TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa Covid

Por:   •  30/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo: 1 a 4

Aluno:

Turma:

Tarefa: Análise da Governança Corporativa durante o Covid-19

Contexto atual da sociedade indicada)

A Ambev é uma sociedade anônima de capital aberto dedicada à produção de bebidas como sucos, refrigerantes, água entre outros. Famosa principalmente pela produção de cerveja, controlando atualmente 69% do mercado no Brasil.

Nasceu em 1999 entre a junção das duas concorrentes a Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, e hoje carrega em seu portfólio marcas como Skol, Quilmes, Brahma, Guaraná Antarctica entre outras. 

Atualmente se faz presente em 18 países das Américas com aproximadamente 50 mil funcionários no total, 30 mil deles apenas no Brasil. 

Sua estrutura de governança corporativa se faz pelo Conselho de Administração (com suporte do comitê de operações, comitê de partes relacionadas, condutas de ocorrências, finanças e remuneração), pela Diretoria Executiva e pelo Conselho fiscal. 

Dependendo da gravidade da crise vivenciada, esse formato pode ser prejudicial, tendo em vista que cada setor já possui suas obrigações e demandas originais. O ideal seria a criação de um comitê de gestão de crises, para auxiliar o Conselho de Administração na gestão de eventos que possam impactar diretamente a empresa, como foi o caso do covid-19. 

Além de uma estrutura interna para o combate e análise dos efeitos da pandemia, é fundamental a criação de um canal de comunicação com seus clientes e investidores, mostrando na prática o que está sendo feito para evitar a contaminação interna de seus funcionários, projetos sociais para estender essa prevenção para a sociedade, e amenizar os efeitos da crise por exemplo. Também manter controle e divulgar os resultados dessas ações.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

Boas práticas de governança corporativa envolvem transparência, accountability, equidade e responsabilidade corporativa.

Transparência constitui em deixar disponível as informações relevantes às partes interessadas, independente de serem obrigados por lei ou regulamentos, não se limitando à demonstrativos

1

[pic 3][pic 4]

financeiros mas englobando qualquer dado que possa se relacionar diretamente a tomada de decisão gerencial, que se preserve ou otimize o valor da empresa.

Accountability se resume na prestação de contas de forma clara, concisa e tomando responsabilidade pelas atitudes tomadas pela organização.

Equidade nada mais é do que o tratamento justo das partes interessadas, tendo em vista seus direitos e deveres, tratando de forma igualitária e levando em consideração suas expectativas e diferentes interesses conforme a participação na empresa.

Responsabilidade corporativa é prezar pela saúde econômica da empresa, pelo desenvolvimento de seus colaboradores de forma geral além de minimizar possíveis impactos negativos que possam surgir, tudo isso se dá considerando o curto, médio e longo prazo.

Atitudes como essas elevam o nível de confiança dos acionistas, na B3 a Ambev se enquadra na categoria Novo Mercado, sendo atualmente a maior categoria no quesito de boas práticas de governança corporativa.

Práticas como, instalação de comitê de auditoria, compliance, controles internos de riscos, divulgação de informações adicionais, não possuir acumulação de cargos, entre outras práticas consideradas positivas pela B3.

Além da B3 a Ambev segue um conjunto de diretrizes estipuladas pela SEC, já que também está listada na NYSE.

Um exemplo de boa prática e transparência exercida pela Ambev, sem a imposição regulamentar, é a divulgação do seu rating (nível de risco atribuído por uma entidade classificadora de referência) o que enriquece seu relacionamento com investidores e demais interessados na organização.

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

Apesar de não ser caracterizada como uma empresa familiar, a Ambev possui em sua estrutura de governança corporativa medidas com o objetivo de estabelecer regras e procedimentos, a fim de evitar qualquer conflito de interesse que possam influenciar direta ou indiretamente os negócios da companhia.

Caso não haja essa preocupação, estipulando métodos e regras a serem seguidos, é comum uma empresa quando comandada por uma família se colocar como ”lei” no processo decisório, não levando em consideração os interesses de todos os participantes.

Se fosse o caso, a Ambev como uma empresa familiar, o ideal seria definir limites claros para as deliberações familiares, criando um conselho no qual avaliará o processo decisório de cada instrução a ser seguida. Quando membros da família podem ser sócios e também fazem parte da gestão, o potencial de conflito de interesses é bem alto, visto sua conexão com o senso de propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (728.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com