TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO A FIM DE INFLUENCIAR NO RENDIMENTO DOS COLABORADORES

Por:   •  26/12/2020  •  Artigo  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO A FIM DE INFLUENCIAR NO RENDIMENTO DOS COLABORADORES

LEONARDO, Francisco Morilhe[1]

BERTINI, Gianluca [2]

OLIVEIRA, Leonardo da Silva [3]

 SANTANA, Bruno Padoan [4]

RESUMO

Hodiernamente, vem sendo muito discutida a questão sobre a importância da gestão de pessoas, que já pode ser considerada um dos pilares de uma boa administração das empresas, em geral. Por meio desse fato, esse artigo tem como objetivo destacar a importância da comunicação eficiente, além de destacar a gestão e a cultura organizacional e, por fim, a influência dos treinamentos e capacitações, mostrando como as empresas podem usar tais ferramentas em buscas de melhorias.

Palavras-chave: Comunicação em benefício da gestão; A gestão e a cultura organizacional; Influência do treinamento e da capacitação dos colaboradores.


ABSTRACT

Nowadays, the question about the importance of people management has been much discussed, which can already be considered one of the pillars of good company management, in general. Through this fact, this article aims to highlight the importance of efficient communication, in addition to highlighting management and organizational culture and, finally, the influence of training and qualifications, showing how companies can use such tools in search of improvements.

Keywords: Communication for the benefit of management; Management and organizational culture; Influence of employee training and qualification.

1. INTRODUÇÃO

        De início, deve-se destacar que ter uma boa gestão é fundamental para qualquer empresa, pois essa gestão é uma associação de habilidades, métodos, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Afinal, a base que sustenta uma organização são seus colaboradores e, por isso, é preciso conhecer as boas práticas a respeito do assunto para garantir uma administração mais eficaz.

Por esse prisma, a gestão empresarial desempenha um papel de extrema importância dentro das empresas, pois quando há uma boa gestão sendo ela bem definida e executada, ela proporciona uma visão geral do negócio e, com isso, gera resultados eficazes, como o engajamento dos colaboradores, o planejamento estratégico, a identificação de possíveis ameaças e oportunidades, investimentos, o estabelecimento de metas, a organização das finanças da empresa, entre outros.

No caso em tela, pode-se dizer que grande parte das empresas já perceberam o quanto o ambiente de trabalho pode influenciar no desempenho dos colaboradores. Isso porque os empregados passam a maior parte do dia ali e, se não estiverem confortáveis e felizes no local onde trabalham, dificilmente conseguirão ter um rendimento satisfatório. Assim, a gestão pode disseminar a cultura da empresa, implementar processos internos e benefícios, dar suporte para que os colaboradores executem suas atividades com excelência e saber distribuir estrategicamente a carga excessiva de trabalho.

Porém, por outro lado, uma má gestão, pode ocasionar muitos problemas dentro da empresa, como por exemplo, a falta de inovação, e isso consequentemente, acarretará na baixa margem de lucros e a perca da competitividade em relação a seus concorrentes, já que a empresa ficará impossibilitada de prever as ações deles. Os colaboradores também são muito afetados pela falta de gestão, uma vez que os mesmos não estarão engajados com o trabalho, e com isso a produtividade não sairá da forma esperada, e o clima organizacional será ruim.

        Nesse viés, o objetivo principal deste artigo é demonstrar como uma boa gestão no âmbito laboral pode influenciar os colaboradores a aumentar a produtividade, de modo a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas de uma empresa. Em suma, deve-se também destacar a importância de uma comunicação eficaz e objetiva a fim de que seu funcionário tenha essa informação clara para poder exercer seu trabalho com maestria.

Nesse diapasão, visa-se que a cultura organizacional é algo essencial dentro de uma organização, pois mantém os colaboradores sempre informados de sua missão e cientes da visão da empresa. No caso em apreço, deve-se buscar aplicações de treinamento e capacitação, a fim de qualificar os colaboradores para serem mais proativos, além de terem conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa.

        Dessa forma, este artigo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa com a finalidade de expor a importância de uma boa gestão no âmbito laboral, sendo ainda um processo bibliográfico, pois utilizou-se de artigos, livros e redes eletrônicas e, por fim, o método indutivo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A COMUNICAÇÃO EM BENEFÍCIO DA GESTÃO

Inegavelmente, a comunicação é indispensável para qualquer empresa, pois se todos se comunicarem de forma correta, clara e objetiva, pode-se obter um ótimo desempenho dentro da organização e, além disso, deixar o ambiente de trabalho mais tranquilo, acolhedor e de harmonia. Porém, lidar com pessoas envolve grande responsabilidade e, portanto, requer um enorme preparo, por isso, a gestão vem trazendo técnicas motivacionais, avaliação de desempenho, entre outros, cujo objetivo seja com que os colaboradores abranjam as ideias da empresa e se comuniquem de forma ideal (RIBEIRO, 2017).

No ponto de vista do autor, é necessário se preparar para lidar com os colaboradores, para desfrutar de técnicas para motivá-los. Dessa forma, a responsabilidade das organizações é proporcionar um ambiente no qual o colaborador consiga efetuar suas tarefas com excelência e se sinta confortável para se comunicar com sua equipe e gestores.

Vale lembrar que, uma comunicação eficaz é, sem qualquer sombra de dúvida, o elemento mais relevante no êxito empresarial. Assim sendo, a relação salutar entre as pessoas só é possível por meio da comunicação. Nesse sentido, dissertar Martiniano (2007, p. 156) sobre o tema em questão:

A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal-entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO, 2007, p.156).

Sendo assim, é praticamente impossível uma organização possuir uma boa gestão se não possuir também uma ótima comunicação, pois ela auxilia no fortalecimento da empresa. Além disso, a comunicação organizacional pode ser separada em três funções, a primeira é chamada de função de produção e controle, na qual é dirigida à produtividade e ao cumprimento de objetivos propostos pela empresa aos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com