TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS NAS EMPRESAS

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 4º SEMESTRE

Ana Paula de Melo Oliveira.........................................................RA 8799015798

Beatriz Guzzardi Lopes................................................................RA 1886766278

Larissa Paulo Batista.....................................................................RA 8799001320

Natália Oliveira de Andrade.........................................................RA 8799001322

A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS NAS EMPRESAS

 

SANTO ANDRÉ - SP

2018

Ana Paula de Melo Oliveira

Beatriz Guzzardi Lopes

Larissa Paulo Batista

Natália Oliveira de Andrade

A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS NAS EMPRESAS

Projeto apresentada Anhanguera Educacional, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação do Profª José Roberto Pinto

SANTO ANDRÉ - SP

2018

Projeto apresentado como requisito necessário para obtenção do título de Técnico em Gestão de Recursos Humanos.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Projeto apresentado em ____/____/____

___________________________________________________

Orientadora Profª José Roberto Pinto

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar o que é o processo de recrutamento e seleção dentro das organizações, e como funciona a identificação das interdependências que existem entre eles, sua função principal é fazer com que a empresa obtenha sucesso e consiga colaboradores com diferencial.

Existem várias técnicas para realizar o processo de seleção, e todas elas devem ter resultados eficientes e eficazes, pois um adequado planejamento de pessoal nos aspectos quantitativos e qualitativos de mão de obra necessária, fornecerá informações e obterá competitividade.

Podemos dizer que o recrutamento é a porta de entrada para a empresa, e através dele, as organizações traçam perfis dos candidatos que julgam necessário para seu quadro de funcionários.

O Processo de Recrutamento 

Ao analisarmos o subsistema de Recrutamento e Seleção, podemos identificar a interdependência que existe entre eles, pois para que a seleção obtenha sucesso e auxilie a empresa em busca do diferencial competitivo que hoje são as pessoas, o capital intelectual, é necessário que o processo de recrutamento seja feito corretamente e através de técnicas eficientes e eficazes.

Um adequado planejamento de pessoal pensando a curto, médio e longo prazo nos aspectos quantitativos e qualitativos da mão-de-obra necessária nos fornecerá informações e quais são as prioridades a serem cumpridas.

Após a análise da descrição de cargos e se definir o perfil do candidato ideal para o preenchimento da vaga, iremos realizar o recrutamento. Segundo o autor Antonio Carlos Gil (2007), recrutamento “consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.

Portanto podemos dizer que o recrutamento é a porta de entrada de todo e qualquer funcionário para a empresa. Por isso a sua grande importância para todas as organizações.

As etapas para um bom processo de recrutamento seriam: identificar a necessidade de mão-de-obra, traçar o perfil (pode-se utilizar um formulário que muitos chamam de requisição de pessoal) apropriado para cada vaga, analisar a descrição de cargos (se a empresa tiver), escolher qual será o meio mais apropriado para levantar material para que a seleção possa desempenhar o seu papel, executar o processo através de ações nos meios e encaminhar os candidatos para a seleção.

Acredito que a interação entre o gestor responsável pela vaga aberta e o departamento de Recursos Humanos seja indispensável para elaborar o perfil desejado para a vaga.

De acordo com a compreensão de cada autor, podemos dizer que há diversos meios para se realizar o recrutamento, o que varia de autor para autor é apenas a nomenclatura e a divisão dos meios.

Para Gil (2007) há 09 formas de se realizar o recrutamento, sendo que a própria nomenclatura já explica o processo. Sendo elas:


1. Recrutamento dentro da empresa;
2. Cartazes;
3. Recomendação;
4. Pessoal dispensado;
5. Agências;
6. Associações profissionais;
7. Anúncios;
8. Headhunters (caça-talentos);
9. Internet.

Podemos apontar que para Gil os meios são bem divididos sendo possível a utilização de vários deles ao mesmo tempo afim de que se agilize e se busque mais eficiência e eficácia no processo. Como inovações podemos destacar o uso da Internet e de Caça-talentos, conhecidos como Headhunters.

Já para Idalberto Chiavenato (2009) há 03 meios de recrutamento:


1. Recrutamento Interno;
2. Recrutamento Externo;
3. Recrutamento Misto;

A divisão e nomenclatura proposta por Chiavenato são as mais utilizadas e propagadas entre os profissionais de recrutamento.

Quando se optar em utilizar o recrutamento interno, a empresa deverá fazê-lo de forma clara, transparente e constantemente comunicando a todos sobre o andamento do processo. Buscar internamente talentos é motivador e demonstra o interesse que a empresa tem em desenvolver seus colaboradores.

Chiavenato (2009) informa que o recrutamento interno envolve transferências, promoções ou planos de carreira, mas como todo e qualquer processo há vantagens e desvantagens. Podemos destacar como vantagens a sua agilidade, baixo custo e motivação e como desvantagens um possível conflito de interesses, necessidade de que haja oferta de funcionários potencialmente preparados, vale lembrar que haverá um ciclo de pessoas já conhecidas dentro da empresa podendo gerar um progressivo bitolamento às políticas e diretrizes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com