TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Por:   •  28/2/2019  •  Artigo  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Com o intuído de buscar melhoria de forma continuada e qualidade dos processos e procedimentos das organizações e das pessoas, há uma anseio que aumenta com o decorrer do tempo para encontrar um modelo de gestão que se encaixe dentro das crescentes mudanças e progresso em um mundo globalizado que vivemos, impulsionado pelo avanço tecnológico e pela a facilidade de comunicação em todos os níveis, a gestão dos saberes a valorização do conhecimento tácito e os métodos para externalização do conhecimento cada vez mas tem se tornado objeto de estudo com um crescente trabalho de investigação e investimento pela sua importância no cenário atual.

Conforme Chiavenato diz em seu livro “Gestão de Pessoas” A gestão do conhecimento (GC) é o processo pelo qual as organizações geram valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais

Com base nisto, o texto transcorrido abaixo traz conceitos sobre a gestão do conhecimento,  definições sobre a forma de conhecimento e a técnica utilizada dentro da gestão do conhecimento, lições aprendidas, procedimentos e metodologias.

ABORDAGEM CONCEITUAL

É imprescindível repensar o modelo de gestão utilizado em uma organização, diante das constantes mudanças que acontecem de forma cada vez mais rapida, afetando pessoas e organizações. As organizações que desejam permanecerem competitivas ou se projetarem dentro de um cenário globalizado afetado pelo avanço tecnológico e pela facilidade de comunicação, deverão  abandonar velhos conceitos e estarem aptas e prontas para mudanças ou tornarão obsoletas e superadas por outras.

A Gestão do Conhecimento aparece como um caminho importante para a sobrevivência das pessoas e das empresas. Rever conceitos e ações para que seja possível incrementar a forma de gerenciamento, conduzir as mudanças afim de atender as expectativas e identificar os erros e suas causas com o intuído de buscar soluções.

Em uma definição de gestão do conhecimento podemos encontrar como a forma de organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar informações, tanto interna, como externa e essa” informação deverá ser transformada em conhecimento e distribuída aos interessados” (COLLISON, 2001), isso mostra à valorização do conhecimento tácito e o esforço em torná-lo em explícito para o bem comum.

Para que possamos entender melhor a definição de conhecimento será apresentado nas próximas linhas definições de conhecimento, que são instrumentos desse modelo de Gestão.

O conceito no que se refere o conhecimento tácito pode ser explicado  já com o significado com base na origem da palavra “tácito” que vem do latim tacitus que significa “que cala, silencioso”, é pessoal e difícil de ser codificado, é prático e é geralmente fruto de uma longa experiência, como a habilidade de um mecânico.

Por outro lado, também temos o  conhecimento explícito, aquele que é qualificado como objetivo, fácil de ser codificado com palavras, números e fórmulas, é transmitido rapidamente com clareza.

Podemos definir alguns tipos de conhecimento conforme descritos e explicados abaixo, caracterizando-os como:

Socialização: Transmissão imediata do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo, interação pessoal (face-2-face), é o repasse do conhecimento adquirido pela experiência.

Externalização: É a transformação do tácito para o explicito, no sentido de normalizar o conhecimento dentro de um padrão comum de modelo mental entre emissor e receptor. Após normalizado pode ser objeto de uma distribuição em massa a partir de tecnologias de comunicação.

Combinação: É o processo de disseminação e sistematização do conhecimento explícito. Uma vez formalizado dentro de um padrão comum de entendimento, poderá ser combinado e comparado com outros, por exemplo, a confrontação de dois relatórios.

Internalização: É a volta do explícito para o tácito, entendida como a apropriação do conhecimento explícito por um indivíduo, e seu enquadramento dentro de modelos mentais particulares deste indivíduo; é a opinião pessoal para um fato, relato, etc.

Diante da era que vivemos, onde o capital humano cada vez mais tem a sua importância reconhecida pelas organizações, onde o saber é valorizado, onde o conhecimento é encarado como ativo de produção capaz de desbancar métodos ultrapassados, a gestão do conhecimento se torna uma ferramenta imprescindível para a manutenção das empresas e a sua permanência e um mercado onde não se permite erros. Não basta mais somente grandes investimentos em tecnologias, equipamentos, matéria prima, é preciso valorizar o saber, estar atento às mudanças, perceber e atuar na dinâmica organizacional, reeducar as pessoas e lidar com as resistências naturais. E é nesta vertente que a gestão do conhecimento aparece como um instrumento importante na criação de uma visão compartilhada com tecnologia/conhecimento implantados dentro de uma estratégia para conseguir os objetivos desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (714.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com