TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  3/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

FERRAMENTAS DE QUALIDADE EM AÇÃO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. GRÁFICO DE PARETO....................................................................................................4

2.2 PDCA..................................................................................................................................5

3 CONCLUSÃO........................................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

As ferramentas de qualidade auxiliam muitas empresas a identificar os principais problemas encontrados dentro das organizações e a verificar qual a melhor estratégia para solucioná-los. Elas norteiam as empresas na melhor tomada de decisão. Muitas empresas aplicam essas ferramentas no seu dia a dia usufruindo dos benefícios que elas proporcionam. Essas ferramentas são classificadas em quantitativas e qualitativas. Vejamos abaixo:

* Ferramentas Qualitativas – Brainstorming, Folha de Verificação, Diagrama de Causa e Efeito, Matriz GUT, Fluxograma e 5W-2H-1S.

* Ferramentas Quantitativas – Gráfico de Pareto, Diagrama de Dispersão, Histograma e Gráficos de Controle.

Apresentaremos a seguir, na prática, a utilização de algumas delas para melhor exemplificação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. GRÁFICO DE PARETO

Com o Gráfico de Pareto podemos observar quais problemas e como os mesmos afetam negativamente o desenvolvimento e o desempenho dos colaboradores. Vejamos abaixo:

Com a apresentação do gráfico é visível identificar que a comunicação vem sendo um dos principais problemas dentro da organização e o mesmo também gera a falta de transparência, os ruídos e as fofocas. Uma comunicação ruim acarreta na desmotivação dos colaboradores.

Para resolver tais problemas é necessário que sejam realizados feedbacks entre as equipes, canais de sugestões e melhorias, além de reuniões presenciais. Os meios de Comunicação também precisam ser reavaliados para tratar onde estão acontecendo essas falhas.

Outro problema é a relação com a Liderança, muito comum também nas empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. Grande parte dos problemas com o líder é decorrente da falta de comunicação. A relação entre ambos deve ser trabalhada de forma a desenvolver um espírito de equipe, onde haja compreensão, cooperação e colaboração.

Nesse intuito é preciso analisar onde está havendo o problema. Se caso for com a Liderança será preciso trabalhar suas técnicas de abordagem com treinamentos de Coaching. Se o problema encontrado acontece entre os colaboradores é preciso identificar se há interferência pessoal além da profissional. E para a tratativa também será utilizado o recurso de treinamentos, além de conversas com os colaboradores.

Com isso esbarramos também em mais um problema que é a retenção dos colaboradores. Muitas empresas encontram bons profissionais com ideias visionárias e inovadoras que contribuem para melhorias nos processos. Mas infelizmente eles não veem espaço para liberar essas ideias e acabam se encontrando num ambiente limitado. E o que eles fazem? Procuram externamente como desenvolver essas ideias, e a empresa acaba perdendo um talento.

Para solucionar esse problema é preciso criar programas internos de melhoria de Gestão e Processos, onde os colaboradores apresentam ideias e sugestões bem elaboradas contribuindo positivamente para a empresa. Mas os colaboradores também saem lucrando nisso, com esse programa as melhores ideias além de serem executadas, o colaborador recebe uma recompensa, uma gratificação pela contribuição. Ou seja, é mais uma forma de motivar e manter esses colaboradores.

Vimos até então como as empresas de pequeno e grande porte podem usufruir a seu favor da ferramenta Gráfico de Pareto. Agora veremos um pouco sobre outra ferramenta:

2.2. PDCA

Através da ferramenta qualitativa PDCA podemos solucionar tais problemas identificados na organização. Vejamos sua implantação:

Planejamento: O primeiro passo a ser feito é a identificação do problema em questão, em nosso setor administrativo o problema na comunicação, retenção de talentos e o difícil relacionamento com a liderança foram os problemas que mais se evidenciaram. A partir dessa constatação, foram elaboradas as soluções de melhorias para cada caso.

Desenvolvimento: Colocaremos em prática todo o planejamento feito. Em relação aos ruídos na comunicação, temos que tratá-los com sua devida importância, visto que informações errôneas podem acarretar problemas graves na organização. Por isso, reuniões presenciais são de suma importância, pois através dela conseguimos identificar as reais dificuldades para assim conseguirmos sanar essa problemática. Além disso, também devemos investir em feedbacks frequentes, reuniões com pautas definidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com