TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

2.0 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS...............................................................................................................05

2.1 CONCEITOS DE GESTÃO DE INOVAÇÃO........................................................05

2.2 GESTÃO DE INOVAÇÃO SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE....................06

3.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................07

3.1 ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS...............................................08

3.2 BENEFÍCIOS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO........................................................09

4.ESTUDO DE CASO................................................................................................10

5. CONCLUSÃO.........................................................................................................11

6-REFERENCIA BIOGRÁFICAS................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta aspectos importantes relativos à inovação no meio corporativo e sua finalidade é descrever o que efetivamente as empresas tem feito a fim de adquirir as vantagens competitivas no mundo corporativo. Vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a Gestão de Inovação adquire um papel central para a competitividade das empresas, isto, entretanto, nem sempre foi assim, pois, no passado, vantagens de localização, assim como o acesso à mão-de-obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes.

A busca pela sobrevivência fez com que o homem precisasse de soluções para resolver problemas que surgiam todo o tempo. Em tempos remotos já havia sinais de inovação com o desenvolvimento de artefatos que garantiriam sua sobrevivência, o qual era o principal desafio.

A escrita, fogo, a pólvora são marco das civilizações antigas e recentemente temos a lâmpada e internet.

As quatro grandes Eras da Inovação são:

• A Era dos Gênios, pessoas ou empreendedores como Thomas Edson, Santos Dumont,Henry Ford e outros fizeram a diferença.Contribuições para o desenvolvimento cientifico e tecnológico.

• A Era dos Centros de P&D, esse capitulo foi marcado pela pesquisa e desenvolvimento. A Xerox de onde saiu algumas inovações como interface gráfica. O computador pessoal e a programação orientada a objeto impresso a laser e a linguagem programada.

• A Era do capital de risco e startup, inovações que surgiram no Vale do Silício foram catalisadores da transformação atuando como capitalista de risco de empresas de novas tecnologias.

• A Era da inovação corporativa, é marcada pela ascensão de um novo formato. Era da inovação aberta, cocriação e crowdsourcing. Empresas como Nestlé, Tecnisa, EMBRAEER, 3M simbolizam esse modelo.

2. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS.

É amplamente reconhecida a importância da inovação para o sucesso de qualquer organização, pois é seu papel controlar o processo inovador canalizando o esforço criativo, programar novos instrumentos de inovação em termos de ideias, produtos e serviços, reestruturação da cadeia de valor do setor e modelos de negócios inovadores, novos desenhos organizacionais e fluxo de trabalho mais eficientes.

O processo de inovação implica aprendizado de novos processos que iram originar uma quebra de paradigma, deixando de lado antigos processos e dando lugar a melhoria de qualidade e mudança no fornecimento de bens e serviços.

Segundo Tidd,Bessant e Pavitt (2008), “ a gestão da inovação envolve: procura analisa cenários, interno e externo),à procura de sinais relevantes sobre – ameaças e oportunidades para as mudanças, seleção (decidir – sobre quais desses sinais ,responder e implementar”.

De acordo com Marcos Augusto de Vasconcelos (FNQ), “A gestão de inovação consiste na criação de condições para que ocorra o processo continuo e permanente de produção de inovação”. Partindo dessa pressuposta de que as organizações mais inovadoras são as que criam melhoras condições tanto para o desenvolvimento das áreas de competência, como para a sistematização dos processos de inovação.

É importante que a gestão de inovação transforme ideias criativas e oportunidades em resultados efetivos para o negócio.

2.1 CONCEITO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, se refere àquela mudança que introduz alguma novidade ou várias. É aplicação de novas ideias, produtos, conceitos, serviços e práticas a uma determinada questão, atividade ou negócio, com a intenção de serem úteis para o incremento da produtividade. A empresa inovadora gera mais lucros, cria novas oportunidades. A organização cresce e os funcionários ganham, pois os recursos são ampliados.

2.2 A FINALIDADE E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE INOVAÇÃO NA ATUALIDADE

A finalidade da gestão de inovação é o desenvolvimento de um conjunto de rotinas integradas que pode resultar em estratégia, respondendo de forma rápida e flexível as necessidades reais dos consumidores ou utilizadores adaptando-se as mudanças no ambiente. Habilidades competitivas diferenciada facilitam a introdução de processos tecnológicos.

O desafio do gerenciamento da inovação no mercado é a sustentabilidade em longo prazo. A estratégia competitiva pode significar servir mercados já estabelecidos maduros.

“A maioria das inovações resulta da busca consciente e intencional de oportunidades (, Peter Drucker, 2004)”. A final de contas à longevidade das empresas esta diretamente ligada à inovação.

Nos dias de hoje, a Gestão de Inovação é de suma importância, uma vez que tem sobressaído como uma grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações.

Segundo estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com