TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de estoque de uma micro empresa do setor farmaceutico

Por:   •  21/9/2018  •  Monografia  •  3.973 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

PLANEJAMENTO DE ESTOQUES DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO

Renata Vieira de Moura Rocha

(renatavieiramr@hotmail.com)

Orientador Técnico: Vanessa Alessandra Silva Braga

Orientador metodológico: Cleiton Geraldo Mendes Miranda

Coordenação de curso de Engenharia de Produção

[pic 1]

[pic 2]

Resumo: O presente trabalho apresenta de que maneira o planejamento de estoque pode contribuir para o controle e melhoria dos recursos de uma organização. Na empresa em estudo, foi realizada uma análise de suas estratégias de estocagem e posteriormente uma proposta de melhorias, apontando as estratégias de estocagem mais viáveis para a organização de acordo com sua demanda.

Palavras-chaves- Estoque, planejamento

  1. INTRODUÇÃO

Segundo SIMCHI-LEVI, David (2003). “As empresas que obtém maior sucesso são as que acompanham as mudanças que ocorrem de maneira frenética no mercado, uma característica primordial para o destaque de uma organização é a adaptabilidade que se refere a facilidade e agilidade de reagir e interagir com as mutações de forma competitiva.

Os empreendimentos necessitam organizar suas tarefas e processos objetivando a realização de metas, e o desenvolvimento contínuo das atividades, em que oferecem bens e serviços de forma produtiva, e para que todo este processo resulte eficientemente é preciso planejar estratégias de como disponibilizar os produtos e matérias da cadeia produtiva da empresa. Controlar e planejar estoques de matérias é garantir os itens necessários para sustentar as operações da empresa, que buscam constantemente reduzir custos e aumentar a sua eficácia, através do controle de estoques é possível alcançar esses objetivos.

O relatório apresentado tratará de abordagens sobre o planejamento de estoques, suas características e vantagens, em que foi realizado um estudo em uma microempresa do setor farmacêutico que atua no mercado de varejo com a comercialização de medicamentos e produtos de perfumaria. A empresa já está no mercado há 37 anos, localizada em um centro comercial na cidade de Betim – MG, foi coletado dados da atividade da organização, observando a maneira de estocagem aplicada pela empresa, as informações apuradas contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. No procedimento do trabalho será apresentado o diagnóstico da situação da empresa, e as estratégias disponíveis em literaturas que podem ser utilizadas para melhorar os resultados organizacionais na área de estoques, e conterá uma proposta de intervenção baseado nos métodos de estocagem, orientado para aperfeiçoamento e melhoria.

  1. JUSTIFICATIVA

Este estudo se justifica pela importância em observar e entender como a teoria disponível sobre o planejamento de estoques pode ser aplicado na prática dentro de uma organização.

O mercado exige que as organizações se enquadrem as normas e também se desenvolvam de acordo com a concorrência de maneira competitiva, e este estudo dispõe das estratégias atualizadas e a importância do controle de estoques para a organização, no qual os métodos devem ser aplicados e verificados constantemente para objetivar o crescimento da empresa, que contribui também para o desenvolvimento da economia e da sociedade. Planejar e controlar o estoque de matérias é garantir a disponibilidade dos itens necessários para sustentar as operações da empresa. E, também tentar reduzir os custos de estocagem, aumentar a eficiência dos controles de materiais estocados conciliando-os com o tipo de demanda, o que ainda hoje pode ser considerado um desafio para as organizações, pois exige visão estratégica de todo processo produtivo. Desta maneira será desenvolvido no trabalho estratégias para uma distribuição adequada de produtos de acordo com a demanda e com as vendas, e desta forma assegurar o desenvolvimento rentável da organização.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Sugerir melhorias para o planejamento e controle de estoques de uma microempresa do setor farmacêutico.

Objetivos específicos

  1. Verificar o atual método de estocagem utilizado pela empresa;
  2. Avaliar o nível de estoque adequado para empresa;
  3. Apontar estratégias de estocagem mais viável para a organização de acordo com sua demanda.
  4. Encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total, reduzindo os custos da empresa.
  5. Analisar as estratégias e objetivos da organização.
  1. REFERENCIAL TEÓRICO         
  1. Planejamento de estoques

De acordo com Ballou, Ronald (2006, p. 53) “O planejamento logístico procura resolver quatro grandes áreas de problemas: níveis de serviços, localização das instalações, decisões sobre estoques e transportes”.

Para Bowersow, Donald (2006, p. 201) os componentes de planejamento da cadeia de suprimentos formam as bases do sistema de informação para os fabricantes e comerciantes.

O planejamento de estoques é que deve observar e registrar os processos logísticos da organização, é através dele que são desenvolvidos os métodos de para criação de valor de uma empresa, em que são realizadas as tomadas de decisões que abrangem toda a organização, pois estoques representam valores parados, por isso é exigido bastante atenção em seu planejamento e seu investimento deve ser controlado relativamente ao nível de vendas

  1. Objetivo de estoque

Segundo Hong, Yug Ching (2009, p. 30) estabelecer os níveis de estoques e sua localização é uma parte do controle de estoques, o objetivo é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total. Em conformidade com Bowersox, Donald (2006, p. 202) o processo de estabelecer objetivos precisa desenvolver e comunicar um plano detalhado o suficiente para que possa ser operacionalizado. Os objetivos relacionados ao estoque devem estar uniformemente alinhados a estratégia e objetivos da organização, cada empresa executa suas atividades com base em seus recursos e capacidade de oferecer serviços e produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com