TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas Plano de Benefícios

Por:   •  8/12/2021  •  Dissertação  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

BENEFÍCIOS

Um plano de benefícios espontâneos, se bem estruturado e administrado, é muito importante para a estratégia da empresa, pois é uma boa fonte de destaque na concorrência, atraindo colaboradores para o ingresso na empresa e assegura os níveis de satisfação dos colaboradores, garantindo maior comprometimento e participação, gerando produtividade à organização, ao mesmo tempo, é também um fator de motivação para quem já faz parte da equipe. Portanto, a disponibilidade de benefícios é um fator de atração e retenção de talentos e, devido às oscilações do mercado de trabalho, essa é uma das questões mais preocupantes dos gestores. Além disso, o plano de benefícios também pode reduzir a rotatividade de pessoal e se tornar um diferencial competitivo, o que pode garantir um recrutamento mais bem-sucedido, pois os melhores profissionais do mercado, por serem qualificados, podem escolher a empresa para a qual desejam trabalhar.

O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suas necessidades profissionais. Estes, concedidos de forma espontânea, comprovam que a organização se importa com os seus recursos humanos procurando meios para uma melhor qualidade de vida e assim manter a qualidade dos negócios. São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios, porém, as mais visíveis são as de se ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa, a oportunidade de atrair e manter talentos, diminuir a rotatividade e o absenteísmo, além de aumentar a motivação e melhorar a qualidade de vida dos recursos humanos. É válido salientar o que se foi mencionado sobre benefícios nas aulas da disciplina de Gestão de Pessoas II, tendo em vista de que iremos direcionar o foco em um tipo deles, torna-se necessário ter o conhecimento de que existem tipos diferentes de benefícios, os legais e os espontâneos. Sendo os legais aqueles obrigatórios no quais são garantidos pela CLT ou convenções sindicais, como por exemplo as férias e o décimo terceiro salário e os benefícios espontâneos ou também chamados de marginais ou voluntários, que são aqueles que não são exigidos por lei, isto é, não são obrigatórios e a empresa escolhe ou não se quer dar a seus funcionários.

Plano de benefícios espontâneos

O nosso plano pretende funcionar como um elemento de atração e retenção de pessoal, por esse motivo mescla objetivos individuais e organizacionais. O mesmo deseja atender às necessidades dos colaboradores proporcionando-lhes uma vida pessoal e de trabalho mais tranquila e produtiva. Os objetivos individuais visam proporcionar melhores condições de trabalho e buscam satisfazer fatores higiênicos e motivacionais, garantindo assim um nível mínimo de qualidade de vida. Ao mesmo tempo que o plano também busca atender as necessidades básicas do indivíduo, visando reduzir a fadiga física e psicológica das pessoas, apoiar o recrutamento de pessoal e atrair mais candidatos, reduzir a rotatividade de pessoal. O plano de benefícios espontâneos será flexível, daremos aos funcionários a autonomia de escolher, entre os benefícios disponíveis, aqueles que são mais adequados ao seu perfil, condição familiar e estilo de vida. Um plano flexível, possibilita um maior ajuste entre o valor investido pela empresa e o valor percebido pelo funcionário, é também fator de reforço de traços culturais e apoiador de um estilo gerencial mais aberto e moderno. A flexibilização dos planos de benefícios é coerente com o conceito de remuneração estratégica e com as tendências mais recentes de modernização da gestão estratégica de pessoas. Além disso, a implementação de benefícios flexíveis pode permitir que os funcionários escolham o pacote de benefícios mais adequado para suas necessidades individuais, aumenta a participação dos funcionários e de suas famílias na organização e ajuda a melhorar a compreensão dos funcionários sobre os benefícios.

Os colaboradores poderão escolher entre os seguintes benefícios:

Auxílio terapia:

Conforme um estudo do Indeed, 28% das pessoas entrevistadas no Brasil afirmaram que sua saúde mental decaiu em 2020, relatando assim uma necessidade de se incluir no plano de benefícios ações, como o auxílio terapia, que tragam a saúde mental para o centro dos debates e reduzam a ansiedade, estresse, depressão e esgotamento, que são os fatores que impactam diretamente a produtividade no home office.

O auxílio em questão busca transformar a saúde mental dos colaboradores organizacionais por meio de serviços de apoio online, palestras sobre saúde emocional, sessões de ioga, meditação, reuniões em grupo, atendimento psicológico, bem como outros serviços que diminuam o estresse e a sensação de insegurança e potencializam a empatia, trabalhos em equipe, acolhimento, bem-estar, comunicação e como resultado melhorem a qualidade de vida do colaborador.

Dessa forma, somado a isso, pode-se afirmar que o auxílio terapia, se for bem aplicado, irá trazer retornos muito positivos para a empresa em si, pois ele tende a beneficiar tanto funcionários remotos quanto os presenciais, isto é, ele tende a ser bom tanto para o período atual quanto para o posterior a pandemia, ou melhor dizendo trará resultados benéficos de curto, médio e longo prazo. Assim, tendo em vista os resultados esperados e citados no parágrafo anterior ele acabará gerando na empresa um ambiente mais confortável e saudável de se fazer parte, trabalhando também a retenção e a atração de talentos.

Plano de saúde ao Pet:

Esse benefício é incluído em nosso plano, pois com o aumento da frequência das pessoas em suas casas gerado pelo home office, surgiu uma maior responsabilidade em relação a atenção a ser dada para seus amigos pets. Nesse cenário, em que os bichos se sentem mais agitados na presença de seus donos e estes precisam conciliar o trabalho, atividades cotidianas e os cuidados com seus bichinhos, o plano de saúde ao pet aparece como apoio ou até mesmo uma solução, tendo em vista que são oferecidos tanto os cuidados básicos, por exemplo, consultas, vacinas e exames como os cuidados que necessitam de especialistas, como, acompanhamentos integrais (alimentação, lazer, atividades físicas), internações e cirurgias.

Desse modo, convém frisar que assim como os seres humanos precisam de acompanhamento médico e cuidados periódicos, os animais de estimação também necessitam e o plano de saúde ao pet, por conseguir abranger isso de uma maneira menos complicada acaba por servir de motivação para os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com