TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Do Rh Na Qualidade De Vida No Trabalho Dentro Das Organizações

Por:   •  16/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

  

 A INFLUÊNCIA DO RH NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DENTRO DAS

 ORGANIZAÇÕES

 Elke Neves, [1]  

 Taisa Lemes,

VanessaPaulino,  
Tutor Externo: Katia Polon
 [2]  

 [3] 

 RESUMO

 Este trabalho vai abordar o tema da influência do RH na qualidade de vida no trabalho dentro das organizações. Qual a importância do RH para uma empresa, quais seriam os grandes desafios que os profissionais do RH enfrentam para manter o funcionário motivado, o que pode ser feito para melhorar o desenvolvimento para que consiga qualidade e resultado, como fazer para cuidar do bem-estar dos funcionários, e a importância que a organização ofereça condições para que o colaborador se sinta motivado. Para a realização deste trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo central mostrar como o RH de uma empresa pode influenciar na qualidade de vida no trabalho como fator humano, motivação e a relação entre empregados/gestores. Através da pesquisa levantada procura-se encontrar um ponto estratégico que faça com que melhore o relacionamento da empresa com seus colaboradores para que assim ambos caminhem juntos.

 1.  INTRODUÇÃO

 O tema deste trabalho surgiu em compreender a necessidade de saber como o recursos humanos ( RH) pode influenciar na qualidade de vida do empregado,  já  que os funcionários são os verdadeiros porta-vozes da empresa e quando são devidamente valorizados, a organização tem resultados positivos,  não existe motivação melhor como um funcionário feliz no ambiente de  trabalho, e como pode ser inserido a prática e a teoria motivacional dentro da empresa  já que as organizações buscam a cada dia profissionais qualificados e motivados.

 As empresas que tem um RH eficiente naquilo que faz, os resultados com certeza serão excelentes, é preciso elaborar estratégias de valorização profissional sabendo que uma empresa com funcionários bem motivado terá funcionários felizes e os resultados positivos virão, não adianta a companhia ter missão e visão ótimas se os funcionários não estão sendo reconhecidos ali dentro.

 Um exemplo de motivação profissional é oferecer um bom plano de carreira e é de suma  importância, mas é claro que precisa ser compatível com o perfil  e as qualificações do funcionário, nem todas empresas tem esse atrativo, que faz toda diferença, uma vez que o colaborador sabendo que tem a possibilidade de subir de cargo e com isso ter uma remuneração maior e/ou mais benefícios, faz com que o funcionário vá trabalhar todos os dias motivado para mostrar o seu melhor a cada dia e fazer com que vejam seu esforço e mostrando seus resultados.

 Hoje em dia as empresas estão ampliando sua visão e atuação estratégica, ou seja, todo o processo produtivo é realizado com a participação conjunta de diversos parceiros, sendo o mais valioso é o colaborador pois ele sabe como ninguém o que se passa naquela empresa e o que precisa ser aplicado para melhoria para ambas partes, segundo Chiavenato (2008)- P24 ‘o parceiro mais íntimo da organização é o colaborador, ou seja ,aquele que está dentro da empresa, que lhe dá vida e dinamismo e que faz as coisas acontecerem’.

 Depois de analisar os tópicos em torno deste tema, este trabalho visa ressaltar a análise de qualidade de vida dos trabalhadores (QVT), sendo um desafio para o RH procurar formas de trazer o funcionário para perto, isso significa vestir a camisa da empresa, trazendo bons resultados, com isso como o RH pode influenciar na qualidade de vida do trabalhador e o que o RH de uma empresa pode fazer para seus funcionários querer crescer juntamente com a organização.

 2.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 O departamento de recursos humanos é o principal porta-voz nas empresas, pois ele permite que o colaborador se familiarize com a organização e se sinta motivado a desenvolver e a produzir, tendo, assim, suas necessidades atendidas, como a social e a fisiológica, que impactam significativamente na qualidade de vida no trabalho.

 E de extrema importância pois é ele que faz iniciativas que permitem demonstrar o apreço e o valor que cada profissional tem para a organização. Assim, o RH demonstra preocupação com seus colaboradores e faz com que eles se mantenham mais envolvidos e entusiasmados com o trabalho que devem realizar.

 A empresa tem grande desafio em manter seus colaboradores motivados, e muito importante criar objetivos e metas que engajem o time, ter um bom reconhecimento, levar cursos para ter sempre mais conhecimento, passar uma boa segurança, dinheiro, fazer reuniões que vão além do trabalho, conhecer seus profissionais e seus interesses entre outros.  

 Reconhecimento: O reconhecimento profissional pode acontecer de diversas formas. Desde um feedback positivo, um elogio, uma promoção, um bônus salarial, benefícios, até um plano de carreira podem ser formas de reconhecer um funcionário ou um time todo.

 Capacitação: É a forma mais rápida de se aumentar a qualidade da mão de obra em uma empresa – e ela precisa ser implementada desde o início, com um bom processo de integração. Ela não precisa necessariamente, ser externa: o empreendedor pode perfeitamente montar uma área para isso, e aí, o RH pode ajudar muitíssimo. Treine seus funcionários, sempre!

 Salário:  Utilize o  salário de forma inteligente: crie formas criativas de motivar e recompensar seus colaboradores, como remuneração variável, comissão pelas vendas, um  programa de participação nos lucros e nos resultados, pagando bônus por assiduidade ou oferecendo uma  premiação por metas cumpridas, entre outras formas. Use o salário como uma forma de motivar seu colaborador.

[pic 1]

 4

 Benefícios:  Para Chiavenato (1999, p.  271):  benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte integrante da remuneração do pessoal.  Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, como a busca de meios de transporte até a empresa ou a procura de restaurantes onde se alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com