TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO EM NOSSAS VIDAS

Por:   •  29/6/2015  •  Resenha  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

ANDRIELI RODRIGUES CESAR

CAMILA CANCIO GOMES

[pic 1]

   

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO EM NOSSAS VIDAS

CANOAS

2014

ANDRIELI CESAR

CAMILA CANCIO GOMES

[pic 2]

     

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO EM NOSSAS VIDAS

                                                                    Projeto de Pesquisa apresentado como exigência para a composição da nota do grau 1 da disciplina de Instrumentalização Científica, sob a orientação do Prof. Ms. Cosme Luiz Chinazzo.

CANOAS

2014

INTRODUÇÃO

Busca se apresentar o tema mostrando que a inovação é uma ferramenta crucial para a sobrevivência. A inovação tem como finalidade explorar as ideias com sucesso, tem como significado o elevado faturamento, abre portas para novos mercados, aumentando o limite de lucro, entre outras vantagens. Ao decorrer do uso correto deste mecanismo pode proporcionar sustentabilidade das empresas e para os demais que usam ela para crescimento e busca de rendimentos. O tema inovação é complexo. Permite interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências. Algumas delas veremos nesta apresentação.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da inovação em nossas vidas.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Qual a importância da inovação para a sociedade e quais os benefícios que ela proporciona.

  1. HIPÓTESE

Se não houvesse inovação a sociedade passaria a viver estagnada e não haveria mudanças, o que é um fator fundamental para nossa sobrevivência, conhecimento e crescimento.

  1. OBJETIVO

Identificar a importância da inovação para o mundo organizacional, para a sociedade e o planeta.

  1. JUSTIFICATIVA

No mundo atual, a inovação tem sido divisor de águas e uma questão de sobrevivência para o mundo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Bessant (2009), não é preciso ir longe para enxergar a necessidade da inovação, pois ela tem se tornado fundamental no mundo empresarial, onde é muito enfatizada sua importância para a sobrevivência e para seu crescimento.

Inovação é ligada diretamente ao crescimento tanto no mundo dos negócios, na área da saúde, na tecnologia e no futuro do planeta, Bessant (2009).

"A inovação é orientada pela habilidade de fazer relações, de visualizar oportunidades e de tirar vantagens das mesmas. Às vezes, envolve possibilidades complemente novas, como a exploração de avanços tecnológicos totalmente radicais. Novas drogas baseadas na manipulação genética instauraram uma nova era guerra contra as doenças. Os telefones celulares, PDA's e outros dispositivos revolucionaram a forma e o momento em que nos comunicamos. Até um simples vidro de janela é resultado de inovação tecnológica radical - quase todos os vidros de janelas do mundo são fabricados pelo processo da Pilkington, conhecido como flotagem de vidro (float glass), que permitiu que a industria evoluísse de um demorado processo de desgaste e polimento para a obtenção de uma superfície plana." (BESSANT, 2009, p 22).

A Inovação Empresarial surge como algo vital para a sobrevivência de qualquer organização com fins lucrativos, uma vez que ela proporciona um destaque em relação à concorrência. São raro, as oportunidades podem estar diante dos nossos olhos, mas o medo de inovar impede de seguir em frente, desbravando um caminho até então desconhecido, mas com perspectivas de crescimento para a empresa.

Esse caminho desconhecido pode ser a chave do sucesso e da lucratividade, fazendo alcançar a liderança do seu nicho de mercado. Podemos citar como exemplo, atual de Inovação Empresarial a Responsabilidade Social ou a Filantropia Empresarial, que frequentemente resulta em selos de qualidade, gerando uma imagem positiva para a empresa. Essa certificação proporciona uma maior credibilidade entre os denominados Steakholders: funcionários, acionistas, meio-ambiente, governo e clientes. Consequência direta é a maior integração e harmonia entre todas as partes envolvidas, impactando no resultado financeiro e social da empresa certificada.

Entretanto, toda a novidade tem algum grau de risco, maior ou menor, o que pode ocasionar impacto negativo na organização e nos seus Steakholders. Quando as decisões são equivocadas, mal planejadas ou precipitadas, o resultado gerado pela tentativa de inovar pode levar até a falência, ou em um cenário mais brando, em uma retração em relação ao mercado e seus concorrentes.

O risco é inerente a atividade empresarial, sendo necessárias audácia e visão para estar sempre à frente dos demais concorrentes, não permitindo que a chamada “zona de conforto” impeça novos projetos e atividades que inovem o mercado. Entretanto, uma decisão precipitada e equivocada pode gerar danos irreversíveis, comprometendo diversas partes que compõem a organização. Por isso é fundamental a integração entre todos os interessados, dando uma pluralidade de visões, o que proporciona pontos de vista alternativos ao dos gestores e por consequência uma redução de erros.

 A inovação na assistência médica aumentou nossa expectativa de vida onde na Idade Média chegamos aos 40 anos, mas nossa supremacia era limitada por taxas elevadas de mortalidade infantil e com o advento da medicina esse número disparou para 75 anos e agora com os supercentenários estão se tornando cada vez mais comum a idade de 122 anos, Diamandis (2012). Um exemplo que pode ilustrar esse cenário é a descoberta da célula tronco que têm a capacidade incomum na revolução na área da medicina. Uma promessa é que nos próximos cinco a dez anos seremos capazes de usar as células-tronco para corrigir doenças autoimunes crônicas, Diamandis, 2012, pág 221.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com