TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMOCOMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

Por:   •  29/4/2019  •  Artigo  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CAMPUS DRª. JOSEFINA DEMES

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EDSON PEREIRA SOUZA

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMOCOMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

FLORIANO – PI

2019

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Incentivos para empreender        4

Figura 2 Usuários de um plano de negócios        5

SUMÁRIO

1 – CONCEITOS        4

2 - OS EMPREENDEDORES E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS        5

2.1 - PLANO DE NEGÓCIOS        5

BIBLIOGRAFIA        6

1 – CONCEITOS

Atualmente o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e sofre mudanças constantemente. Para enfrentar estas mudanças e manter-se competitivo no mercado as empresas utilizam-se cada vez mais do empreendedorismo como estratégia de negócios que visa a exploração de oportunidades e a satisfação das necessidades dos clientes de uma forma criativa e inovadora, assumindo riscos de forma calculada, ou seja, ter coragem para enfrentar desafios e escolher novos caminhos de forma consciente. Para Leite (2000), empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.

Segundo Menezes (2003) o empreendedor é o indivíduo de iniciativa que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração, criar relacionamentos pessoais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer, com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização como mostra a Figura 1.

[pic 2]

Figura 1 Incentivos para empreender

A palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que significa “aquele que está entre” ou “intermediário”, foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o indivíduo que assumia riscos.

2 - OS EMPREENDEDORES E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS

        De acordo com Cavagnili (2010), aestratégia é um conjunto de opções que define a natureza, direção e sistema de valores de uma organização. Não se trata de um documento. É uma atitude que deve ser entendida por todas as pessoas e utilizada para orientar todas as decisões dentro da organização.

2.1 - PLANO DE NEGÓCIOS

        Conforme Longenecker; Moore; Petty (2004), o plano de negócios é, em certo sentido, a primeira criação do empreendedor. Isso porque, em qualquer coisa que construímos, seja uma casa ou um negócio, há sempre duas criações, sendo a primeira mental e a segunda, concreta. Ou seja, não pode haver segunda criação sem que haja a primeira. Certamente, algumas coisas acontecem como meros eventos casuais, nos quais não há duas criações, mas raramente são algo de importância duradoura. Também o plano, para ser bem-sucedido, deve se basear em uma necessidade de mercado para o produto ou serviço. A seguir apresenta-se os usuários de um plano de negócios na Figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com