TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização é um fenômeno que acontece mundialmente

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

A Globalização é um fenômeno que acontece mundialmente , entre países do mundo inteiro . A Globalização é oriunda principalmente da evolução do transporte e de telecomunicações , assim fazendo com que encurtasse a distancia entre países no mundo inteiro .

Temos como dizer esse fato em relação de quanto demorava para ir para outro continente antigamente , um fato ocorrido nos EUA , China , Japão , quanto tempo levava para chegar ao conhecimento dos brasileiros ? , hoje a informação é em tempo real , indiferente do fuso horário .

O processo de globalização surgiu para atender o capitalismo , e principalmente os países desenvolvidos , assim encontrar novos mercados para comercializar , pois o mercado de sua venda estava saturado .

A globalização é o estado mais avançado do capitalismo , e tornou-se predominante no mundo inteiro , assim iniciou a era da globalização , principalmente econômica e comercial . Essa integração mundial na globalização ocorreu por dói fatores predominante , inovações tecnológicas e incremento no fluxo comercial  mundial .

As inovações tecnológicas que mais ajudaram para esse processo foram nas telecomunicações e na informática , promoveram o processo de globalização a partir de ( Telefonia Fixa , Móvel , Internet , Televisão , Fax , etc... ) . Assim podendo ligar o comércio no mundo inteiro entre todos países , continentes , indiferente  de sua localização ou distância .

O incremento do fluxo comercial mundial tem como principal o transporte marítimo , tendo como carregar uma quantidade enorme de carga , assim permitindo uma mundialização das mercadorias , podendo o mesmo produto ser encontrado em diversos pontos do Planeta .

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas no mundo inteiro .

As Multinacionais e Transnacionais que contribuíram para o processo de globalização , pois foram as pioneiras em comercializar seus produtos em diferentes países .

Outra faze da globalização que surgiu com o decorrer do tempo , foi a invenção de Blocos econômicos , países se juntaram para se fortalecerem  cada vez mais no cenário comercial cda vez mais competitivo .

O cenário atual do mundo dos negócios vem passando por contínuas transformações e essas influenciam significativamente o grau de competição entre as organizações. Com o avanço tecnológico e a abertura de mercado, as empresas em geral passaram a oferecer uma  gama maior de produtos e serviços, visto que os consumidores se tornaram mais atuantes e exigentes. O fácil acesso às informações viabilizou a busca das pessoas por produtos e serviços que satisfaçam plenamente às suas necessidades e desejos. Nesse contexto, as empresas perceberam a importância de focar o desenvolvimento de soluções para o mercado consumidor .

Assim, as novas categorias de serviços ganharam importância, com destaque para a de terceirização, cujos negócios vêm rapidamente se multiplicando, impulsionados pela busca obsessiva das empresas por redução de custos e melhoria do desempenho operacional.

Os negócios se transformaram em uma batalha constante para obter melhores recursos. Nesta luta estão incluídas as instalações, a tecnologia e as pessoas, com a finalidade de trabalhar da forma mais eficiente possível. A terceirização, como um processo de gestão moderno, assumiu o seu papel no cenário da Administração e vem contribuindo para o fortalecimento da competitividade, onde as organizações estão terceirizando serviços que não fazem parte do foco do seu negócio.

 O fenômeno nada efêmero da terceirização recebe, mundialmente, a denominação de Outsourcing, que trazendo do inglês significa “fonte de fora”. Trata-se da ação de uma empresa em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, terceirizada. Em outras palavras, Outsourcing é a transferência das atividades, conhecidas como atividade-meio, para uma empresa terceirizada. A diferença entre simplesmente subcontratar recursos e optar pelo Outsourcing, é que esse envolve o uso estratégico de recursos externos para desempenhar atividades que eram tradicionalmente desenvolvidas por colaboradores internos, com o objetivo de alcançar uma vantagem operacional pré-definida, que há pouco se resumiam em redução de custos ou pessoas.

Reestruturação, redução de pessoal e reengenharia das operações foram algumas das formas encontradas pelas empresas para se manterem competitivas e que tornaram o Outsourcing muito mais estratégico, isto é, focado no valor agregado, bem como na otimização dos recursos e competências centrais para atingir o crescimento .  O Outsourcing vem a ser a ferramenta estratégica para gerir o negócio de forma eficiente e eficaz, garantindo a rentabilidade da empresa. 

Na minha atuação de mercado que é na comercialização de Fios e Cabos de Cobre isolados , vou explicar o que aconteceu com o setor com a globalização .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com