TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DA GESTÃO DE PRECOESSOS: UM ESTUDO NA ORGANIZAÇÃO PRIXX TECNOLOGIA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  9/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.387 Palavras (18 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA - ICEC[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICAS DA GESTÃO DE PRECOESSOS: UM ESTUDO NA ORGANIZAÇÃO PRIXX TECNOLOGIA DE PEQUENO PORTE

CUIABÁ/MT
2015

[pic 2]

[pic 3]

DRIELY SENA E SILVA – RA. 01510008032

FÁTIMA JOVINO SANTOS – RA. 01510007969

LAISA AGOSTINHO BORTOLUZZI – RA. 01510006733

RAFAELA LARISSA GOMES FERREIRA – RA. 01510000632

PRÁTICAS DA GESTÃO DE PRECOESSOS: UM ESTUDO NA ORGANIZAÇÃO PRIXX TECNOLOGIA DE PEQUENO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como a exigência para avaliação do 4º Semestre, do curso Administração do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, sob a orientação do professor semestre.

 

Orientador: Dr. Mário Sergio Viana.

CUIABÁ/MT
2015

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO         3


1-
REVISÃO CONCEITUAL        4

2- ESTUDOS DE CASOS        9

2.1. Perfil da Organização        9

2.1.1 Apresentação da Empresa        9

2.1.2 Missão, Visão e Valores        10

2.1.3 Força e Trabalho        10

2.1.4 Principais Concorrentes da Organização        11

2.1.5 Principais Fornecedores e Insumos        11

2.1.6 Organograma.         11


2.2 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
        14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERENCIAS        21

APÊNDICES        22

ANEXOS        25

INTRODUÇÃO[pic 5]

As atuais economias globais estão inseridas as organizações em uma característica a competição acirrada entre empresas do mundo inteiro. Com este fato, manter a competitividade tornou-se uma das condições básicas de sobrevivência dessas organizações empresariais.

A empresa Prixx Tecnologia é uma delas já que provedora de documentos eletrônicos da tecnologia, que está se inovando no mercado de gestão de impressão corporativa.

Para buscar redução de custo em produção de bens tangíveis e intangíveis, adoção de estruturas organizacionais flexíveis, o programa de tecnologia da informação e capacitação de profissionais assim como outros, eles são recursos de extrema importância na melhoria do aperfeiçoamento contínuo da competitividade empresarial. No entanto, para que tais recursos sejam essências precisam que estejam alinhados com os objetivos organizacionais, há necessidade de um modelo de gestão de processo para que promova eficiência, eficácia e efetividade do desempenho empresarial, trazendo com isso, o alcance dos objetivos de sucesso que a organização aguarda.

Pudemos constatar, diante do conteúdo, que a Prixx Tecnologia é uma organização com um conjunto de pessoas que realizam tarefas, seja elas também em grupo ou individualmente, mas de forma coordenada e controlada, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através dos Fluxogramas que é uma representação gráfica dos processos liderados.


  1. Revisão Conceitual

Gestão de Processos, no senso comum, é um conjunto de atividades estruturadas com INICIO e FIM que gera valor para o cidadão. Também pode ser conceituado como gerenciar um conjunto de atividades que formam os processos empresariais eficiente, e é importante para o sucesso das organizações atuais. Sabe-se que os processos dentro de uma empresa não estão isolados, eles interagem entre si, envolvendo pessoas, departamentos, procedimentos e tecnologia. Portanto, a organização precisa funcionar como um sistema integrado e coeso, em que as partes se inter-relacionam intimamente para atuar como uma totalidade, a fim de alcançar um determinado objetivo com sucesso.

Segundo Davenport (apud VALLE e OLIVEIRA, 2009, p. 8) define como: "simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas, destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado". No entanto, o processo envolve várias atividades e colaboradores de toda a organização tendo como objetivo transformar entradas (informações ou materiais) em saídas (produtos ou serviços). Embasado nessa definição estudiosos classificaram os processos em 03 tipos: processo chave ou de negócio, processo organizacionais e processo gerenciais.

Processos produtivos ou de negócios são aqueles que atendem a finalidade do negócio e que são respaldados por outros processos internos. Já os processos organizacionais são aqueles voltado para a coordenação dos subsistemas das organizações. E os processos gerenciais são os de responsabilidade da gerência que incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

Junto com a gestão de processos existem vários fatores contribuintes para que o resultado seja de total eficiência e eficácia, fazendo com que o produto/serviço se mantenha com competitividade do mercado assim como, planejamento de níveis estratégico, tático e operacional.

“[...] É preciso planejar a qualidade e a produtividade, organizar para atender as suas necessidades, dirigir a implementação e a rotina dos processos envolvidos e controlar as atividades realizadas, a fim de verificar a adequação dos resultados obtidos e a possibilidade de se estabelecer melhorias.” (NETO; CANUTO, 2010, p.204)

Atualmente, muitas empresas já conseguem enxergar a importância de concentrar seus esforços em seus processos de negócio, visualizando nisto, um fator básico para se tornarem mais competitivas em um cenário de alta concorrência e de intensas mudanças. Um grande aliado tem sido o BPM que vem a ser “a camada de software que auxilia na implementação dessas etapas é denominada Business Process Management (SORDI, 2005, p. 80).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (402.3 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com