TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ÍNDICE PÁGINA

OBJETIVO..........................................................................4

IMPLANTAÇÃO PASSO-A-PASSO.......................................5

SGA EM UM SETOR ESPECÍFICO........................................8

CONSUMO E DESCARTE DE RESÍDUOS..............................9

BENEFÍCIOS OBTIDOS........................................................10

CONCLUSÃO......................................................................11

OBJETIVO

Administração ou gestão do meio ambiente, ou simples gestão ambiental é entendida como diretriz para que organizações possam continuar suas atividades produtivas contribuindo com a sustentabilidade reduzindo seus impactos no meio ambiente e na sociedade.

Seguindo esse objetivo, o sistema de gestão ambiental conta com atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, tanto reduzindo, eliminando ou compensando os danos ou problemas causados pelas ações humanas/organizacionais, quanto evitando que surjam.

Para que esses objetivos sejam atingidos o sistema de gestão ambiental conta com a norma ISO 14001 e leis ambientais que são monitoradas tanto internamente nas organizações como externamente por órgãos certificadores.

IMPLANTAÇÃO PASSO-A-PASSO

A implantação do sistema de gestão ambiental depende de uma série de etapas que são de extrema importância para que o sistema seja eficaz. Essas etapas são:

- Definição da Equipe: Esta é a etapa que define quem serão os colaboradores diretos do sistema de gestão ambiental e quem serão os gestores administrativos e operacionais do SGA, definindo as responsabilidades de cada integrante que irá compor o SGA.

- Auto avaliação da empresa: Aqui é feita uma avaliação ambiental inicial da organização pela equipe multidisciplinar que irá compor o SGA, identificando os pontos fortes e fracos da organização, analisando possíveis ações corretivas e melhorias para que a organização tenha um ponto de partida em seus projetos ambientais.

- Definição da política ambiental: Esta etapa define qual o perfil ambiental adotado pela organização e quais serão os objetivos da organização com a implantação do SGA. É o que irá redigir os documentos básicos do SGA de acordo com o perfil adotado pela organização.

- Planejamento de implantação: É elaborado por escrito um procedimento que descreve como, quando e onde será necessário que os representantes dos recursos administrativos e humanos atuem para que os objetivos do SGA sejam atingidos, também registrando no procedimento as responsabilidades dos membros da equipe multidisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com