TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas no Setor Público

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1][pic 2][pic 3]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

IEAD – Instituto de Educação a Distância

[pic 4][pic 5][pic 6]

CURSO: Bacharelado em Adm. Pública DISCIPLINA: Gestão de Pessoas no Setor Público DOCENTE: Patrícia Santos Costa

DISCENTE: Sílvia Eliane da Silva Sousa

Atividade 4.

  1. O que são grupos?

Para Hollenbeck (2009), grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pelas outras e mesmo existindo as normas institucionais que de forma homogênea estabelece as regras internas permitidas e não permitidas, os grupos, mesmo que de maneira informal e até inconsciente, exercem forte influência sobre os indivíduos. Considerando os grupos no ambiente organizacional, analise as afirmações:

[pic 7]

Os grupos se subdividem em grupos formais e informais, segundo Oliveira (2006) afirma que os grupos informais são aqueles que surgem das relações sociais entre os membros da organização de forma espontânea e, portanto não possuem uma representação formal. Dentro dos grupos formais existem os grupos informais e um mesmo indivíduo pode pertencer a diversos grupos informais.

  1. O que são equipes?

As equipes de trabalho são de suma importância aos gestores das organizações elas podem, pois são realizadas inúmeras atividades. Atividades essas que são geralmente formais, que fazem parte da estrutura de uma organização, mas, há outros tipos de equipes:

[pic 8]

[pic 9]

As equipes formais do tipo horizontal - são compostas de profissionais de vários departamentos com informações diversas para cumprir em uma missão especial, normalmente eles estão no mesmo nível hierárquico.

Nas equipes virtuais são utilizados a tecnologia da informática para comunicação e interação de seus membros.

  1. Defina Eficácia, efetividade e eficiência:

Eficácia – Alcance de metas no tempo especulado, significa alcançar os resultados obtidos.

Efetividade – É resultado concreto, ou às ações que fizeram acontecer esse resultado concreto.
Desta forma, a gestão eficiente e eficaz está relacionada à capacidade administrativa e de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, com economia de energia e tempo, exigindo assim, o planejamento e o gerenciamento dos recursos humanos, dos materiais, dos recursos financeiros, de forma efetiva.

Eficiência – Capacidade do gestor em administrar de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, produzir o máximo com o mínimo de desperdício; produtividade operacional.

[pic 10]

  1. Defina Gestão por Competências:

Gestão por Competências – Pode ser representado como uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionais que são utilizados pelas organizações. O objetivo deste modelo de gestão é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso organizacional, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos, além de ser uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com