TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade .

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Qualidade

Etapa 2 , passo 3

 

1.       Quais as ferramentas de qualidade e sua principal função?

2.       Apresentar um resumo de cada uma das ferramentas elencadas na questão anterior.

3.       Quais as sete novas ferramentas da qualidade e sua principal função?

4.        Apresentar um resumo de cada uma das ferramentas elencadas na questão anterior.

5.       Conceituar o controle estatístico de Processos (CEP)

6.       Elaborar o gráfico de CEP – Controle Estatístico do Processo, com base nos dados da tabela 2. Dados de Produção, apresentando um relatório explicativo do gráfico de CEP obtido por meio de dados da tabela.

7.       Conceituar o Método de Analise e Solução de Problemas (MASP).

RESPOSTAS

1. As ferramentas da qualidade são mecanismos simples para selecionar, implantar ou avaliar alterações no processo produtivo por meio de análises objetivas de partes bem definidas deste processo, tem como função envolver procedimentos em forma de diagramas ou gráficos, procedimentos numéricos, esquemas para desenvolvimento de atividades, para a realização de análises ou para tomada de decisão.

3. As setes novas ferramentas da qualidade são elas: Fluxograma, Folhas de Verificação , gráficos de Pareto, Diagrama de Causa, Histograma Gráfico ,Diagrama de dispersão e cartas de Controle .São um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria da qualidade e de produtos, serviços processos. A estatística desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, pôr uma razão muito simples, não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características.

4. A estatística oferece o suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados. Elas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares. É indicado que estes métodos sejam de conhecimento de todas as pessoas – desde o presidente aos colaboradores – e devem fazer parte do programa básico de treinamento. 

Fluxograma, representação  gráfica mostrando todos os passos de um processo, verifica como as diversas etapas do processo estão relacionadas entre si. Estratificação, o agrupamento de informações sobre vários pontos de vista, de modo focalizar a ação.

Folhas de Verificação, formulário usado para facilitar coleta e registros dos dados, no qual os itens a serem examinados já estão impressos.

Gráficos de Pareto, gráfico de barras verticais que evidencia a priorização de temas tem como objetivo concentrar esforços na área onde podem ser obtidos maiores ganhos.

Diagrama de causa e Efeito, Ishikawa ou espinha de peixe  , é um diagrama que relaciona os fatores envolvidos na produção de uma característica, ferramenta usada para apresentação existente entre um resultado e um processo e os fatores do processo que possam afetar o resultado.

Histograma, gráficos de barra no qual o eixo  horizontal  , em pequenos intervalos mostra valores assumidos por uma variável de interesse, para visualizar a forma da distribuição de conjuntos de dados, a localização do valor central e a dispersão.

Diagrama de Dispersão é um gráfico utilizado para visualização do tipo de relacionamento existente, aumentando a eficiência de métodos de controle de processos, detecção de problemas e planejamento de ações de melhoria.

Cartas de Controle, representação gráfica de uma característica de qualidade medida ou calculada para uma quantidade de itens em função do numero de amostra ou variável de tempo.

5. CEP pode ser definido como um método preventivo de se comparar continuamente os resultados de um processo com um padrão, identificando, a partir de dados estatísticos, as tendências para variações significativas, eliminando ou controlando estas variações com o objetivo de reduzi-las cada vez mais, conjunto de técnicas utilizadas para o controle da qualidade do produto durante cada etapa de fabricação.

6.

LOTE

MONTAGEM TRAVE TEMPO (MIN)1

MONTAGEM PÉS TEMPO (MIN)2

MONTAGEM

TOTAL TEMPO (MIN)3

QUANTIDADE PRODUZIDA

0

12

12

12

80

1

6

6

12

80

2

5,3

4,3

9,6

96

3

4,5

4,8

9,3

36

4

7,5

8,5

16

60

5

9,5

9,5

19

76

6

12,5

12

24,5

100

7

12,5

6,5

19

100

8

2,5

3,5

6

20

9

13

2,3

15,3

104

10

15

15

30

120

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com