TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas no Setor Público

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

    UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ALUNA:  Valkenea Conceição Silva

                      

DISCIPLINA: Gestão de pessoas no setor público

POLO: Itaocara                MATRÍCULA:  19113110049

ATIVIDADE À DISTÂNCIA I – AD1

QUESTÃO 1

         De acordo com os autores, Mendes e Teixeiras (2000) esse modelo busca aproximar agências públicas, privadas e inovações gerenciais por meio da realização de parcerias como por exemplo o programa de qualidade total, baseado na lógica do empreendedorismo. Segundo esses autores tudo isso em razão de uma sociedade tecnológica, ou seja, com tecnologias cada vez mais avançadas e presente surge uma população em rede; ainda vigente para esses autores torna-se necessária readaptá-la à medida em que vai havendo crescimento populacional, surgimento de novas tecnologias e estrutura demográfica como o caso de envelhecimento da população.

        Decorrente desse cenário surge uma nova exigência,  o que denominou-se de Gestão Estratégica; esse modelo tem sido amplamente utilizado pelas organizações e vem se aproximando cada vez mais do setor público. Tal modelo de gestão caracteriza-se por acrescentar valores pessoais e organizacionais, por seu desenvolvimento tecnológico informacional acelerado, por empresas virtuais e diversas outras mudanças que integram os desafios da gestão de pessoas no setor público.

QUESTÃO 2

        Iniciado em 1924, a experiência em Hawthorne na Fábrica de Western Eletric company (Califórnia – EUA) deu inicio a um estudo que tinha por objetivo identificar a influência das condições físicas de trabalho na produtividade e na eficiência dos trabalhadores. Inicialmente achava-se que esses aspectos estavam associados somente a fatores físicos e econômicos, no entanto com a realização da pesquisa puderam constatar que o nível de produção é intensamente associado à expectativa do grupo com relação a benefícios, motivação, atenção que recebem da organização e etc.Tal estudo marcou o inicio do movimento de relações humanas, tirando parte do foco da produção passando a priorizar também as relações pessoais nas organizações.

QUESTÃO 3

  • Abrangência territorial
  • A história “ posição paternalista “ com relação aos servidores
  • Restrições orçamentárias
  • Necessidade de legislação pertinente
  • O desespero profissional da maioria dos servidores públicos
  • Desvios de verba
  • Os custos operacionais alto devido à magnitude de própria máquina administrativa
  • A duplicidade de programas e projetos
  • O não cumprimento dos planos do governo

QUESTÃO 4

          Excelência dirigida ao cidadão: Diz respeito ao direcionamento dos princípios constitucionais da administração pública estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal  (BRASIL 1988). Determina  atenção prioritária aos cidadão e suas formas de representar.

Legalidade: Deve obedecer estritamente à lei, os órgãos e as entidades públicas. ]

Moralidade: A gestão pública deve ajustar-se a um código moral de aceitação públicas

Publicidade: São públicos todos os atos e fatos da administração pública.

Eficiência: Com sentido contrário ao empregado no setor privado, essa com relação ao âmbito público propõe ações e atividades que visam contribuir para o bem comum e não somente para a qualidade associado à redução de custos.

QUESTÃO 5

       “ Marcelino (2003. p. 644) declara que essas organizações traziam […] maior agilidade e flexibilidade, melhor atendimento às demandas da sociedade e do estado, facilidade de obtenção de recursos e, naturalmente facilidade de recrutamento, seleção e remuneração de pessoal”.

QUESTÃO 6

 

   De acordo com Marconi (2005) as estratégias de planejamentos são:

Objetivo da política de recursos humanos no setor público, que diz respeito ao alcance de perfil esperado para â força de trabalho em razão de uma gestão que visa atingir resultados e atendimento satisfatório ao cidadão

   A força do trabalho define não só o perfil citado á cima mas também a quantidade de servidores e alocações necessárias. Podemos destacar abaixo os principais aspectos que uma politíca de recursos humanos deve contemplar:

  • Recrutamento: Para que as pessoas contratadas tenham o perfil desejado deve ser eficiente e mais rigoroso possível.
  • Estrutura de carreira: Crescimento profissional capaz de estimular o servidor à buscar melhorar seu desempenho e capacitação.
  • Estratégia de capacitação: Associado ao aprimoramento constante das forças de trabalho, buscando que novos e atuais servidores atinjam o perfil esperado.
  • Estrutura de avaliação: Tem por objetivo verificar e identificar o desenho e as necessidades de capacitação associada ao progresso do servidor público.
  • Estrutura de incentivos: Remuneração financeira capaz de incentivar o servidor a prestar os serviços adequados á organização, podendo essa cobrá-los por isso.
  • Estratégia de realocação e redistribuição: Visa preencher de forma adequada o quadro de servidores possibilitando alcançar o quantitativo e o perfil desejado para cada área organizacional.

QUESTÃO 7

      De acordo com o livro da disciplina Gestão de pessoas no setor público, essa flexibilização é menor em decorrência de toda uma burocracia empregada aos cargos públicos podendo essa diminuir de acordo  com cada cargo. Dessa forma quanto mais segmentados e especializados mais fácil de ser escrito em lei,  à isso podemos denominar de Especialização.

   Bergue (2007), Afirma que esse processo tem por principal consequência o mal funcionamento dos exercícios administrativos; tendo em vista que quanto mais burocrático mais lento se torna as tarefas o que acaba por prejudicar o trabalho e impedir a realização de novas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com