TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócios

Por:   •  12/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

CENARIO 1

Após acalmar a situação de conflito entre as duas colaboradoras, João percebeu que cabia a ele a decisão de qual das duas iria trabalhar com a hortaliça, onde apenas um dos dois pratos poderia ser preparado com a abóbora, ele não poderia dividir a abóbora na metade e entregar a ambas, afinal as respectivas receitas necessitariam de uma inteira, então a divisão iria reforçar que as duas sairiam perdendo e a suas receitas não seriam reproduzidas com a satisfação, qualidade e quantidade necessária para o padrão da minha cozinha do João. Então depois de avaliar ele tomou a decisão de entregar a abóbora a colaboradora responsável por preparar a tão famosa receita especial, e explicou o porquê. João percebeu que a receita especial era mais lucrativa. Apesar de uma das colaboradoras sair “perdendo” no conflito, ela entendeu o ponto de vista do chef.

CONCLUSÃO

A negociação distributiva focou em resolver a situação da maneira mais “preto no branco” possível, ela atende por hora a satisfação de uma das partes, mas claramente desmotiva a outra, conflitos resolvidos assim, tendem a ser ótimos a curtos prazos, mas a longo prazo isso se tornará um problema, porque pode gerar um problema maior que o fator humano como, implicações bobas e até mesmo gerando um conflito aniquilador, que podem resultar em esforços explícitos para destruir a outra parte ou a agressão física.

Já a negociação interativa, ela tem uma visão mais ampla, o que está em jogo não é apenas o conflito, mas sim os resultados provenientes dele, como ilustrado no exemplo, em que o João abriu mão de receber mais por vender o prato mais caro pra outro cliente, para preparar o prato de seu cliente que poderia lhe trazer um benefício maior no futuro, esse “dar um passo pra trás, para avançar dois” se mostrou efetivo quando se pretende fazer uma negociação a longo prazo, o que foi um divisor de águas para o restaurante.

INTRODUÇÃO

João após chegar a sua cozinha se deparou com o litígio gerado por suas colaboradoras, onde uma queria a poupa da abóbora e outra as suas sementes, cada item para uma respectiva receita, ele avaliou que a mesma abóbora serviria para ambas por precisar de partes distintas da hortaliça, mas ele queria ir além. Estou ansioso de que maneira ele negociará.

CENARIO 2

Ao avaliar a situação como um todo e pensar durante alguns minutos João tomou a sua decisão e com a hortaliça na mão entregou a cozinheira responsável pela receita especial, mas, não antes de explicar a todos o que motivou a sua decisão. Dizendo: “ A receita especial é até menos rentável do que a sopa de sementes, mas hoje o prefeito está em nosso restaurante e o seu pedido foi a receita especial” e ele chegou à conclusão que servindo bem ao prefeito isso renderia uma boa critica, e uma possível indicação em suas redes sociais, então apesar de parecer uma perca no momento para o restaurante já que a sopa era mais cara em comparativo com a famosa receita especial, no dia seguinte foi publicado em uma matéria no jornal local, a qualidade do restaurante que o tornou referência na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (22.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com