TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES-BASE PLT

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES-BASE PLT

Saber identificar oportunidades é primordial para os empreendedores, pois empreender para muitos é uma tarefa arriscada, e na verdade, é. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. “Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

 Mitos do empreendedor idéia é revolucionária/seu produto é único/, não possui concorrentes/ e, que não quer falar sobre ele/, de não testá-lo com clientes em potencial/ ou com empreendedores mais experientes/, amigos.

 Apaixonado por sua idéia, não perder a visão analítica do negócio.

.

Vale alertar que uma idéia, sem seu desenvolvimento, sem sua implantação, e a construção em um negócio de sucesso tem pouca valia.

 Experiência de jovens empreendedores/, que apesar da idéia não souberam capitalizar sobre ela/ um empreendedor mais experiente que apesar de haver simplificado a idéia, diligentemente a desenvolveu e conquistou o mercado.

 Conhecer o mercado, ter visão do negócio, saber ser prático no momento adequado, souber avaliar suas deficiências, conhecendo seus concorrentes e protegendo sua idéia.

Quem são os concorrentes e os clientes que comprarão seu produto ou o serviço de sua empresa, qual o tamanho do mercado; se ele está estável ou não

. Se o empreendedor não conseguir responder a tais perguntas ele tem apenas uma idéia e não uma oportunidade de mercado.

Filion em 1991 elaborou um modelo que abrange quatro pilares. Weltanschauung:  visão do mundo, o como o empreendedor vê o que acontece ao seu redor, na sua realidade, o mundo “real”. Seus valores, conceitos. Como ir

Neste conceito, o empreendedor fará do seu negócio um “espelho”, um reflexo do que ele é. Se a pessoa é organizada seu negócio será organizado.

Para o empreendedor iniciar seu sonho, seu projeto de vida, ele deve primeiro se conhecer porque esse autoconhecimento irá ajudá-lo na hora de influenciar as pessoas a trabalharem em prol do seu objetivo, do seu sonho. Quanto mais cedo ele conseguir focar no seu projeto, mais cedo conseguirá dar início ao mesmo, e moldar as atitudes mentais dos seus colaboradores, para adequá-los a sua idéia para juntos alcançarem o sucesso.

A segunda visão abordada por Filion (1991) é a Energia, corresponde à quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. Essa energia é interrelacionada ao conceito de visão do mundo, pois quando o empreendedor desvenda a área que quer trabalhar, ele irá começar a planejar, a estudar o ambiente em que irá instalar seu negócio e através desse desprendimento de energia, ele irá demonstrar para as pessoas que sabe o que está fazendo e o como fazer, irá começar a liderar seus colaboradores no caminho do sucesso.

Esta segunda visão está totalmente relacionada com a terceira que é Liderança. A liderança é um paralelo entre a visão do mundo e a energia desprendida, pois a liderança está intimamente ligada à forma como o empreendedor se vê e a forma como ele irá influenciar a sua energia, é tudo uma questão de disciplina para si próprio e para os colaboradores, liderar também é disciplina. A liderança irá definir

o tamanho da realidade que o empreendedor irá liderar.

O último pilar proposto pelo modelo de Filion (1991) aborda as relações, esse pilar é fundamental para o processo mais importante para o empreendedor, pois é ele que influencia com maior intensidade a criação e a evolução de uma visão. É quando o empreendedor começa a ver que seus relacionamentos são produtos sociais dos quais precisam para melhorar sua compreensão, sua visão, essas relações são o medidor de temperatura do seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com