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A IMPLEMENTAÇÃO DO LAYOUT NO MUSEU PARTICULAR DE ZÉ DO CARMO

Por:   •  16/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

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Faculdade Joaquim Nabuco – FJN

Campus: Recife

Curso de Administração

Adrielly da Silva Neves

Givaneide Maria da Silva

Jackelynne Lopes do Nascimento

IMPLEMENTAÇÃO DO LAYOUT NO MUSEU PARTICULAR

DE ZÉ DO CARMO

Recife

2015


Adrielly da Silva Neves

Givaneide Maria da Silva

Jackelynne Lopes do Nascimento

IMPLEMENTAÇÃO DO LAYOUT NO MUSEU PARTICULAR

DE ZÉ DO CARMO

Pré-projeto do trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Joaquim Nabuco na disciplina Projeto Empresarial I para habilitação ao Projeto Empresarial II e apresentação a banca para obtenção do titulo de Bacharel em Administração, sob a orientação da Professora Suellen Sanne Batista.

Recife

2015


Adrielly da Silva Neves

Givaneide Maria da Silva

Jackelynne Lopes do Nascimento

IMPLEMENTAÇÃO DO LAYOUT NO MUSEU PARTICULAR

DE ZÉ DO CARMO

Pré-projeto do trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Joaquim Nabuco na disciplina Projeto Empresarial I para habilitação ao Projeto Empresarial II e apresentação a banca para obtenção do titulo de Bacharel em Administração, sob a orientação da Professora Suellen Sanne Batista.

 

Aprovada pela banca examinadora em ____ de __________ 2015.

_______________________________________________________

Profª. Msc. Suellen Sanne Batista.

Orientadora

Faculdade Joaquim Nabuco

__________________________________________________________

Profª. XXXXXXX

Faculdade Joaquim Nabuco

_______________________________________________________

Profª. XXXXXXX

Faculdade Joaquim Nabuco



SUMÁRIO EXECUTIVO

Um bom layout maximiza os processos de uma empresa e também organiza. Num museu a implantação de um layout está diretamente ligado ao que os visitantes vão ver na área de exposição e a organização do estoque para a otimização dos processos de  armazenagem. Foi observado no museu particular do Artesão Zé do Carmo que o layout do espaço não flexibiliza sua operações, como também não é utilizado o espaço adequado para estoque e exibição das artes, tornando os processos uma única coisa, a partir daí, o projeto elege a implantação de um layout funcional. Onde será desenvolvido através de um projeto empresarial que visa a mudança do layout existente no museu e a melhoria dos processos de armazenagem e exposição existente, maximizando os resultados.

1 TEMA

Implementação do layout no museu particular de Zé do Carmo.

1.1 Caracterização da Empresa

        Em 1970 o artesão Zé do Carmo abriu um museu no salão de sua residência para expor e comercializar seus trabalhos, hoje mais de 40 anos depois, o espaço continua na mesma situação. Diariamente o museu particular de Zé do Carmo recebe visitantes em sua maioria turistas que vêm para apreciar suas obras e principalmente conhecer o artista e sua história do Anjo Cangaceiro que fez para presentear o Papa João Paulo II e foi impedido de faze-lo pelo então arcebispo daquela época, que achou a imagem ofensiva. O Anjo Cangaceiro é a obra que tornou Zé do Carmo conhecido Internacionalmente, após o incidente ele passou a criar suas obras sempre com esse tema: Anjos Nordestinos. Alguns anos depois deixou a cerâmica de lado e começou a se dedicar a pintura de quadros desenvolvendo o mesmo tema. Atualmente o museu se encontra aos cuidados do artista e família, localizado na cidade de Goiana-PE na Rua Padre Batalha, 103. Contando com um acervo de mais de 100 peças entre peças de barro e quadros, expostas e estocadas, o artista continua a receber os turistas e alguns colecionadores de artes. Zé do Carmo já recebeu vários títulos em sua homenagem de museus e fundações dedicadas a arte no Brasil, e também tem o titulo de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

1.2 Ramo de atividade

Ramo de atividade: museu.

1.3 Missão[1]

Promover e preservar a cultura pernambucana/nordestina através das obras criadas por Zé do Carmo.

1.4 Valores/Filosofia[2]

  • Cultura: a cultura popular nordestina é rica e o museu é inteiramente dedicado a ela.
  • Respeito: as obras do artista remete sempre a fé do povo.
  • Orgulho: ser nordestino.

1.5 Visão[3]

Estabelecer-se como principal centro de cultura (museu) da região (Mata Norte).

1.6 Análise de mercado

        1.6.1 Principais concorrentes

Como principais concorrentes diretos: Arte-G e Edilson Artesanato.

Arte-G – Estabelecimento de um falecido artesão da região que trabalhava com artesanatos e peças de arte confeccionadas com argila. Continua em funcionamento mantido pela família. Além das peças de barro também comercializam outros tipos de artesanato como burras no carnaval e adereços.

Edilson Artesanato – Oficina de arte de um jovem artesão da região que além de esculturas de barro trabalha com releitura de xilogravuras. Além do espaço funcionar como oficina também é onde ele expõe seus trabalhos.

Como concorrente indireto: Associação da União dos Artesãos de Goiana.

Associação da União dos Artesãos de Goiana – Grupo de artesões da região que desenvolvem feiras, eventos e exposições para comercializar os trabalhos dos mesmos. Onde são vendidos artesanatos como: crochê, bijuterias, decoupagem, literatura de cordel, xilogravuras, artesanato com madeira e reciclagem.        

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