TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPOTÂNCIA DOS RH PARA A QUALIDADE

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

O recrutamento tem uma importância significativa nos resultados de uma empresa e no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada resultará num impacto positivo na empresa, como também o inverso pode causar um resultado devastador. O Recrutamento tem a função de atrair o candidato, pois envolve a descrição e a publicação da oferta de emprego sendo ela uma oportunidade para oferta interna ou externa dependendo do que a empresa precisa. Recrutar e selecionar são processos rotineiros de preenchimento de vagas em aberto, a admissão de pessoas. Podemos usar grande quantidade de instrumentos comprovados cientificamente que oferecem melhor qualidade e exatidão a esses processos. Sendo assim, apesar da tecnologia ter assumido um papel significativo nos resultados, é preciso de gente para manusear e garantir o alcance do desempenho desejado e é através de pessoas que atingimos resultados, e por este motivo a importância do cuidado com o processo de seleção. Da seleção podemos dizer que será contratado o candidato que tenha perfil adequado para ocupar o cargo, quando a seleção é adequada, entram na empresa pessoas de alto potencial, na qualidade, na organização, que é objetivo das empresas. Por este motivo, o processo de seleção merece atenção especial, pois ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.

Palavras-chave:  Recrutamento. Seleção. Gestão.

  1. INTRODUÇÃO

A economia atual exerce pressão para melhorar a qualidade dos processos empresariais e isto só é possível com bons colaboradores. Todos e quaisquer objetivos de uma empresa só podem ser atingidos por intermédio de pessoas.

        “Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem da atividade e do trabalho daquelas” (CHIAVENATO, 2004, p.02).

Focar no processo de seleção e identificar e diferenciar os melhores dentre os candidatos, dando a mesma importância no processo de recrutamento que nada mais é do que identificar, encontrar talentos, são atividades complexas, mas devem estar incluídas na estratégia de toda e qualquer organização, pois através destes dois processos que vamos identificar e desenvolver excelência que fará a diferença no mercado, que é tão competitivo.

Para Mildeberger (2011), “vivemos um tempo de globalização constante, onde tudo evolui, cresce e acontece muito rapidamente, é necessário que as empresas estejam preparadas para acompanhar toda esta evolução”.

Com a força Humana uma organização ganha destaque, porque por meio das pessoas comprometidas, a força a qualidade de pensamentos viabiliza um processo de mudança na empresa.

“É neste contexto hoje que se encontra o RH das empresas, trazendo programas de desenvolvimento e treinamento visando melhorar o profissional com foco com os objetivos da empresa fazendo assim uma parceria como ótimos resultados a ambos, trazendo satisfação ao colaborador e proporcionando um bom ambiente de trabalho, e trazendo as metas que a empresa precisa alcançar. Estamos atravessando uma era onde o conhecimento é a fonte da produtividade, é a maior riqueza de um profissional que almeja sucesso” (CHIAVENATO, 1999, pág 291).

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de fazer um bom recrutamento que consiste em uma descrição melhor do cargo oferecido, e ter uma boa seleção, visto que isso refletirá a imagem da empresa sendo a mesma reconhecida como bom lugar para se trabalhar.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Almeida (2009, p. 4) “O cenário atual é muito mais competitivo, tanto para as organizações como para os profissionais que buscam se inserir e se manter no mercado de trabalho”. Trazendo para os dias de hoje, observamos no mercado o crescimento de empresas que querem obter consolidação e profissionalismo em seus segmentos, sendo assim, buscam por profissionais especializados e preparados para respectivos cargos, aumentando a possibilidade de crescimento e referência no mercado.

Segundo Marras (2011), “existem três formas de recrutamento: Interno, externo e misto. O recrutamento interno é um processo de divulgação e seleção dentro da organização onde se pode aproveitar o potencial dos colaboradores, promovendo-os, transferindo-os, estimulando a motivação e a satisfação do colaborador dentro da organização. Para que o recrutamento interno tenha sucesso é necessário que o setor de recursos humanos esteja munido de ferramentas para avaliar o potencial de cada um”.

Para alcançar este crescimento, visando ser referência, entendemos como certa a citação de Lobos (1979, p.156) que define a seleção como sendo: “O processo de administração de recursos humanos por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades, etc.) e de suas motivações.”

Tendo esta visão, podemos definir que: “O processo de atração e escolha entre as pessoas e as empresas não é tão simples, mas reduz a incerteza através da qual as pessoas e as organizações buscam conhecer-se reciprocamente e aliviar as diferenças entre si” (CHIAVENATO, 2009).

“Esta forma de angariar pessoas gera a composição dos colaboradores frente às necessidades da empresa, mostrando quando e quantas pessoas a empresa deve empregar, contudo cada processo de recrutamento baseia-se em conceitos de adequação ou contratação de novos membros” (PONTES, 2004). Estes conceitos são definidos entre as empresas contratantes e as empresas de recrutamento, para assim, serem mais assertivos na contratação de pessoas com (a mesma visão da empresa), o que tende a facilitar (em relação) ao cumprimento de normas e trabalhos estipulados, iniciando assim o processo de seleção.

É importante levar em consideração, sem exceção, todas as vantagens e desvantagens dos processos internos e externos. Por isso o que se vê normalmente, é a opção do processo misto. Almeida (2009, p. 104) diz que

[...] para o sucesso do processo é preciso ter ambas as fontes: internas e externas. O que (nos chama a atenção) neste processo, considerado misto, é que muitas vezes ele prejudica um colaborador interno, levando a uma possível frustração do mesmo, pois, por mais que ele tenha experiência necessária e tempo de casa, ele não recebeu a oportunidade de competir com os demais, isso ocorre quando a empresa não tem intenção de reconfigurar algum setor, ou seja, um determinado funcionário não consegue se candidatar a outra vaga, pois o setor que ele pertence, já está estruturado na empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com