemplo abaixo de algumas áreas especializadas das organizações.

 [pic 7]

Mas como buscar esse conhecimento especializado?

Muitas vezes não é preciso ir muito longe para encontrá-lo, talvez exista na própria organização pessoas com o conhecimento necessário. Cabe ao gestor saber aproveitar esse conhecimento!

Mas ter o conhecimento internamente na organização não basta, é preciso avaliar quando será mais adequado utilizar o conhecimento interno e quando será melhor buscá-lo fora.

Pensando no diagnóstico médico, você pode ter feito a sua consulta em uma clínica de múltipla especialidade, e assim pode ser encaminhado a outro médico especialista na própria clínica. Mas ao ver a relação de médicos da clínica você lembra que um deles é seu primo. Nesse momento pode pensar – puxa que bom! Alguém em quem confio, somos muito próximos, quase como irmãos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (918.7 Kb)   docx (740.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com