TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tecnologia da Informação

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Tópicos desenvolvidos

As abordagens de ações estratégicas para a empresa Minas Móvel, envolvendo os tópicos são:

• Apresentação e Objetivo

• Serviços

• Produção

• Distribuição

• Considerações Finais

Apresentação e objetivo

Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções estratégicas para a empresa Minas Móvel, uma empresa de desenvolvimento de sistemas da informação que tem como principal objetivo apresentar aos seus clientes as mais inovações e soluções tecnológicas.

De acordo com Valle, 2015 “o papel da tecnologia da informação é apoiar as atividades dos negócios das empresas.” Basicamente entende-se que a área de TI precisa estar alinhada diretamente com a estratégia da organização, entender qual é a demanda de seu cliente e pensar conforme necessidade da empresa. Alinhando esse novo momento da Minas Móvel e o constante desenvolvimento das empresas na área de TI, foi observada a necessidade de buscas de novos negócios que complementem o trabalho já oferecido.

No momento, a Minas Móvel busca uma reformulação em seus serviços e para que possa atuar de modo mais competitivo no mercado atual e visando novos objetivos, a organização decidiu expandir seus negócios em uma área que ainda não tinha atuado: desenvolvimento de indicadores para análises gerenciais. A apresentação da proposta para os diretores da Minas Móvel será sobre os Indicadores de Performance (KPI’s).

A todo momento, as organizações buscam quantificar seu desempenho, sua produtividade e sua eficácia. Essa vertente traz conhecimento de negócio, bem como a análise do alinhamento dos indicativos conforme objetivo da empresa.

Desenvolvimento

Serviços

Ao definirem a necessidade a ser desenvolvida, a Minas Móvel deve atender às demandas de indicadores do cliente, manter seus processos, bem como utilizar as práticas reconhecidas pela ITIL, que hoje define a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos na área de TI.

Os serviços de KPI’s serão implementados junto a um sistema que permitirá por meio de alimentação dos módulos habituais a apresentação dos resultados pertinentes a cada área, alinhando todos os módulos de um ERP. Grande parte dos indicadores poderão ser apresentados ao final de cada mês. Com esse serviço haverá uma otimização por parte do grupo de analistas das organizações que muitas vezes poderão analisar as informações e desta forma automatizarão essa atividade.

Produção

Para que esse novo serviço possa ser oferecido aos clientes, será necessário estarmos alinhados com as boas práticas de TI. Usaremos como referência em serviços oferecidos a ITIL.

A ITIL foi criada para atender o governo britânico e promover a melhoraria de seus processos e hoje é uma referência para empresas desse ramo que buscam excelência em seus serviços. A principal vantagem dessa base de estudos é a definição do escopo do trabalho proposto por eles e com isso há uma maneira de agregar valor e qualidade nos serviços oferecidos. Usa-se dessa forma a base de critérios para se desenvolver as atividades. O ciclo de vida do serviço se divide em: Estratégia de Serviços de TI; Desenho de Serviços de TI; Transição de Serviços de TI; Operação de Serviços de TI; Melhoria Contínua dos Serviços de TI.

Com o foco no cliente e nos melhores serviços oferecidos, adotaremos os seguintes processos:

Etapa Proposta

Gerenciar a Disponibilidade Entender todos os relatórios utilizados pela organização.

Gerenciar a Capacidade Necessidade de assegurar ao cliente a estabilidade dos nossos serviços, apresentando precisão em relação ao nosso sistema e sua capacidade de atuação até em período de alta utilização.

Gerenciar a Segurança da Informação Apresentar aos clientes os serviços de nuvem das informações processadas.

Gerenciar a Continuidade dos Serviços de TI: Garantir o serviço de modo contínuo, bem como revisado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com