TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

A obra História da Administração conta todo o processo de desenvolvimento da evolução da administração, com estudos de civilizações antigas até os conceitos atuais, assim mostrando toda a sua influencia no mundo moderno das organizações.

De acordo com os fatos históricos relatados na obra, percebemos que mesmo sem terem um conhecimento cientifico, as primeiras civilizações já praticavam algum tipo de administração, com os reis e sacerdotes que cuidavam dos assuntos locais. Esse tipo de liderança já praticavam tinha algumas características da administração, como por exemplo os generais que planejavam, ordenavam e ensinavam seus soldados a utilizar as ferramentas para se prepararem para as guerras. Com o passar do tempo na Grécia surgi os conceitos de democracia, tendo a formação de governo, cidadania, ética, que certamente influenciou e indúsio na administração publica nos dias de hoje, com a filosofia dos principais filósofos da Grécia antiga, que são eles: Sócrates (470 a.C. -399 a.C.), Plantão (429 a.C. -347 a.C.) e Aristóteles (384 a.C. -322 a.C.). Assim terminando essa era com o Império Romano, com o líder Júlio Cesar, que foi um dos grandes estrategista de sua época.

Depois da queda do Império Romano, surgi a Idade Média, que tinha o comercio em volta da agricultura e o artesanato. Com reino de mais de 400 anos do feudalismo, cuja a riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos, com o passar do tempo o progresso e as grandes mudanças na sociedade que veio com novas técnicas agrícolas e mais urbanização, o sistema começa a se romper e assim surgi o capitalismo.

Com o passar do tempo vem a Revolução Industrial, que aconteceu através das mudanças que a Europa passava nos séculos XVIII e XIX. O principal fator para essa acontecer essa mudança, foi a substituição do trabalho artesanal para o assalariado e a troca de mão de obra humana por máquinas. No inicio do século XVIII, começa a ter um avanço na tecnologia, com as invenções do barco a vapor, surgimento da energia elétrica e muito mais. Foram fatores que fez com que abrangessem mais o mercado, ligando os principais comerciantes da época que eram os europeus, americanos e asiáticos.

No inicio do século XX, surgi a administração cientifica, que veio com a necessidade de uma teorização maior sobre os conhecimentos científicos, por conta da alta demanda da produção em massa. Assim surge o maior incentivador da administração cientifica, Frederick Winslow Taylor. Taylor tinha uma analise critica em relação a desperdícios na indústria, ele fez um estudo para combater o desperdício industrial, analisando os movimentos inúteis operacional, assim aplicando a forma mais adequada para tal execução, com isso ganhando tempo de produção, fazendo com que o operário produza mais no mesmo intervalo de tempo. Surgi também os métodos de trabalho, que já eram predeterminado aos funcionários, que já tinha um padrão de trabalho. As vantagens de ter um método de trabalho, era que a indústria tinha cada um funcionário qualificado para cada função, com isso os erros na execução diminuía, o tempo de execução era menor, os supervisores controlavam um numero maior de funcionários.

Diante de toda situação, com a evolução da administração, as organizações começam a ter a necessidade de serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com