TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  11/5/2016  •  Dissertação  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 1


1

Cite quais foram as Eras da Qualidade e como caracterizou-se cada período?

Peso: 3.0

As Eras da qualidade são quatro:

  • Era da Inspeção
  • Era do controle estatístico da qualidade
  • Era da Garantia da qualidade
  • Era da qualidade total

Os períodos da qualidade são sete, caracterizando-se como segue:

Período da Antiguidade

        Este período caracterizou-se pela alta qualidade e por padrões para artes em geral e a arquitetura de extrema precisão na Grécia e em Roma. Os profissionais participavam de todo o ciclo do produto, fabricando, inspecionando, vendendo e entregando, os produtos eram personalizados e se tornavam caros, ainda não existia uma metodologia de inspeção pré definida e a mesma era realizada no momento em que o defeito aparecia.

Período da Idade Média

        Este período caracterizou-se pelo aparecimento dos primeiros operadores de controle da qualidade, necessidade que foi gerada a partir do crescimento das pequenas empresas e diversificação de suas linhas de produção.

Período de 1900 a 1930

        Este período caracterizou-se pelo aparecimento dos supervisores de controle da qualidade, neste período são formulados conceitos muito relevantes, que perduram até os dias de hoje, como: Probabilidade de aceitação, fração defeituosa tolerável e nível de qualidade aceitável. Também começam a surgir os primeiros métodos de controle estatístico da qualidade.

Período das décadas de 1930 e 1940

        Estas décadas são caracterizadas pelo desenvolvimento de forma consistente das aplicações estatísticas nos processos produtivos, dando início a popularização de conceitos como os gráficos de controle e a aceitação por amostragem, na Inglaterra são criados padrões para produtos e serviços e nos Estados unidos são regulamentados diversos produtos, sobretudo em termos de higiene e segurança. Há a estruturação de planos de amostragem, a preocupação com recursos humanos e a estruturação dos processos motivacionais.

Período dos anos de 1950

        A década de 1950, é caracterizada pela solidificação, disseminação, reconhecimento e popularização dos sistemas e métodos da essência conceitual do controle da qualidade já existentes e aplicados, introdução de técnicas de controle de processos, conceitos revolucionários e implantação em outros países de modelos de controle de qualidade.

          

Período dos anos de 1960, 1970 e 1980

        Estas décadas são caracterizadas pela extensão do conceito básico da qualidade para novos horizontes, principalmente nos métodos e estratégias que viabilizavam a produção e qualidade em função de bens e serviços, criação do TQC, criação do modelo americano de defeito zero, abordagem Sistêmica, Controle da Qualidade Participativo, início de estudos sobre os custos da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com