TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  21/8/2016  •  Monografia  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 10

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NO MERCADO DE TRABALHO

TEORIA: CHIAVENATO, Idalberto Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

PROBLEMA DE PESQUISA: QUAIS AS DIFICULDADES DO DEFICIENTE FISICO PERANTE SUA INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO?

OBJETIVO GERAL:

Pesquisar quais são as dificuldades que os deficientes físicos encontram perante sua inclusão no ambiente de trabalho.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

Verificar se as empresas estão aptas a receber deficientes físicos em suas dependências;

Verificar se as expectativas dos deficientes estão sendo superadas positivamente;

DELIMITAÇÃO:

TEÓRICA

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro/RJ. Editora Elisevier. 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro/RJ. Editora Campus. 1999.

TEMPORAL

A Pesquisa será realizada no primeiro semestre de 2016.

GEOGRÁFICA

A Pesquisa será realizada no município de Angra dos Reis, onde situa-se o conselho municipal de deficientes e na estatal Eletronuclear.

RELEVÂNCIA: A dificuldade na inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho tem sido objeto de vários estudos e discussões. Para academia, o presente artigo tem por finalidade enriquecer o tema discutido, apontando também possíveis soluções. Na prática, tem por objetivo apresentar as dificuldades encontradas pelos PNEs, a falta de qualificação para o preenchimento da vaga.

QUAIS AS DIFICUDADES DO DEFICIENTE FISICO PERANTE SUA INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Lucas Rafael Assumpção dos Santos

Marco Aurélio dos Santos Oliveira

Mosny Fontes Jobim Júnior

Patrícia Leite da S. Scatulino, M.Sc.

RESUMO

A dificuldade na inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho tem sido objeto de vários estudos e discussões na academia e na sociedade em geral. Nesse sentido este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar quais as expectativas do deficiente físico perante sua inclusão no ambiente de trabalho. Também de forma generalista buscaremos verificar se as empresas estão aptas a receber deficientes físicos em suas dependências, bem como verificar se as expectativas dos deficientes estão sendo superadas positivamente. A Pesquisa será realizada no município de Angra dos Reis, RJ, junto ao Conselho Municipal de deficientes e na empresa estatal Eletronuclear.

Palavras-chave: Capacidade; Deficiente Físico; Inclusão.

1. INTRODUÇÃO

A abordagem do tema “A inclusão de deficiente físico no mercado de trabalho”, assunto de pouca relevância nas organizações, tem ganhado destaques nos últimos anos. Aos poucos o deficiente tem conquistado seu espaço, contando também com o incentivo governamental, que através de leis específicas, estimulam essa inclusão. Com toda essa conquista adquirida pelo PNE (Portadores de Necessidades Especiais), ainda assim encontram dificuldades. A inclusão tem por objetivo a adaptação da sociedade e do meio ambiente para a recepção do deficiente, dando condições para o mesmo desempenhar suas funções. Diferentemente da inserção, onde o colaborador de necessidade especial tem que se enquadrar ao meio ambiente e sociedade.

Quando falamos de inclusão de pessoa com deficiência no mercado de trabalho, mencionamos dois direitos fundamentais sociais: direito ao trabalho e à assistência aos desamparados, porque a pessoa com deficiência se enquadra nessa categoria da assistência aos desamparados.

Os direitos fundamentais são um núcleo de direitos intangíveis que não podem ser abolidos. Dentro dos direitos fundamentais sociais, temos os direitos sociais que são aqueles que têm por objetivo erradicar as desigualdades sociais. Então falamos de saúde, de educação, de trabalho, da assistência aos desamparados. De acordo com o censo 2010, é alarmante o processo de exclusão em que se encontra a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Sendo que 53% das pessoas com deficiência em idade ativa no nosso país estão fora do mercado de trabalho.

Dentro da abordagem da situação problemática de deficientes na inclusão no mercado de trabalho. Muito deficiente físico vem encontrando muitos obstáculos na aceitação e participação no mercado de trabalho e na sociedade. Devemos refletir sobre essa situação na qual o deficiente físico precisa de educação especial sendo importantíssima para exercer uma função no mercado de trabalho e no meio da sociedade.

Este artigo propõe estudar mecanismos que tanto o governo e tanto as empresas podem contribuir para que o crescimento do deficiente físico. O assunto em questão tem como objetivo apresentar a inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho, abordar as dificuldades das empresas e seus colaboradores nessa adequação do empregado com necessidades especiais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

O gestor da organização é o principal responsável para a inclusão social do colaborador com necessidades especiais. Os trabalhos de conscientização corporativa tem papel fundamental para a retenção do profissional especial na empresa.

“Além da sensibilização dos funcionários também é importante se preocupar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com