TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas no Setor Público

Por:   •  3/3/2023  •  Exam  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

AD1

1) O modelo gerencialista de Administração Pública tinha como objetivo trazer mais eficiência para o serviço público. Trata-se de um modelo normativo (baseado em leis), que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública. O modo de atuação do modelo gerencial parte da definição clara de quais são os objetivos da administração pública, além de prezar pela autonomia dos gestores e funcionários públicos.

Como características podemos citar a realização de parcerias entre agências públicas e privadas, a utilização de técnicas da iniciativa privada para o setor público (inovações gerenciais), tais como os programas de qualidade total, usando a lógica do empreendedorismo, a satisfação do cidadão-cliente, a melhoria contínua, a flexibilização de rotinas e procedimentos operacionais, a maior participação dos servidores nos processos decisórios e a valorização do gerente no lugar do administrador burocrático, a descentralização administrativa, a profissionalização dos servidores públicos, a ampliação cada vez maior do uso das tecnologias.

2) A experiência de Hawthorne consistia em investigar a influência das

condições físicas de trabalho na produtividade e eficiência dos trabalhadores em uma fábrica da empresa Western Eletric Company, de Chicago.

No primeiro estágio da pesquisa foram feitos experimentos com a iluminação, onde o nível de luminosidade da fábrica era alterado. Nada foi constatado, pois os trabalhadores sabiam que estavam sendo observados, isso significava que a direção da organização estava mais interessada e preocupada com eles. Na segunda fase da pesquisa, mulheres foram colocadas para trabalharem num local diferente, numa sala menor de relés elétricos, com iluminação mais intensa, pagamento diferenciado, com direito a pequenos intervalos de descanso e lanches, assim foi observado que as trabalhadoras produziam mais nessas condições, pois estavam mais satisfeitas, em seguida entrevistaram os trabalhadores para saber suas opiniões em relação às punições e formas de pagamento, quando descobriram a presença de organização informal dentro da organização formal.

Por último, os pesquisadores passaram a analisar essa organização informal, realizando pagamentos de

acordo com a produção do grupo e não mais individualmente, foi então observado que

os trabalhadores se tornaram mais solidários entre si, cooperando para a maior produção

do grupo.

A conclusão foi que a produtividade pode ser mais intensamente afetada por fatores

psicológicos e sociais do que por influências físicas, bem como que o nível de produção é intensamente determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios e pela atenção que recebem da organização e pela interação com seu grupo informal.

3) Com relação às ações e dimensões que de pessoas, Olivier cita:

A abrangência territorial

A histórica “posição paternalista” em relação aos servidores

dificultam o planejamento estratégico

As restrições orçamentárias

A necessidade de legislação pertinente

O despreparo profissional da maioria dos servidores públicos

Os desvios de verba

Os custos operacionais altos devidos à magnitude da própria máquina administrativa A duplicidade de programas e projetos

O não cumprimento dos planos de governo.

4) -Excelência dirigida ao Cidadão: Estabelece atenção prioritária ao cidadão e suas formas de representação.

-Legalidade: Obediência restrita à lei pelos órgãos e entidades públicas.

-Moralidade: Um código moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com