TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina:

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: implantação de um plano de ação para uma empresa especializada no fornecimento de insumos.

Introdução

A empresa Super Insumos foi fundada no início do século XXI, especializada em insumos, construiu parcerias com as mais importantes organizações industriais do País. Com sua vasta experiência adquiriu ao longo dos anos grande capacidade de inovação para atender os desafios do mercado, com profissionalismo, solidez e de forma socialmente responsável. Com sua inclusão no Programa de Desenvolvimento de Fornecesdores da Mega Aço Empreendimentos, trouxe desafio para seus líderes, uma vez que a empresa enfrentaria uma alta demanda no fornececimento de insumos. Para isso realizaram uma reunião com o intuito de melhorar a gestão, identificando as seguintes áreas a serem tratadas:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Com base nos assuntos acima elencados a seguir será apresentado o plano de ação para superar as questões levantadas na última reunião, e atingir os objetivos da alta gestão.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Segundo o pesquisador William Edwards Deming (1990-1993) uma de suas definições de qualidade é a satisfação do cliente em primeiro lugar. Ainda, o estatístico contribuiu com seus 14 pontos das diretrizes na Gestão da Qualidade. As diretrizes foram adaptadas no livro Gestão da qualidade: Teoria e Caos pelos autores CARVALHO e PALADINI (2012) são elas:  

“ 1. Crie constância de propósitos em torno da melhoria de produtos e serviços, buscando tornar-se competitivo, manter-se no negócio e gerar empregos. 2. Adote uma nova filosofia. Estamos em uma nova era econômica. Gerentes ocidentais precisam assumir o desafio, aprender suas responsabilidades e liderar o processo de mudança. 3. Acabe com a dependência da inspeção como forma de atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade do produto em primeiro lugar. 4. Elimine a prática de priorizar negócios com base no preço. Pense em minimizar o custo total. Caminhe no sentido de um único fornecedor para cada item e estabeleça um relacionamento de longo prazo, baseado na lealdade e na confiança. 5. Melhore constantemente o sistema de produção e de serviços, aprimorando a qualidade e a produtividade, e assim sempre diminuindo os custos. 6. Estabeleça o treinamento no trabalho (on the job). 7. Estabeleça a liderança (veja ponto 12). O objetivo da supervisão deve ser ajudar trabalhadores e máquinas a fazer o trabalho melhor. 8. Elimine o medo, assim todos podem trabalhar efetivamente para a organização. 9. Quebre as barreiras entre os departamentos. Pessoal de pesquisa, projeto, vendas e produção devem trabalhar juntos, como uma equipe. 10. Elimine os slogans, exortações e metas para a força de trabalho, tais como defeito zero (zero defects) e novos níveis de produtividade. Tais exortações apenas criam um ambiente de adversidade, pois as causas da baixa qualidade e produtividade pertencem ao sistema, indo além do poder da força de trabalho.  Elimine as quotas de trabalho no chão-de-fábrica. Substitua por liderança. Ê Elimine gerenciamentos por objetivos. Elimine por números e metas numéricas. Substitua por liderança. 11. Remova barreiras que impedem os trabalhadores de sentirem orgulho de seu trabalho. 12. Remova barreiras que impedem os gerentes e engenheiros de sentirem orgulho de seu trabalho. Isso significa abolir os índices anuais ou de mérito por objetivos. 13. Institua um vigoroso programa de educação e automelhoria 14. Envolva todos da organização na tarefa de alcançar a transformação. A transformação é tarefa de todos.”

As diretrizes de DEMING são de grande importância para empresas, uma vez que se tratam de um passo a posso para melhorar a gestão das empresas atualmente.

E para obtenção da qualidade, bem como de uma melhoria continínua estruturada nas empresas, podemos utilizar a ferramenta PDCA (Ciclo de Shewhart) criado pelo físico Walter A. Shewhart (1891- 1967) em 1930. Porém, DEMING reconheceu que o cliclo trazia melhoria para a produção, segundo os autores ANTÓNIO e TEIXEIRA (2007) ele acreditava na abordagem quantitativa e sistemática para identificação e solução dos problemas, o denomidado ciclo Plan, Do, Check e Act (PDCA), ou seja, Planejar, Executar, Verificar e Agir.

 Desta forma, o PDCA é uma ferramenta de gestão para obtenção da melhora na qualidade de produtos e processos.

Aplicando as quatro etapas do clico nas questões levantadas pela empresa Super Insumos, temos como:

1ª etapa: elaborar um plano observando os objetivos, as metas e as ações solicitadas pela emrpesa. Temos como objetivo atender a demanda da empresa com qualidade dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos. Como metas temos todas as questões levantadas pela diretoria. Já as ações serão demonstradas e analisadas no decorrer do presente plano de ação.

2ª etapa: aqui iremos executar o plano determinado na primeira etapa. Divulgando o plano para todos os colaboradores da empresa, auxiliando no processo de mudança, bem como para treinar e capacitar quem for necessário.

3ª etapa: serão estudados e analisados os dados adquiridos na execução do planejamento, permitindo as adequações necessárias na prática para se obter os melhores resultados do plano de ação.

4ª etapa: sendo a última etapa, aqui serão aplicadas as ações da etapa anterior, ou seja, as novas adequações no plano, bem como serão padronizadas as ações para criar um procedimento para a execução.

Após todas as explicações sobre a aplicação do ciclo PDCA, e com os objetivos e metas definidas, verifica-se a necessidade da aplicação de outra ferramenta a chamada benchmarking. Nas palavreas de RODRIGUES (2014) Benchmarking é uma técnica de busca continuada da melhoria através de referenciação com o melhor e com os concorrentes. E ainda explica que:

“Esta prática passou a ser uma rotina nas organizações que buscam melhores resultados. Elas passaram a identificar os referenciais de excelência (Benchmark) e a realizar as devidas comparações com estes referenciais (Benchmarking). Assim é possível saber onde se encontram com relação aos concorrentes diretos e aos de melhores desempenho em atividades similares. Os dados comparativos e as informações sobre referenciais de excelência proporcionam um estímulo-chave para melhoria e fornecem informações para definição de metas, além de alertarem as organizações para as ameaças da concorrência e novas técnicas” (RODRIGUES, 2014,p.209)

Ainda, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em seu e-book #14 BENCHMARKING (2017) esclarece que o benchmarking não é um programa, que tem começo, meio e fim. Ao contrário, é um processo gerencial e, portanto, repetitivo e contínuo que requer um planejamento adequado e uma execução estruturada para obter e incorporar as melhores práticas e os melhores desempenhos existentes dentro e fora do mercado da organização.

Diante disso, utilizaremos a ferramenta nas questões apresentadas pela Super Insumos para buscar excelência nos problemas elencados pela diretoria. Para tanto utilizaremos a metodoligia desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade (FQN 2017), onde são aplicados cinco passos, são eles: planejar, coletar, analisar, adaptar e melhorar.

No primeiro passo temos que definir o objetivo da equipe, entender objeto do estudo e selecionar organizações de referência. Por consequinte, no segundo passo definir métodos de coleta, coletar dados e registrar conclusões. Já no terceiro passo identificar melhores desempenhos, determinar melhores práticas e projetar desempenho. No quarto passo adequar melhores práticas, comunicar resultados e definir metas e planos. E por fim, no quinto passo implementar melhorias, monitorar resultados e reavaliar referenciais.

 Desta forma, para aplicar a ferramenta acima foi utilizado o critério de melhor empresa para se trabalhar em 2022. Segundo a premiação Best Workplaces que reconhece as empresas brasileiras que se destacam como empregradora e valorização de funcionários pelo InfoJobs elegeu dentre as 50 empresas a Magazine Luiza como uma das melhores empresas para se trabalhar em 2022. Em consulta ao seite da empresa Magazine Luiza constatou-se que atualmente possui aproximadamente 40 mil funcionários, foi eleita pela segunda vez, conta com uma política de calor humano voltada a clientes e funcionários. Focam no enganjamento das equipes, com reunuões todas as segunda-feiras por todo país para compartilharem o rito semanal, divulgando metas, ações de sucesso e as correções necessárias. Contam com canal de comunicação interno chamado TV Luiza, sendo transmitidos a todos colaboradores. Oferece aos seus funcionários planos de saúde e odontológico, previdência privada com contrinuição adicional pela empresa, fornece linhas especiais de crédito, consórcio, academia, bolsas de estudos. Possui atenção especial aos funcionários com filhos, fornecendo acompanhamento personalizado para as grávidas, cursos online, e desconto para compra nos itens de bebê. Ainda, concede seis meses de licença-maternidade e 20 dias de licença-paternidade, e no retorno da licença as mães têm direito ao auxílio-creche.

Com foco na valorização por mérito, possuem campanhas internas como Funcionário Destaque Mensal, Prêmio Profissional do Ano, Campanha de Incentivo Anual Baseada no Modelo de Gestão e Prêmio Luiza Helena.

Como visto a empresa foca no bem-estar, na carrerira, na educação, na segurança do retorno pós maternidade, bem como no reconhecimento de seus colaboradores.

Utilizando os benefícios da empresa Magazine Luiza como base, sugere a Super Insumos a revisão de seus atuais benefícios aos colaboradores para implantar novos benefícios como planos de sáude com familiares como dependentes, um programa de bolsa de estudos para aqueles que queiram progredir na carreira, criar um convênio para facilitar a aquisição de bens por meio de consórcio ou empréstimo direto na folha de pagamento. Fornecer segurança para suas colaboradoras grávidas, para que possam aproveitar a licença-materniadade com tranquilidade sabendo que terão o emprego quando retornarem. E claro com base na cultura da empresa desenvolver uma premiação aos colaboradores mais enganjados, que inovam, criam e melhoram a prestação de serviços. Todas essas condições além de melhorar o enganjamento dos colaboradores, atrairão novos colocaboradores com ideias novas, melhorando o espirito de equipe, ainda, permitirão que os funcionários sintam-se parte da empresa, com suas ideias premiadas, sentirão valorizados e motivados a sempre buscar o melhor para empresa.

Posto isto, o próximo tópico a ser analisado são as causas dos problemas operacionais e, para tanto é indicado utilizar a ferrramenta Diagrama de Ishkawa, que segundo o artigo (2016) do site Ferramentas da Qualidade é usada para encontrar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas de um determinado problema, agrupados por categorias, que facilitam o brainstorming de ideias e análise da ocorrência. Como as causas são hierarquizadas, é possível identificar de maneira concreta as fontes de um problema.

Em outras palvras é uma análise mais profunda sobre o problema e suas possíveis causas, objetivando a resolução do problema. Conhecido como 6 Ms as causas são divididas em 6 categorias, sendo elas: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, método e medidas.

Com a ferramenta acima mencionada serão analisados os problemas levantados pela Super Insumos, iniciando com os insumos fora de especificação:

[pic 1]

Figura 1 – Diagrama de Ishkawa para análise de insumos fora da especificação

[pic 2]

Figura 2 – Diagrama de Ishkawa para análise da falta de conformidade na coleta de lixo

[pic 3]

Figura 3 – Diagrama de Ishkawa para análise da necessidade de implementação de um plano de auditoria interna.

[pic 4]

Figura 4 – Diagrama de Ishkawa para análise das metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada.

[pic 5]

Figura 5 – Diagrama de Ishkawa para análise das devoluções de lotos por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas.

[pic 6]

Figura 6 – Diagrama de Ishkawa para análise dos funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores.

[pic 7]

Figura 7 – Diagrama de Ishkawa para análise dos problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas pelas são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Com todos os problemas expostos por meio da ferramenta diagrama de Ishkawa foi possível averiguar os pontos negativos da empresa Super Insumos sendo possível definir um plano de ação para solucionar os problemas e elevar o nível de prestação de serviços da empresa. No plano de ação abaixo apresentado foi utilizada a ferramenta de gestão 5W2H:

AÇÃO

RESPONSÁVEL

PRAZO

ONDE

POR QUÊ

COMO

QUANTO CUSTA

solucionar: insumos fora de especificação

Dpto produção - Gerente

01/09/2022 a 31/10/2022

Setores: produção e compra e venda.

Para acabar com o gasto desnecessário e redução de custo no produto final.

Implementanção do processo de controle de compra; Avaliação da implementação e suas correções.

R$ 5.000,00 ao mês

solucionar: falta de conformidade com a coleta do lixo industrial

Dpto produção - Coordebador

01/09/2022 a 01/10/2022

Setores: operação

Para atender as diretrizes e colaborar com o meio ambiente

Implementanção das diretrizes para coleta, avalir e corrigir;

R$ 6.000,00 ao mês

implementar: plano de auditoria

Diretor Geral

01/09/2022 a 01/12/2022

Setores: contábil e financeiro

Fiscalização interna, controle do financeiro.

Contratação de profissional especializado em auditoria para verificação das contas da empresa.

Honorários contábeis R$ 30.000,00

Desenvolver metas corporativas e individualizadas

Diretor Geral

01/09/2022 a 31/10/2022

Toda empresa

para aumentar o resultado financeiro

Implementação de programa de gestão

R$ 2500,00 ao mês

solucionar: devoluções de lotes por falta de conformidade nas chapas metálicas.

Dpto produção - Gerente

01/09/2022a a 01/10/2022

Setor: produção

diminuir custos, satisifação do cliente

Implenetar processo para controle e avaliação na produção das chapas

R$ 10.000,00

desenvolver programa para valorização e motivação dos colaboradores.

Diretor Geral

01/09/2022 a 31/10/2022

Toda empresa

enganjar os colaboradores, aumento na qualidade da produção

Contratação de profissional para qualificação e treinamento dos gestores para motivarem suas equipes, e enganjarem seus funcionários.

R$ 20.000,00

desenvolver processo de expedição e da logistica das mercadorias

Dpto logistica - Gerente

01/09/2022 a 01/10/2022

Setores: expedição e logistica

garantir que a mercadoria chegue em segurança ao destino final.

Implementação de processo para controle e comunicação entre os setores de logistica e expedição.

R$ 12.000,00

Por fim, temos a ferramenta Seis Sigma que conforme o artigo publicado pela Endeavor Brasil é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

Os projetos serão definifos a partir da estratégia DMAIC, uma vez que é composto de cinco etapas:  D - Definir oportunidades; M - Medir processos; A – Analisar dados e conversão em informações que indiquem soluções; I - Melhorar: processos e obtenção de resultados; C - Controlar ganhos obtidos.

No presente caso aplicando a metodologia nos problemas de insumos fora de especificação, na falta de conformidade na coleta de lixo industrial, nas devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas, haja vista que não são de fáceis resolução e, ainda suas deficiências acarretam grandes consequências no desempenho da empresa, chegando até envolver uma equipe  com diversos profissionais para implementar os processos desenvolvidos.

Considerações finais

Atualmente as empresas tem a consciência da grande importância da gestão da qualidade em seus produtos e prestação de serviços, principalmente no que tange a evolução que a cada dia enfrentam e, ainda contam diariamente com as inúmeras concorrências sempre oferecendo um diferencial. E a Super Insumos verificando que sua prestação de serviços pode ser elevada a um nível de excelência para se manter competitiva e ainda se destacar no mercado como referencial.

Desta forma, foram analisados todos os problemas levantados pela diretoria, e em cada problema foi aplicado as ferramentas da gestão da qualidade como Ferramentas de benchmarking, diagrama de Ishkawa, 5W2H e Seis Sigma. Cada ferramenta localizou os pontos negativos, sendo possível visualizar as medidas que a empresa deve tomar em cada área. Salienta-se que todas as implentações necessitam de acompanhamento para que o plano de ação possa atingir a eficácia dos resultados e apresente produtos com qualidade e excelência dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da empresa Mega Aço. Com o plano em ação a Super ainda pode utilizar essas ferramentas para aplicar em qualquer demanda nova que chegar a empresa, para se adequar e até mesmo oferecer produtos de maior concorrência no mercado. 

Referências bibliográficas

LEAN BLOG. Ciclo PDCA: o que é e como ele pode melhorar seus resultados. Disponível em: https://terzoni.com.br/leanblog/pdca/?gclid=CjwKCAjwgaeYBhBAEiwAvMgp2j-gf-RrhimwmgBPjo1BNWi9iDK6wH0vtfPgGZ1H_aohpMZnkTYPGxoCCvoQAvD_BwE. Acesso em: 20/08/2022.

Best WorkPlaces 2022: confira as empresas reconhecidas. Premiação do InfoJobs, BWP, destaca as 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Disponível em: https://www.infojobs.com.br/blog/BWP_50_empresas_reconhecidas__16460.aspx. Acesso em 21/08/2022.

Magazine Luiza. Cultura e valores. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/show.aspx?idCanal=pTwUM2ztuB/VMoynqHP+6Q==. Acesso em: 21/08/2022.

Grupo Forlogic. Diagrama de Ishikawa. Disponível em: https://ferramentasdaqualidade.org/diagrama-de-ishikawa/. Acesso em: 22/08/2022.

ENDEAVOR BRASIL. Aprenda sobre o Seis Sigma e descubra sua relevância para melhorar o desempenho da sua empresa. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/seis-sigma/?gclid=CjwKCAjwpKyYBhB7EiwAU2Hn2QldoQo2inViMcDu14Yyv1Ff8UD5tQEeo8-GhYbzluiPw_MjsV3xHxoCa78QAvD_BwE. Acesso em 23/08/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (559.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com