TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Por:   •  25/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

GESTÃO DE PESSOAS

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS

MARÍLIA, 01 DE FEVEREIRO DE 2017

Gestão do Conhecimento parece que é algo complexo, algo que precisa de muitos investimentos, distante de médios ou pequenos empreendedores. Mas nada mais é do que uma mudança de olhar. Pensar em Gestão do conhecimento é simplesmente pensar em um conjunto de práticas de estímulo ao compartilhamento, à colaboração, ao armazenamento de idéias e conhecimento da empresa.

Embora Gestão do Conhecimento já exista há alguns anos, ela está sendo retomada em função da capacidade que os seres humanos têm de processar uma grande quantidade de informações e fazê-las útil em sua vida ou trabalho a partir de um mar de dados (através de experiências pessoais ou mesmo profissionais e até internet). Graças ao avanço da tecnologia, retoma-se este tema com outro olhar, focado na extração de conhecimento para obtenção de resultados pessoais e profissionais.

Este modo de gestão torna-se um grande aliado para as organizações. Se as mesmas possuem um mapa estratégico, é preciso saber quais são os conhecimentos que preciso adquirir ou me aprofundar neles para que eu possa com mais facilidade atingir meus objetivos estratégicos e assim gerar valor para a organização. A Gestão do Conhecimento está vinculada à inovação, que é o jeito que as empresas têm de crescer, ou seja, é o que temos para fazer de diferente àquilo que já é feito.

Neste contexto globalizado, devemos modificar algumas formas de gestão para garantir a competitividade das organizações. Precisamos para isso, analisar nossos processos e enxergar onde está o conhecimento nestes atos... nada que seja muito complexo.

Se quisermos inovar devemos verificar onde está o conhecimento estratégico, ou seja, o que fazemos de diferente. Para isso, precisamos analisar qual é o nosso diferencial do mercado.

Nas conversas com os colaboradores podemos enxergar melhores oportunidades para os processos de trabalho. Devemos dar valor às iniciativas que temos dentro da empresa que muitas vezes passam despercebidas. Quanto maior a colaboração interna dos funcionários, maior será a competitividade organizacional.

Devem-se utilizar os ativos de conhecimento desenvolvidos pela empresa e transformá-los efetivamente em uma vantagem competitiva no mercado onde queremos atuar.

Este é o objetivo principal de uma implementação da prática de Gestão do conhecimento, com isso, cada pedaço da empresa (seja ele seção, setor, departamento ou divisão), tem seu fundamento e importância. A tecnologia é importante sim, mas ela vem como suporte das diferentes práticas da Gestão do Conhecimento.

Este modelo de Gestão avalia, identifica, gera e administra o potencial intelectual da organização, além de contribuir também para a integração entre conhecimento das áreas. Diferentes profissionais trocam informações e evoluem por meio do compartilhamento. Com funcionários bem informados, evitam-se atritos por falta de comunicação, por isso, sua tão fundamental importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com