TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA VIDA ACADÊMICA

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA VIDA ACADÊMICA

INTRODUÇÃO

        Elaborar projetos é de suma importância na área acadêmica. A elaboração de projetos pode auxiliar na ampliação de conhecimentos das mais diversas áreas.

        O projeto de pesquisa pode ser considerado como um projeto científico devido ao fato de envolver definições metodológicas e uma pesquisa de cunho preliminar.

        A elaboração do projeto acadêmico deve ser criteriosa, mas abrangente e completa. Na construção do projeto acadêmico pode-se prever as dificuldades que serão encontradas no seu desenvolvimento.

        Sua função primordial é aumentar o conhecimento de estudantes e pesquisadores de determinado assunto ou área, e consequentemente, acaba por contribuir no fortalecimento da área estudada.

        Em suma, a Gestão de Projetos na vida acadêmica pode ser considerada como um apanhado de informações importantíssimas para o desenvolvimento da pesquisa, contendo itens básicos para a construção do pensamento científico.

Sistemas de Informação para Gestão de Projetos

Os sistemas de informações também acompanharam as necessidades havidas nas relações sociais travadas ao longo do desenvolvimento da humanidade.

Assim, os sistemas de informações podem ser entendidos como a organização de elementos humanos, tecnológicos e financeiros, a fim de que o processamento dos dados de determinado produto e sua consequente tradução para informações, propiciem, conseguintemente, que se atinjam os objetivos visados pelas organizações.

Muito embora mudanças tenham ocorrido no que tange registros e controles da disponibilidade de dados, recursos e meios, tal situação não se aplica à contabilidade, cuja lógica se manteve com as mesmas características, qual seja de que as informações prestadas pela contabilidade são de caráter econômico, sendo este seu principal objetivo; secundariamente, a contabilidade apresenta o escopo de prestar informações acerca de estrutura física, bem como produtividade social, a serem repassados aos usuários do objeto contábil.

Diz-se sistema em razão de haver mais de um componente na sua estrutura, com o escopo principal de se atingir um objetivo comum.  A informação, por sua vez pode ser entendida como o dado cujo processamento ensejará a tomada de uma decisão.

As informações, de maneira geral, possuem características gerais, comum a qualquer informação. Existem, ainda, elementos que compõem única e exclusivamente as informações contábeis, as quais serão vistas isoladamente a seguir.

Os elementos gerais das informações são: conteúdo e consistência, os quais garantem, pelo menos em tese, relatórios bem embasados; precisão e confiabilidade, uma vez que sobre a veracidade das informações não podem pairar dúvidas; atualidade, com o fito de se evitarem discrepâncias; valor econômico, de modo a se aquilatar a viabilidade da utilização dos recursos disponibilizados; por fim, objetividade e indicação das causas, a fim de que os relatórios sejam confeccionados em atenção à realidade fática.

No tocante às informações de natureza contábil, os elementos são: relevância, posto que somente são úteis as informações que constituam necessidade e utilidade; tempestividade, aspecto importante que determina que a informação esteja disponível em tempo hábil aos gestores que dela necessitem, é condição sine qua non para que os benefícios da informação sejam auferidos na sua totalidade; relação custo-benefício, ligado precipuamente à relevância da informação disponibilizada.

Existem ainda os requisitos da objetividade da informação, a qual tem a finalidade de se evitar controvérsias; e flexibilidade de adaptação ao usuário, o que equivale dizer que a informação deve ser disponibilizada em condições de ser utilizada pelo usuário, podendo sua organização ser modificada conforme a necessidade do usuário.

Atualmente, o status que os sistemas de informações possuem funda-se na visão da própria informação, seu elemento básico, que passou de mero controle à base de análise patrimonial, tanto na modalidade estática quanto dinâmica.

Os aspectos internos que devemos levar em consideração são a forma de organização interna da empresa, sua estrutura a nível gerencial e seus projetos para a permanência e evolução da organização. Como aspectos externos, o nível de economia, a política econômica do país e seus clientes, fornecedores e concorrentes. (SILVA, 1999: 21-22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com