TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócios

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 16

1) Alavancar receitas

Para que uma empresa alavanque suas receitas é necessário ter um plano de negócios e, claro, um planejamento adequado com o objetivo que se deseja alcançar. Um preocupação constante deve ser determinar a opção mais barata, mais segura e mais rápida. Para tal feito a empresa pode:

aumentar o número de clientes: Atrair mais pessoas para o seu negócio trará mais dinheiro

Aumentar o tamanho médio da transação: fazer com que os clientes comprem mais. Quanto mais o cliente comprar, mais ele gastará e mais receita a empresa vai gerar.

Aumentar a frequência das transações por cliente: fazer com que as pessoas comprem com mais frequência. Se o seu cliente compra em média uma vez por mês, convencê-lo a comprar uma vez por semana aumentará a sua receita.

Sempre concentrar a maior parte dos seus esforços atendendo seus clientes ideais. Eles compram logo, com frequência, gastam mais, divulgam seu negócio e estão dispostos a pagar mais pelo valor que você oferece.

Quanto mais clientes ideais você puder atrair, mais o negócio se beneficiará.

 

2) Reduzir e otimizar custos

Pode não parecer, mas uso de materiais de escritório, otimização do consumo de energia elétrica são exemplos que podem reduzir os gastos de uma empresa . Para ajudar a controlar seria ideal fazer uma planilha de controle de gastos.

Muitos donos de negócio perdem dinheiro mensalmente por não saberem controlar seus custos operacionais.

Por exemplo: Papel, fotocópias e impressão

Muitos empresários chegam a considerar como irrelevantes os gastos com papel, fotocópias e impressões. No entanto, é onde as companhias costumam perder bastante dinheiro por causa do mau uso. Uma boa forma de economizar neste ponto é desenvolver uma política de consciência ambiental, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário. Oriente seus funcionários a sempre que possível utilizarem arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizar os dois lados da folha (a maioria das impressoras já vem com essa função integrada) ou mesmo aproveitar rascunhos. Imprima em apenas um lado da folha o que deve ser entregue para os clientes. A soma de pequenas ações gera grandes resultados.

 

Energia elétrica

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas contas da maioria das empresas. Manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar. Outra maneira é desligar lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite.

 

Telefones e internet

Essas são ferramentas indispensáveis em toda empresa atualmente. É difícil imaginar uma empresa funcional sem ao menos um dos dois itens. Mas para reduzir gastos com telefone e internet é bem fácil. Primeiro você precisa saber qual é realmente a necessidade de sua empresa: se realiza mais ligações locais ou interurbanas, se elas são para telefones fixos ou móveis. O mesmo vale para a internet, você precisa saber qual a velocidade necessária para suprir a sua demanda.

É possível  contratar o serviço mais adequado à sua empresa. Dê preferência a planos corporativos.

 

Copos de água e café

A pausa para o cafezinho pode estar te trazendo prejuízos. Os copinhos descartáveis utilizados para beber café e água geralmente têm um consumo elevado nas empresas. Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários. Apesar do custo inicial será um bom investimento com a redução dos copos de plástico

 

Estoque mal planejado

É comum encontrar nos estoques das empresas produtos com baixa rotatividade e em larga escala. O setor de compras de sua empresa deve estar antenado às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos por sua empresa. O capital aplicado em produto que não tem giro faz você perder dinheiro, pois além de não render, te traz gastos com armazenamento.

3) Melhorar a Eficiência de Processos

Listar todos os processos internos: Antes de avaliar exatamente os aspectos que devem ser melhorados em sua empresa, é preciso mapear todos os seus processos internos, conferir os colaboradores responsáveis por cada uma destas atividades e quais os objetivos esperados para cada uma delas.

 Estudar o mercado - Após o mapeamento de todos os processos, é importante olhar ao seu redor, identificar que as empresas concorrentes ainda vivem um tanto quanto ultrapassadas, indicando assim a possibilidade de criar uma vantagem competitiva para o empreendimento.

Da mesma maneira, extrair os pontos fortes dessa empresas e tentar adequá-los ao seu negócio, é importante para deixar de lado métodos antigos e pouco eficientes que vem sendo adotados por sua empresa.

Realizar o acompanhamento contínuo

Após se verificar todos os processos internos da sua empresa, estudar a concorrência e elaborar novas estratégias, além de delimitar os profissionais responsáveis por cada atividade, é extremamente necessário fazer  o acompanhamento de todos esses processos.

Motivar e capacitar os colaboradores

É possível realocar seus funcionários para outras funções visando melhores resultados e propor novas soluções. Mas para isso, é necessário que seus funcionários estejam completamente engajados com a cultura organizacional da sua empresa e se mostrem motivados na melhoria de processos operacionais. Para isso é preciso investir em treinamentos de qualificação para a equipe e estabelecer recompensas individuais em caso de cumprimento de metas, de forma a mantê-los motivados e com perspectiva de crescimento dentro de sua empresa.

4) Orientação para o negócio

Cada vez mais competitivo, o mercado tem demandado uma boa dose de criatividade das empresas para pensar em soluções voltadas ao crescimento e à consolidação tanto da própria marca como da marca de seus clientes.  Já faz bastante tempo que ter preços competitivos ou oferecer produtos de qualidade deixou de ser suficiente. A verdade é que a estagnação não tem mais espaço no mercado. É preciso encontrar novas formas de surpreender e encantar os mais diversos públicos em cada uma das etapas de trabalho da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com