TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO DO TRABALHO

Por:   •  21/4/2020  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – PERÍODO

DISCIPLINA: ATIVIDADES INTEGRADORAS V

        

        

RELATÓRIO (ARTIGO): INSERÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE EGRESSOS E FORMANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019

RELATÓRIO: Inserção profissional no mundo do trabalho: perspectivas de egressos e formandos do curso de administração.

O ambiente econômico brasileiro é caracterizado pela competitividade, diversidade e demanda por profissionais que, além de atender aos requisitos básicos de trabalho exigido pelas organizações, apresentam conhecimentos e competências diferenciadas e versáteis.  Segundo o autor o administrador se encaixa nesse contexto em virtude do seu perfil de formação que o permite atuar em diversas áreas com desafio de manter-se a par do ambiente organizacional e da alta competitividade proveniente do ambiente externo.

Em referência ao curso de administração no Brasil o autor expõe que o curso tem o objetivo de formar profissionais que possuam uma ampla visão organizacional, com responsabilidade social e espírito empreendedor e que tenham habilidades e competências que podem ser aplicadas em diferentes áreas de trabalho. Conforme dados do INEP conclui-se que o curso possui oferta de vagas suficiente para o número da demanda nas instituições de ensino privado e que o administrador é requisitado no mundo do trabalho, em diversos segmentos da economia, porém, essa demanda não é atendida em sua totalidade, uma vez que faltam profissionais formados na área.

A rotina do administrador envolve inúmeras funções e exige constante atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, legislações, público-alvo, economia nacional e mundial, e outros. Diante disso, o autor afirma que a demanda por este profissional é uma das mais estáveis no mundo do trabalho brasileiro. Atualmente, tanto no setor público quanto no setor privado as oportunidades são reais, e outra área que possui a crescente participação do administrador é o empreendedorismo. O empreendedor precisa adquirir conhecimentos e habilidades relacionados com que deseja realizar, desenvolver visões que norteiam as atividades que dirigem para atender as demandas contemporâneas da economia.

Em relação a finalidade da pesquisa, buscou-se entender a perspectiva dos egressos e formandos do curso de administração dos anos de 2014 e 2015 na cidade de Santa Rosa, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul. O autor concluiu com essa pesquisa que, o empreendedorismo tem se tornado uma importante área para o incentivo à criação de novos negócios de forma que no município de Santa Rosa essa área se encontra em expansão, por meio da atuação de diferentes instituições por isso busca-se a formação e administração para, após se formar, aplicar os conhecimentos em um negócio próprio. Em relação a expectativas que os egressos tinham, antes da formação, com relação ao mundo do trabalho, nenhum afirma que sua perspectiva se concretizou totalmente. Assim, constatou-se que as organizações exigem dos profissionais aperfeiçoamento, qualificação e qualidade no exercício das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com