TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  17/10/2017  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma sociedade onde o cidadão é satisfeito com o atendimento do serviço público, quando se trata de indicadores da qualidade no setor; se torna um parâmetro considerável para avaliação das boas práticas de governança e da administração pública. Resultando em transparência e eficiência para todos.

Nos dias de hoje, os setores públicos trabalham com a gestão de resultados, segundo o que se aplica no setor privado. Os resultados obtidos, no setor público, significam os interesses e demandas dos cidadãos como forma de indicadores de qualidade. No entanto, é preciso criar essa prática, já que governos, políticas, programas e projetos não são auto orientados para gerar resultados, e sim criados e executados para o bem comum. Portanto é preciso avaliar os efeitos gerados, como forma de convergência e estratégia do governo como forma de aprimorar a gestão.

Como aplicar indicadores da qualidade no setor público?

Ao aplicar os indicadores de qualidade no setor publico, vale ressaltar que a mensuração da produtividade, pois os indicadores de qualidade no poder público são diferentes do setor privado. Todos os indicadores representam uma evolução de forma quantitativa através do desempenho dos negócios, segundo qualidade dos produtos e serviços, participação e motivação de seus colaboradores. Boa parte desses dados é inserida na Auditoria de Gestão, que de acordo com o estudo “Auditoria de gestão: utilização de indicadores de gestão no setor público”, apresentam meios de prestações de conta para um governo mais transparente.

Para realizar o estudo é necessário utilizar corretamente os indicadores da qualidade:

  • O que será medido?
  • Qual é a informação necessária?
  • Quais são os valores de comparação ou referência?
  • Como será obtida a informação?

Serviços públicos e sua excelência são conquistados com uma prestação de qualidade, que possam atender com o menor consumo e recursos todas às necessidades do cidadão. Com a aplicação de indicadores de qualidade, permitem a melhoria contínua resultando em medidas e procedimentos, de forma a medir a qualidade e não a controlá-la.

Esse resultado pode auxiliar na capacidade gerencial, aumentando a margem de ações por parte do gestor na implementação do programa de qualidade, permitindo a identificação das estruturas sociais, políticas e culturais que podem interferir na implementação do programa de qualidade, novamente contribuindo para o aumento das possibilidades de ação gerencial por parte do administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com