TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE MULTIVIX

ADMINISTRAÇÃO

Aluna: Lorrani Ribeiro Januario

Prefº.: André Murilo de Souza Cavalcante

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NAS ORGANIZAÇÕES

CARIACICA

2020

Introdução

Toda organização possui integrantes e, para que todos mantenham bons relacionamentos e igualdade, é preciso ter normas para determinar como esses membros devem se comportar no ambiente organizacional. Em alguns casos, essas regras são estabelecidas pela cultura organizacional.

Assim, definimos cultura organizacional como um modelo de crenças, costumes e valores que os integrantes das organizações aprendem a seguir, a respeitar e a passar para novos integrantes.

A cultura organizacional se tornou base para as organizações, sendo sua prática extremamente importante para toda organização, que tem se fundamentado nela para exercer suas atividades básicas.

Para Chiavenato (2004), mudança cultural significa mudar os sistemas de relacionamento onde as pessoas vivem e trabalham. E indiscutível pensar que uma mesma empresa possa seguir a mesma cultura por anos, pois com o avanço teológico e a globalização, as organizações estão em constante mudanças e com isso a cultura pode ser adaptada ao longo dos anos,  

Segundo Freitas (1991), a cultura organizacional é como um poderoso mecanismo que visa a conformar condutas, homogeneizar maneiras de pensar e viver na organização, trazendo para dentro de si uma imagem positiva da mesma, onde todos são iguais.

Definições de Cultura Organizacional

 Toda empresa possui um conjunto de normas, regras, hábitos e crenças que definem o comportamento dos colaboradores dentro da organização. O que poucos sabem e que essas normas foram estabelecidas pela cultura organizacional. Em resumo, a cultura organizacional é a essência da empresa, onde através dela, garante-se aos colaboradores um ambiente de trabalho harmonioso e dedicado ao cumprimento dos objetivos da organização.

 Maximiano (2005) define cultura, como um conjunto de padrões que um grupo aprendeu a aceitar, resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. A empresa que possui uma cultura organizacional bem alinhada e fortalecida facilita a compreensão dos membros da equipe acerca de regras, interesses e relações de poder no ambiente de trabalho

 Chiavenato (2004) afirma que a cultura é como um iceberg, onde apenas 10 ou 20% ficam acima do nível da água, constituindo a parte visível. Assim como no iceberg a maior parte permanece oculta, a cultura organizacional mostra apenas aspectos formais, como métodos, procedimentos, objetivos e estrutura organizacional. Em oculto estão os aspectos mais difíceis de interpretar, como sentimentos, atitude, valores e normas grupais.

 Maximiano (2005) acredita que os componentes que se estabelecem no nível mais alto são os que se podem observar diretamente: os artefatos, a linguagem e os comportamentos habituais; contudo, os componentes que ficam nos níveis mais profundos (valores e premissas) não se revelam diretamente à observação e são mais difíceis de se analisar.

 As definições citadas constituem a cultura organizacional, deixando visível aos funcionários a forma correta de aplicação das tarefas cotidianas, o comportamento dentro e fora da organização e as melhores estratégias de negócios. Sendo assim, cada organização define sua cultura organizacional, visando sempre o melhor para seu empreendimento.

Importância da Cultura Organizacional

A cultura organizacional bem consolidada provoca nos colaboradores o sentimento de admiração pela empresa e o gostar do que faz. Ou seja, o ambiente corporativo será composto de colaboradores engajados e com comunicação aberta.

Isso porque, guiar as atitudes, alinhar os colaboradores aos objetivos, proporcionar experiências e promover valores, são as principais características da cultura. Dessa forma, a cultura também irá causar aos colaboradores um senso de pertencimento do colaborador a empresa. Porém, para conquistar o engajamento é necessário que o colaborador viva a cultura.

Somos tendenciosos a nos dedicarmos mais a um grupo pelo qual nos sentimos parte, no qual sabemos que podemos contribuir. E ter colaboradores engajados na realização do trabalho, sentindo-se parte e contribuindo com o crescimento organizacional, é o desejo de toda empresa, pois os são inúmeras as vantagens e resultados.

A Motivação, engajamento, comprometimento e dedicação são benefícios proporcionados pela construção de uma cultura organizacional forte e bem estruturada.

A longevidade da empresa pode estar relacionada acultura organizacional, pois os produtos, ideias e serviços de uma organização podem até ser copiados, mas a maneira em que os colaboradores se comportam e sua essência, não.

Vantagens da cultura organizacional

Definir a missão, visão e valores de uma empresa são pilares da construção da cultura. Podem até ser considerado simples, porém são poderosos no encaminhamento das ações que ajudarão construir a cultura organizacional dentro da organização.

Missão: É a razão da existência e o que a organização se propõe a realizar no mercado.

Visão: É o que a organização deseja para si, ou seja, a projeção do futuro, dentro de suas expectativas e realidade.

Valores: São as crenças e ética da organização. Os valores que importam para a organização devem ser claros, principalmente para os colaboradores que deverão aplica-los no dia a dia.

Missão, visão e valores são mais do que textos bem escritos. É o ponto inicial da atividade empresarial e toda a organização deve tê-los em mente, pois assim, a cultura terá base para sua formação.

Porém, estar somente com ela em mente não é suficiente, ela precisar está na rotina de cada colaborador, por isso a cultura organizacional deve ser reforçada diariamente. Pois um colaborador que não está ligado a cultura acaba transmitindo a ideias incompatíveis com a da organização.

A Organização deve propor ações de engajamento e conscientização da cultura não somente a novos colaboradores, mas incluir e disseminar na rotina da empresa entre todos os colaboradores. É importante as informações da cultura organizacional devem estar acessíveis e as ações serem aplicadas a todos os níveis da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com