TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE.

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE.

[pic 3]

Belo Horizonte

2014

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção de Textual Interdisciplinar Individual.

Prof. Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganoti e Márcia Bastos.

Belo Horizonte

2014


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO          5

3. COMUNICAÇÃO GLOBAL É UM FATOR DECISIVO PARA A IMAGEM DE UMA EMPRESA        6

4. IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NA ORGANIZAÇÃO        7

5. A TRANSPARÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE        8

6. CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS         10


  1. INTRODUÇÃO

Os seres humano não vivem sozinhos e não são autosuficientes para sobreviverem. Todos se relacionam diariamente com outras pessoas e também em seus ambientes através da comunicação.

Assim a comunicação é o pilar principal de uma empresa e, por vezes despercebida por nós, pois no ambiente de trabalho são focados o tempo todo em estratégias, marketing, logística e recursos humanos. Mas sem um processo de comunicação eficiente a empresa para, os colaboradores ficam inertes, mesmo tendo bons profissionais, por mais brilhantes que sejam suas estratégias.

Entretanto, hoje em dia as empresas não estão só preocupados com resultados financeiros, mas também com indicadores como:

  • Credibilidade da administração;
  • Capacidade em atrair  grandes talentos;
  • Qualidade e execução das estratégias corporativas.


  1. MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.

A administração da empresa tem como principal responsabilidade coordenar as diferentes unidades de trabalho dentro de um organização. Assim sendo, é preciso estruturar e fazer funcionar  o sistema de comunicação organizacional.

Os meios de comunicação são classificados em quatro grandes grupos:

  • Comunicação verbal: conferências, reuniões, convenções, apresentações formais;
  • Comunicação escrita: memorando, ofícios, cartazes, relatórios e jornais;
  • Comunicação por equipamentos: telefone, televisão, fax, correio eletronico e internet;
  • Comunicação por gestos: sinais, postura física e mímica.

Além desses, também existem outros níveis de comunicação para estabelecer melhor compreensão da mensagem e a otimização de processos:

  • Nivel interpessoal: relações de comunicação, expectativa e intenção com diversos públicos;
  • Nível intrapessoal: o que se passa dentro da pessoa, seus desejos e anseios;
  • Nível organizacional: redes de sistemas de dados, informações para as tomadas de decisões;
  • Nível tecnológico: programas formais para gerar, processar, traduzir e distribuir dados.

O processo de comunicar é muito importante dentro de uma organização, pois tráz grandes benefícios para o processo produtivo e, também, amplia e aperfeiçoa as relações interpessoais.

        


  1. COMUNICAÇÃO É UM FATOR DECISIVO PARA A IMAGEM DE UMA EMPRESA.

É muito importante para uma imagem da empresa criar uma estratégia global de comunicação capaz de se adaptar à realidade atual, que será capaz de passar uma informação que seja coerente, coesa e contínua, permitindo transformar as orientações do planejamento de marketing em ações de comunicações concretas e eficazes.

Devido às constantes mutações impostas pelo mercado, são constantimentes exigirá uma maior atuação conjunta e eficaz dos profissionais, oferecendo instrumentos que possam atender à demanda social por informação.

A organização agirá nas ações de comunicação integrada, pois devem ser empregados em todas as circunstâncias de comunicação e não somente nos casos de formação de imagem da marca, mas se a empresa usar somente uma só ferramenta de informação nesse mercado competitivo, o seu esforço de informação pode ser diluido e ter seu efeito comprometido.

Sendo assim, a organização pode trabalhar com duas poderosas ferramentas:

  • Comunicação Externa: tem como finalidade dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas. Também oferece para o seu público subsídios e informações que contribuirá na construção de uma imagem positiva da organização, claro, alicerçada na realidade. O resultado disso será representada por bons produtos e á responsabilidade social e ambiental e, assim por diante. A comunicação externa pode ser realizada por vários meios para atingir o seu público que são: jornais, revistas, sites, relatórios, balanços, eventos, posto de atendimento, ouvidoria, folhetos promocionais, etc.
  • Comunicação Interna: o seu principal papel será em criar uma cultura colaborativa dentro da organização, no qual, a empresa define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenham-se na motivação dos seus colaboradores, compartilha estratégias mais adequadas para atingir os fins visados, avalia e divide resultados.

Assim é o que se percebem nas empresas,  um elo de ligação entre cliente, produto e o empregado, surgindo o ENDOMARKETING, pois é a confiança do público, tanto interno como externo.

  1. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NA ORGANIZAÇÃO

Nesto mercado competitivo, cada vez mais são exigido das organizações a busca de colaboradores que possuem habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, tendo uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto para colaborar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com