TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

Por:   •  2/7/2020  •  Monografia  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO - CAMPUS PATROCÍNIO - POLO IBIÁ

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

INFORMÁTICA BÁSICA

PROF. VICENTE LUIZ DA SILVA JÚNIOR

BERNARDO MARCELO PEREIRA

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

IBIÁ-MG

MAIO/2020

BERNARDO MARCELO PEREIRA

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

Trabalho avaliativo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campus Patrocínio – Polo Ibiá, com o objetivo de pesquisar e apresentar a história da informática no decorrer de seu desenvolvimento.

Professor: Vicente Luiz da Silva Júnior

IBIÁ-MG

MAIO/2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 3

2 A IMPORTÂNCIA DOS CÁLCULOS ............................................................................... 4

2.1 As calculadoras mecânicas ................................................................................................ 4

3 PLANOS PARA O FUTURO .............................................................................................. 5

3.1 O sistema de operações binárias ....................................................................................... 5

4 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM AÇÃO .................................................................. 6

4.1 As máquinas da guerra ...................................................................................................... 6

5 O DESENVOLVIMENTO APÓS A GUERRA ................................................................. 7

6 A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET ............................................................................. 8

7 CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 9

REFERÊCIAS ....................................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

Antes de começarmos a falar sobre sua história, devemos ter conhecimento de o que é informática. Informática é um ramo científico, ou seja, uma ciência baseada no tratamento de informações através do uso de computadores e outros dispositivos eletrônicos, como a calculadora por exemplo. A informática está diretamente ligada à matemática e à comunicação, pois foi desenvolvida para realizar atividades relacionadas a isso. Vamos conhecer então sua evolução através do tempo.

2 A IMPORTÂNCIA DOS CÁLCULOS

Podemos dizer que a ambição do homem para ter facilidade nos cálculos matemáticos foi fundamental para o desenvolvimento da informática. A primeira régua de cálculo, criada em no início do século 17 por William Oughtred, era um equipamento essencial para os engenheiros. Só deixou de ser utilizada após a invenção das calculadoras eletrônicas, no final da década de 70.

2.1 As calculadoras mecânicas

Em 1642 a primeira calculadora mecânica foi inventada. Seu criador, Blaise Pascal, deu o nome de pascaline. Essa calculadora é considerada o primeiro computador analógico. Em 1673, foi construída outra calculadora baseada na de Pascal, entretanto ela possuía multiplicação, seu inventor foi um matemático alemão chamado Leibniz.

3 PLANOS PARA O FUTURO

Em 1822 foi projetado um computador mecânico. Para o projeto foi utilizado o método das diferenças. Quem elaborou foi um matemático inglês chamado Charles Babbage. Entretanto, o projeto não foi executado. O computador só foi construído no ano de 2002 em Londres. O nome dado ao computador foi Difference Engine N° 2.

3.1 O sistema de operações binárias

No século 19 foi desenvolvido um sistema algébrico baseado em operações de lógica matemática. Esse sistema é utilizado até hoje nos computadores modernos como base das operações computacionais. O nome dado a esse sistema foi operações binárias e seu criador foi outro matemático inglês chamado George Boole.

4 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM AÇÃO

É inevitável comentar sobre a história da informática e não mencionar a segunda guerra mundial, pois a comunicação foi um fator de destaque entre os países participantes. Essa comunicação se dava através de computadores e dispositivos eletrônicos desenvolvidos pelos investimentos na informática.

4.1 As máquinas da guerra

A Alemanha é um dos principais envolvidos na guerra e é claro que não ficaria para trás nos desenvolvimentos tecnológicos. Eles criaram a Enigma, uma máquina de criptografia eletromecânica com a funcionalidade de transmitir mensagens secretas.

Alan Turing foi um matemático muito importante na história da computação e ainda teve participação nessa guerra. Na Grã-Bretanha, junto com uma equipe, ele desenvolveu um equipamento computacional que decifrou códigos secretos alemãs.

Atualmente os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de potencias mundiais. Além de terem participado da segunda guerra, não poderiam ficar de fora dos desenvolvimentos. O Projeto Manhattan, responsável pelas bombas atômicas jogadas no Japão, também possuía computadores analógicos. Os EUA também foram responsáveis pela criação do Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador eletrônico digital. O projeto foi iniciado em 1943, realizado na Universidade de Pennsylvania e liderado por dois engenheiros estadunidenses, J.W. Mauchly e J.P. Eckart. Em 1946 o projeto foi finalizado e o Eniac já estava em ação. Ele era o equipamento mais poderoso de cálculo construído até então e já possuía uma programação avançada para a época.

5 O DESENVOLVIMENTO APÓS A GUERRA

Em 1970 uma empresa chamada Intel começou a produzir processadores que permitiam a criação de microcomputadores. Uma rede mundial de computadores estava se formando e posteriormente se tornaria a Internet.

Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs fundaram a Apple e no ano seguinte lançaram o primeiro microcomputador conhecido mundialmente, o Apple II. Hoje em dia a Apple é uma das maiores empresas produtoras de equipamentos tecnológicos do mundo, conhecida popularmente por seu modelo de Smatphone, o iPhone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com