TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Administração

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Facibra – Administração

Aluno: Vinicius Alves de Oliveira

Supervisor: Mauro Kloss

Data: 12/11/2018

A História da Administração

A teoria da administração dada a sua complexidade recebeu o nome de Elefante Gerencial. Esse nome é baseado na fábula dos cegos que ao tocarem um elefante, tinham distintas impressões sobre o mesmo, cada um deles baseado na parte em que tocavam, porém todos estando igualmente errados.

Nos primórdios da revolução industrial, a única pergunta que interessava aos empresários era:  “Como podemos aumentar a produtividade?”

Naquele tempo os empresários se valiam da arcaica teoria gerencial da recompensa e o castigo.

No século XVIII a explosão do consumo trouxe uma necessidade crítica de um aumento exponencial da produção dos bens de consumo.

Foi quando então Adam Smith sugeriu que a produtividade poderia ser aumentada com a Especialização de Funções. Grosseiramente isso requer um grande número de pessoas trabalhando juntas sem levar em consideração os custos humanos.

No início do século XIX os estudos do Engenheiro Industrial Taylor e do casal de pesquisadores Gilbert comporam um conjunto importante de descobertas que foram os primeiros passos da chamada Abordagem Científica, que baseada em pesquisa e observação buscava melhorar os processos de produção. Ainda na mesma época Henry Ford criou a linha de produção o que resultou em um conjunto de descobertas e métodos que foram por sua vez, os pilares da produção industrial.

Mais tarde Henry Fayol conseguiu identificar os elementos chamados princípios da Administração que são Planejamento, Organização, Liderança, Coordenação e Controle. Seus estudos compõe o que conhecemos como Abordagem Administrativa.

Após um extenso estudo feito pela General Electric com experimentações baseadas no impacto que uma melhor iluminação teria no rendimento dos trabalhadores em uma fábrica de componentes telefônicos, chegou-se a conclusão que os trabalhadores traziam melhores resultados se sentissem que a empresa se preocupava com o bem estar deles. Essa terceira descoberta fundamental para a ciência da administração ficou conhecida como Abordagem de Relações Humanas.

Nessa época o que se passava na cabeça do empregado passou a ser então uma grande preocupação os empresários.

Nos anos 60 o pensador McGregor publicou estudos onde falava sobre sobre dois pontos chamados X e Y, sendo X o lado negativo que considera o trabalhador preguiçoso e desmotivado e o Y mais otimista considerava o trabalhador alguém que deveria ser motivado por desafios. Essa linha de pensamento posiciona gerentes em algum ponto entre os dois extremos e tornou-se parte importante do conhecimento gerencial.

Ainda na década de 60 estudiosos da Universidade de Berkeley publicaram estudos sobre o que foi chamado Teoria das Expectativas que identificaram os Valores Individuais, A Proporção entre Performance e Recompensa e a Expectativa de Sucesso com sendo os 3 elementos para gerar Motivação nos trabalhadores.

Entretanto concluíram que devido a cada trabalhador ser único, os mesmos precisavam deixar claro seus objetivos individuais à gerência e uma vez considerados correspondentes aos objetivos gerais da organização, esses objetivos seriam medidores de desempenho individual do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com