TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho consiste em realizar diagnóstico organizacional e propor planos de recrutamento de seleção  acerca dos mesmos, destinados a   maxi caixa. Propõe ainda a prestação de serviços de Recrutamento e Seleção através dos conhecimentos adquiridos durante  o curso de Administração, mostrando como pode ser possível estabelecer e alinhar os procedimentos de Recrutamento e Seleção para melhor atender às necessidades da empresa e posteriormente obter resultados satisfatórios. A importância de um diagnóstico organizacional está em identificar não só os problemas mas também potencial e soluções advindas dos mesmos, com o propósito de levantar todas as características como: forças, fraquezas, ameaças, oportunidades, traçando um plano de ação para manter o potencial ou para melhoria das dificuldades, otimizando assim os processos organizacionais. No planejamento de RH tratamos de antecipar quais aptidões, habilidades e talentos necessários para a realização de uma ação organizacional futura dependendo da necessidade da organização quanto aos seus recursos humanos em relação ao turn over, absenteísmo entre outras.

A maxi caixa possui a necessidade de recrutar, selecionar, administrar e cuidar do seu capital humano por trabalhar constantemente com pessoas, sendo elas o recurso auxiliar na aquisição de lucros.  Recrutamento e Seleção, Análise e descrição de Cargos, Entrevistas de Desligamento, Perfil do Cargo e outras ações que podem ser desenvolvidas com o apoio do Psicólogo dentro das Organizações propondo alternativas para o suprimento de suas necessidades.

Objetivos:
Geral:Buscar uma otimização no processo de Recrutamento e Seleção através de ações que priorizem o capital humano atendendo às necessidades da Empresa.

E muito importante ter treinamentos como uma ferramenta nas organizações até até mesmo como estratégia para obtenção de resultados mas é preciso buscar junto aos colaboradores a necessidade dos treinamento. é preciso fazer planejamento para ver a necessidade deste na organização. a importância do treinamento é para que as organizações alcancem os seus objetivos empresariais. no recursos humanos, o treinamento é de extrema importância, as organizações só tem a ganhar dando treinamento aos seus funcionários. o treinamento é um processo educacional de curto ou longo prazo utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para  é preciso o treinamento nas organizações para o desenvolvimento dos funcionarios,para obter novas habilidades, e mais conhecimentos e melhor ar aquelas já existentes. o desempenho organizacional e o melhor meio de uma organização oferecer resultados.

o sucesso do treinamento não é só medido apenas porque as pessoas melhoram suas competências individuais, más também porque elas passam contribui positivamente para o desempenho organizacional. As etapas precisam ser executadas nas ordens que devem ser feitas, no levamento das necessidades,programação dos treinamentos, implementação e execução e a avaliação dos resultados. Porque existe muita concorrência no mercado de trabalho. Por isso é preciso estar atento as novas tecnologias. O treinamento é uma ferramenta muito importante nas empresas porque é uma conquista de um desempenho para a organização. Fizemos em uma empresa uma coleta de informações de dados para fazer uma entrevista com o gestor do setor de recursos humanos.

INCENTIVOS E RECOMPENSAS

Com as rápidas mudanças que ocorrem hoje no mundo empresarial, a busca pela competitividade no mercado torna-se uma constante. Para que as empresas sejam

competitivas é necessário além de recrutar e selecionar bons profissionais, reter seus colaboradores propiciando condições que favoreçam a ocorrência de comportamentos produtivos.
Comportamentos produtivos são aqueles que resultam em valor não apenas para a empresa, mas também para seus colaboradores. Para que a empresa consiga reter seus talentos, é primordial que haja uma atuação estratégica de Gestão de Pessoas. Uma das maneiras mais utilizadas para manter pessoas nas empresas são os Programas de Incentivos e Recompensas; estes programas devem abranger práticas de incentivos gere recompensas que propiciem condições de trabalho produtivas e satisfatórias. Os planos de incentivos não incluem apenas recompensas financeiras, mas também devem incluir condições físicas de trabalho adequadas, valorização

profissional, políticas administrativas direcionadas para o desenvolvimento profissional, entre outros.
Os planos de incentivos devem ser planejados para que sejam coerentes como público alvo, ou seja, deve-se analisar o que este público espera como reconhecimento pelo trabalho executado. Um plano de benefícios flexíveis é aquele em que o colaborador escolhe dentre um leque oferecido pela empresa os benefícios que mais lhe agrada.
Os planos de incentivos fazem parte da remuneração variável. Uma forma bastante comum de remuneração variável é a participação dos lucros e resultados; também podemos citar: a distribuição de ações da empresa aos empregados e plano de bonificação como incentivos aos funcionários.
As recompensas podem aumentar à possibilidade de se obter o cumprimento de tarefas e mudar a maneira como são realizadas. Porém, para que os planos de incentivos e recompensas possam servir de motivação, é necessário que estes sejam bem.

RELACAO COM OS EMPRFEGADOS

Este trabalho aborda o relacionamento chefe-funcionário nas organizações, e como afeta o ambiente de trabalho, levando em conta as vantagens e desvantagens para as pessoas envolvidas,  ambiente e si e para a organização. A Relação entre as pessoas tem sido muito estudado por instituições e órgãos competentes, sem importar de onde surgiu esta necessidade, podendo ser da sociedade, no âmbito educacional, familiar, econômico, social e organizacional. A Sociedade percorre um caminho no qual as pessoas tem se tornado individualistas e donas do seu próprio nariz, na busca de satisfazer suas vontades, de possuir o melhor carro ou comprar o celular da moda, sem se preocupar com seu semelhante. O resultado não será satisfatório, por isso precisamos uns dos outros para crescermos em todos os aspectos de nossa vida. Como podermos acompanhar a economia e o mercado de trabalho estão sofrendo alterações em relação a sua estrutura e formas de trabalho. A Nova regra é, cortar gastos e tentar manter a qualidade dos produtos e serviços, onde os profissionais estão se tornando generalistas, trabalhando mais e sobre pressão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com