TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DE MERCADO

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  1.691 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução 3

Análise de mercado 4

Forças competitivas 4

Análise dos concorrentes 5

Estudo de mercado 5

Tipos de mercado 6

Segmentação de mercado 7

Análise de mercado faz a diferença 8

Conclusão 8

Bibliografia 8

Introdução.

Esse trabalho será desenvolvido para demonstrar a importância da analise de mercado, como ela posiciona as empresas de maneira solida e competitiva diante de seus concorrentes, também falarei sobre a segmentação de mercado, onde desenvolvo pesquisa sobre essa ferramenta que auxilia bastante em uma analise de mercado e com dois cases explicativos, comprovar a diferença que faz para a empresa uma analise de mercado bem realizada.

Análise de Mercado

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negocio, e através dela se desenvolverá uma estratégia de marketing competitiva para a empresa ter uma solidez e obter vantagens sobre a sua concorrência. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise de mercado ainda permite que se conheça de perto o ambiente onde a empresa se encontra.

A construção de uma grande marca e solida exige um vasto conhecimento da concorrência e ela sempre esta inovando, se acirrando e tornando cada vez mais competitivos para que se possa manter o foco só no consumidor.

Forças competitivas

Existem cinco forças que determinam a atividade de um determinado mercado de longo prazo segundo Michael Porter.

- Ameaça de rivalidade intensa no segmento: um segmento não é interessante se existem muitos concorrentes se são agressivos demais ou muito poderosos e ainda menos interessantes se estiver estável ou em declive.

- Ameaça de produtos substitutos: o segmento não é atraente quando existem produtos substitutos, que limitam os preços e lucros do mesmo.

- Ameaça de barganha crescente dos consumidores: um segmento também não é interessante quando o poder de barganha do comprador é muito grande.

- Ameaça de novos concorrentes: a atratividade de um segmento varia conforme as barreiras de entrada e saída, quando as barreiras de entradas são grandes e as de saídas são pequenas se torna mais atraente.

- Ameaça do poder de barganha – fornecedores: o segmento não é atraente quando os fornecedores da empresa puderem elevar os preços ou reduzir a oferta.

Analise dos concorrentes

Identificando seus principais concorrentes a empresa deve estudar as caracte-rísticas do mesmo, monitorar constantemente as estratégias dos seus concorrentes, questionar o que estão buscando, qual o objetivo, o seu posicionamento no merca-do, quais pontos fortes seus pontos fracos e poder de reação dos tais concorrentes.

Existem variáveis para analisar e monitorar os concorrentes.

- Participação de mercado: participação dos concorrentes no mercado.

- Share of mind: percentual de clientes que mencionam o nome do concorrente ao responderem sobre a primeira empresa que lhes vem à mente.

- Share of heart: percentual de clientes que mencionam o nome da concorrente ao responderem de quem eles preferem comprar o produto.

Estudo de Mercado

O principal objetivo do estudo é obter informações que ajudem a enfrentar as condições do mercado, tomar decisões e antecipar a evolução do mesmo.

Os principais tópicos para um estudo de mercado bem desenvolvido são:

- Descrição: Mostra a evolução da marca diante do mercado, é importante verificar se o mercado esta em crescimento ou em retração.

- Dimensão: É necessário estimar o tamanho do mercado, ou seja, seu valorem moeda. Por isso é preciso ver o que de fato é adquirido.

-Potencial: são características do mercado que podem ser aproveitadas, identificar o potencial de crescimento do mercado, as possibilidades de retorno sobre o investimento

- Sazonalidade: Permite verificar quando se da a concentração de venda de um produto ou serviço, existe uma oscilação na venda em qualquer segmento que é necessário reconhecer para direcionar a melhor ação para superar essa faze.

- Tendência: Deve-se conhecer o ritmo das novidades e mudanças, quando o mercado determina uma tendência a empresa deve se adaptar rapidamente, pois a demora na adaptação pode causa muitos danos a marca.

Tipos de mercado

O mercado pode ser classificado em monopólio, oligopólio, concorrência monopolista e concorrência perfeita.

- Monopólio: corresponde a uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem comercializado

- Oligopólio: Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com